HydroLANDSCAPE: Irrigação passo-a-passo parte 2 - Selecionando aspersores

Autor: Guilherme Motta - Data: 07/12/2010



HydroLANDSCAPE



No artigo anterior, HydroLANDSCAPE: Projeto de Irrigação passo-a-passo parte I iniciamos o desenvolvimento de um projeto de irrigação com o HydroLANDSCAPE. Neste primeiro artigo mostrei como o HydroLANDSCAPE trabalha no CAD, o terreno exemplo e a inserção da origem da água.

Neste artigo vou apresentar a seleção dos aspersores e bocais, o catálogo de artigos de irrigação antes de continuar a desenvolver o projeto.


I) Apresentação da Interface do HydroLANDSCAPE

Comandos da Interface do HydroLANDSCAPE


Acima, Comandos da Interface do HydroLANDSCAPE

  • 1 - Inserção de Origem: Como vimos no artigo anterior, ao acionar este botão você abre a tela de inserção da(s) origem(s) da água, hidrômetro/motobomba.

  • 2 - Acesso ao Catálogo de itens de irrigação: O HydroLANDSCAPE possui em seu banco de dados os catálogos da Hunter, Toro e RainBird, Este botão abre a tela onde é possível obter maiores informações sobre os produtos.

  • 3 - Caixa de filtros: Na caixa de seleções ou filtros, você pode definir parâmetros para obter uma lista de artigos personalizada. Por exemplo, você pode obter a lista de aspersores do tipo spray, pop-up da RainBird.

  • 4 - Mosaico de itens: Este botão abre a tela de mosaico, onde você pode escolher qual item pretende utilizar. Esta lista está vinculada ao filtro, portanto após uma seleção só estarão disponíveis no mosaico os itens selecionados.

  • 5 - Caixa de seleção de corpo de aspersor: Primeiro você deverá selecionar o corpo, para depois selecionar o bocal. Esta lista também está vinculada a caixa de filtro, portanto só irão aparecer os aspersores que combinam com as características filtradas.

  • 6 - Caixa de seleção de bocais: Após selecionar o corpo, o HydroLANDSCAPE preenche as opções de bocais pertinentes ao corpo.

  • 7 - D, Distância: O campo D, corresponde a distância entre os aspersores. Esta distância pode ser alterada, mas o programa tras sempre 1/2 do diâmetro da cobertura alcançada pelo aspersor.

  • 8 - R, Raio: Este é o alcance do jato do aspersor montado com determinado bocal para a pressão de serviço indicada.

  • 9 - Inserção dos aspersores: Este é o controle de inserção de aspersores no CAD.



II) Como selecionar um aspersor

Normalmente, ao iniciar um projeto de irrigação, o projetista já sabe qual marca de equipamentos vai utilizar, portanto, neste caso o primeiro passo é selecionar o fabricante na caixa de filtro, como na figura a baixo.

HydroLANDSCAPE: Seleção de fabricante de aspersores


Acima, caixa de filtro (3), em destaque a seleção de fabricante/marca de aspersores.

Após escolher o fabricante na caixa de filtro, a caixa de seleção de aspersores irá exibir somente aspersores do fabricante selecionado.

HydroLANDSCAPE: Descrição da caixa de seleção de aspersores


Acima, descrição da caixa de seleção de aspersores (5).

Como a caixa de seleção apresenta as informações principais de cada aspersor, em ordem: tipo, modelo, fabricante, pressão mínima, pressão máxima, alcance mínimo (raio mínimo), alcance máximo (raio máximo), é possível selecionar o modelo nesta caixa, mesmo sem conhecer profundamente o modelo selecionado.

Porém em alguns casos é importante consultar mais informações sobre os aspersores, por isto o HydroLANDSCAPE possui também a tela de Catálogo, que apresenta as informações detalhadas de cada modelo.

Catálogo de aspersores do HydroLANDSCAPE


Acima, tela de catálogo de aspersores do HydroLANDSCAPE (2).

Além destes recursos para escolher o modelo mais indicado ao seu projeto, o HydroLANDSCAPE possui filtros avançados para se obter listas mais precisas de aspersores.

Na caixa de filtros existe uma opção chamada "Criar um Filtro", que acessa a tela de criação de filtros personalizados.

Tela de crianção de filtros personalizados no HydroLANDSCAPE


Acima, tela para criar seus próprios filtros de aspersores (3).

São vários parâmetros possíveis que podem ser combinados na tela de criação de filtros, o fabricante, o tipo, pressão, raio, características. Nesta tela é possível criar filtros como aspersor do tipo rotor da Hunter para Grandes áreas.

Com estes recursos, o projetista não precisa "decorar" os nomes complicados dos diversos modelos disponibilizados pela indústria, nem consultar a todo o momento os diversos catálogos dos fabricantes, agilizando o projeto.


III) Como selecionar o bocal para um aspersor

A Caixa de seleção de bocais (6) trás os bocais e as performances do conjunto corpo + bocal para diferentes faixas de pressão.

No exemplo abaixo para o corpo 1804, selecionei o bocal 10T com dados R:3,0m P:200kPa Q:0,12m3/h, ou seja, pressão de serviço 200kPa (200kPa = 2Bar = 20mca), alcance (raio) 3m, vazão 0,12m3/h.

Seleção de bocais para aspersores no HydroLANDSCAPE


Acima, caixa de seleção de bocais (6).

Com esta seleção você já indica qual pressão deseja trabalhar para este aspersor. Posteriormente, na aba Hidráulica, o HydroLANDSCAPE irá calcular o sistema considerando estas informações de pressão e vazão. Estes dados são fornecidos pelos fabricantes você pode alterar e incluir mais informações no HydroManager.


IV) Como cadastrar novos aspersores/bocais no banco de dados

Em artigo posterior vou apresentar o HydroManager, programa para inclusão e alteração de dados no catálogo do HydroLANDSCAPE, porém vai a dica: ao instalar o HydroLANDSCAPE você também instala o HydroManager e com isto pode incluir, alterar e excluir artigos na biblioteca do HydroManager.

Para acionar o HydroManager você pode ir em INICIAR > PROGRAMAS > AuE Paisagismo 2009 > HydroManager, ou pode clicar no ícone AuE Paisagismo 2009, depois em Banco de Dados e HydroManager.


No próximo artigo vou mostrar como inserir os aspersores no projeto, até lá.




Veja também:


Compartilhar:


Anterior Próximo

Softwares para paisagismo e irrigação.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Entrevista
Botânica
Dicas Técnicas
Ecologia
Novidades
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 7 No 78 / Novembro de 2010

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*