7 maneiras pelas quais os telhados urbanos estão sendo transformados

Autor: Megan Barber - Data: 18/09/2017

Com o fato primordial de que o espaço do ambiente urbano se tornou extremamente adensado, os telhados se apresentam como espaços subutilizados com grande potencial.

 Brooklyn Grange Rooftop Farm, onde crescem frutas e legumes na cidade de Nova York


Figura 1: Brooklyn Grange Rooftop Farm, onde crescem frutas e legumes na cidade de Nova York. Foto: Anastasia Cole Plakias.

Como o "boom" na construção faz cidades cada vez mais densas, há um tipo de espaço urbano que continua a ser um recurso inexplorado: os telhados.

Os amantes de cidades como os Estados Unidos podem nomear um "punhado" de pátios na cobertura com excelentes vistas ou com uma piscina no último piso do seu hotel favorito. Mas, em sua maior parte, os telhados permanecem no domínio da utilidade quadrangular, que abriga chaminés, dutos de ar e antenas parabólicas. No entanto, essa situação pode mudar.

De acordo com Steven Peck, do "Green Roofs" para cidades saudáveis com sede em Toronto, "as paisagens de nossas cidades fazem parte da nossa fronteira urbana - de 15% a 35% da área total da terra" e podem oferecer muito mais do que apenas uma bonita vista. Por exemplo, os telhados podem fornecer espaço para cultivar alimentos, construir habitação acessível e o verde de nossas cidades.

A seguir, dê uma olhada em sete maneiras pelas quais os planejadores da cidade estão transformando tetos de espaços "mortos" e "vazios" em espaços de inovação.

Telhados verdes

 Teto verde no edifício histórico de 900 metros quadrados no Brooklyn,  Prospect Lefferts Gardens. Cortesía de Brooklyn Greenroof


Figura 1: Brooklyn Grange Rooftop Farm, onde crescem frutas e legumes na cidade de Nova York. Foto: Anastasia Cole Plakias.

Uma maneira comum de transformar um telhado desagradável é adicionar vegetação. Mas a vegetação pode fazer muito mais do que criar um oásis urbano. Os telhados verdes cobertos com plantas podem reduzir o escoamento da água da chuva, reduzir os custos de resfriamento e combater o efeito do calor urbano.

Um exemplo convincente vem do arquiteto vietnamita Hung Nguyen, que projetou um pavilhão coberto de telhado com propriedades purificadoras de ar. Outros proprietários usam plantas de baixa manutenção, tolerantes à seca, como o sedum, para criar um telhado verde que pode resistir mesmo ao clima de inverno severo.

Fazendas no telhado

 A maior fazenda de telhado do mundo, Gotham Greens em Chicago. Foto: Debbie Carlos


Figura 3: A maior fazenda de telhado do mundo, Gotham Greens em Chicago. Foto: Debbie Carlos.

Os grandes jardins do telhado também podem se tornar fazendas. Na cidade de NewYork, Brooklyn Grange possui fazendas de telhados em Long Island City, Queens e The Navy Yard no Brooklyn, produzindo dezenas de milhares de vegetais por ano que vendem diretamente para restaurantes urbanos e verdicultores. Chicago tem a maior estufa no telhado do mundo, uma instalação de 75 mil metros quadrados, localizada acima de uma antiga fábrica. Operado por Gotham Greens, a fazenda usa um sistema hidropônico de ponta.

Além de transformar o espaço não utilizado em agricultura orgânica, as fazendas de telhado também reduzem os custos de transporte através do crescimento de produtos nas proximidades das áreas metropolitanas. Essas fazendas criam um ecossistema mais rico em biodiversidade nas cidades, atraindo pássaros, insetos e borboletas.

Gwen Schantz, sócio fundador e CEO do Brooklyn Grange, disse a Curbed: "Eu sinto que o que estamos fazendo é parte do movimento de alimentos", ele observa. "Mas também é parte do movimento para retornar o espaço verde para a cidade e melhorar a saúde das plantas e dos animais, mas especialmente a saúde das pessoas aqui".

Habitação Acessível

 H-VAC, uma pequena casa em Londres projetada para parecer um duto de ar. Foto:  Jim Stephenson, via PUP


Figura 4: H-VAC, uma pequena casa em Londres projetada para parecer um duto de ar. Foto: Jim Stephenson, via PUP.

Em cidades densas com imóveis de alto preço, os telhados podem ser a última fronteira da habitação a preços acessíveis. Os arquitetos de Berlim, Simon Becker e Andreas Rauch, lançaram a Cabin Spacey para ajudar a resolver a crise do espaço urbano através da construção de pequenas casas em alguns dos 55 mil telhados não utilizados em Berlim. As cabines Becker e Rauch, ainda no estágio conceitual, podem acomodar até duas pessoas em 250 pés quadrados e podem operar completamente fora da grade graças aos painéis solares anexados aos telhados.

Em Londres, a PUP Architects criou uma pequena habitação que parece um duto de ar como uma piscadinha brincalhão para regras de planejamento que permitem a instalação de equipamentos mecânicos no telhado sem permissão. Chamada de H-VAC, o design foi a entrada vencedora no concurso inaugural Antepavilion, que explora formas de vida inovadoras e alternativas na cidade, especialmente nos telhados.

Espaços recreativos

 Estádio de futebol no telhado do arranha-céu Shibuya Hikarie em Tóquio, Japão. Foto: Keith Tsuji/Getty


Figura 5: Estádio de futebol no telhado do arranha-céu Shibuya Hikarie em Tóquio, Japão. Foto: Keith Tsuji/Getty.

Outra maneira pelas quais as cidades estão tentando aproveitar o espaço perdido no telhado é usá-los como áreas recreativas. As piscinas no telhado têm sido um elemento básico de hotéis e condomínios de luxo, mas ginásios maiores, estádios de futebol, playgrounds, trilhas para jogging e até mesmo cinemas ao ar livre estão se tornando mais comuns. Em Miami, um novo complexo de apartamentos possui quadras de tênis no telhado e uma pista, enquanto o Paramount Miami Worldcenter - concluído em 2019 - terá um campo de futebol em um prédio de escritórios.

Em Tóquio, no Japão, você pode jogar futebol no telhado do arranha-céu de Shibuya Hikarie, enquanto que em Osaka, uma pista de grama sintética de 1.000 metros se estende através de vários telhados no Morinomiya Q`s Mall.

Galinhas e colmeias

 Nova colméia no telhado de New York Hilton Midtown atualmente abriga 450 mil abelhas. Foto: Bree Shirvell, via  Instagram


Figura 6: Nova colméia no telhado de New York Hilton Midtown atualmente abriga 450 mil abelhas. Foto: Bree Shirvell, via Instagram.

Uma progressão natural de jardins e fazendas, galinhas e colmeias são outra adição inovadora aos telhados da cidade. As galinhas podem ser criadas em espaços relativamente pequenos, cada galinha só precisa de cerca de quatro metros quadrados e pode fornecer um edifício de apartamentos com ovos frescos. As cooperativas de frangos já foram feitas no telhado de alguns edifícios de apartamentos de Seattle e hotéis da cidade de Nova York.

Da mesma forma, colméias em hotéis e arranha-céus podem oferecer às empresas mel para cocktails, alimentos e tratamentos de spa.

Sistemas de coleta de águas pluviais

 BMDesign Studios projetou o chamado telhado côncavo, um sistema de telhado duplo para coletar água da chuva em climas áridos. Foto: BMDesign Studios


Figura 7: BMDesign Studios projetou o chamado telhado côncavo, um sistema de telhado duplo para coletar água da chuva em climas áridos. Foto: BMDesign Studios.

Como o primeiro ponto de contato - conhecido como área de captação - para chuvas, a cobertura pode ser uma maneira ideal de colher a água da chuva. Este antigo método de coleta de água pode não ser tão comum nos Estados Unidos quanto nos países em desenvolvimento, mas está se tornando mais popular. Especialmente em estados afetados pela seca, a colheita de água da chuva pode ser uma ótima maneira de reter água da chuva, reduzir a poluição e reutilizar centenas de milhões de galões de chuvas todos os anos. Embora não seja adequado para beber água, a água da chuva colhida pode ser usada para fins não potáveis, como regar o quintal e limpar o banheiro.

Em Filadélfia, Pensilvânia, a coleção de chuvas foi encorajada pela imposição de "carga de água da chuva" nas propriedades com base no tamanho do espaço impermeável na propriedade; Os proprietários podem reduzir sua carga torrencial adicionando mais espaço verde.

Energia solar

 As primeiras telhas solares instaladas da Tesla. Foto: Tesla


Figura 8: As primeiras telhas solares instaladas da Tesla. Foto: Tesla.

O uso mais evidente e comum dos telhados permanece para a energia solar. Faz sentido: ao contrário de muitas ruas da cidade, os telhados têm acesso desobstruído à luz solar e espaço suficiente para tornar as instalações em larga escala de painéis solares viáveis. E, embora a idéia de painéis solares em tetos não pareça inovadora, a indústria está passando por grandes mudanças.

Por um lado, as novas telhas solares Tesla não se assemelham aos painéis solares de antigamente. As telhas de vidro são como telhas convencionais, o que poderia marcar uma nova era de estética do telhado. Outras startups estão buscando conceitos similares.

Em outros lugares, a indústria solar está tentando tornar a energia no telhado um esforço comunitário. Cerca de 10.000 proprietários australianos estão participando de um programa piloto testando o primeiro mercado aberto do mundo para monetizar energia renovável e armazenamento no telhado. No Brooklyn, um novo lançamento liga os vizinhos que têm painéis solares com aqueles que querem comprar energia limpa, criando o Brooklyn MicroGrid.

Fonte: 7 ways cities are transforming urban rooftops por MEGAN BARBER

Veja também

  • CityTree, uma instalação móvel que filtra poluição como 275 árvores
  • Árvores na paisagem urbana - Diretrizes para os tomadores de decisão
  • Um projeto 15 anos depois
  • Jardins com árvores frutíferas é a nova combinação do paisagismo
  • Pessoas tendem a ser mais felizes e saudáveis em bairros caminháveis


    Compartilhar:


    Anterior Próximo

  •  eBook: 20 plantas comestíveis para o seu jardim

    Comente esta matéria:
    Nome:
    E-mail:
    6 + 9 = ?
    Digite o seu comentário sobre a matéria:
    Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



    ---
    Entrevista
    Para quem começa no paisagismo: Criar com o coração.
    Para quem começa no paisagismo: Criar com o coração.

    Entrevista com Valter da M. Grotti - Paisagismo & Jardinagem

    Dicas Técnicas
    Irrigação: Veja a diferença entre os bocais aplicados a sprays e rotores no HydroLANDSCAPE

    Veja a diferença entre os bocais aplicados a sprays e rotores no HydroLANDSCAPE, seu programa de irrigação

    LandMANAGER: Como Gerar Ordem de Serviços
    LandMANAGER: Como Gerar Ordem de Serviços

    Veja como gerar e imprimir os relatórios de ordem de serviço no LandMANAGER

    PhotoLANDSCAPE 2018: Aplicação e ajuste da escala de materiais.
    PhotoLANDSCAPE 2018: Aplicação e ajuste da escala de materiais.

    Saiba como aplicar e ajustar a escala de materiais em sua fotomontagem de paisagismo, deixando-a ainda mais realista.

    VisualPLAN: Estudo de sombra para paisagismo e irrigação

    Veja como estudar a variação de sombreamento ao longo do dia no VisualPLAN, para auxiliar no paisagismo e na irrigação

    Ecologia
    7 maneiras pelas quais os telhados urbanos estão sendo transformados
    7 maneiras pelas quais os telhados urbanos estão sendo transformados

    Conheça sete maneiras com as quais os planejadores das cidades estão transformando os telhados de edificações, espaços potenciais antes "esquecidos".

    Novidades
    Vasos Vogue dentro dos programas da Aue Software
    Vasos Vogue dentro dos programas da Aue Software

    AuE Software firma parceria com a Vasos Vogue e a primeira coleção já está disponível para download.

    Notícias
    AuE Software entregará premiação no 5º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano ANP - 2017
    AuE Software entregará premiação no 5º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano ANP - 2017

    A premiação acontecerá em grande evento de comemoração no dia 04 de Outubro de 2017.

    AuE Software esteve na FIIB 2017 - Feira Internacional de Irrigação
    AuE Software esteve na FIIB 2017 - Feira Internacional de Irrigação

    O evento aconteceu nos dias 01, 02 e 03 de agosto em Campinas - SP e contou com estandes de grandes marcas da irrigação nacional e internacional.

    O sucesso da Expopaisagismo Brasil
    O sucesso da Expopaisagismo Brasil

    O evento aconteceu entre os dias 15 e 18 e confirmou a tamanha força do setor de paisagismo.

    Arquivo
    Edição Anterior

    Revista AuE Paisagismo Ano 14 No 159 / Agosto de 2017

    Conteúdo completo

    Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

    Top 10

    Matérias mais comentadas da revista

    Projetos
    Agenda
    Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

    X

    AuE Paisagismo


    Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




    Revista no seu E-mail

    *
    *
    *