Paisagista Erik Freitas fala do amor pela Natureza

Autor: Regina Motta - Data: 05/11/2013

Erik Freitas é formado pela EPP, Escola Paulista de Paisagismo e se dedica, além dos projetos de paisagismo, à implantação, manutenção e reforma dos jardins. Atua como profissional há 4 anos, com muita dedicação, estudo e amor a natureza. Proprietário da empresa (Erik Freitas Paisagismo & Jardinagem), Desenvolve projetos, executa e faz toda a parte de manutenção e reposição de plantas.

Agradecemos a oportunidade de conhecê-lo um pouco mais!

Aue Soluções: Como foi a sua escolha desta profissão de paisagista? Quais as dificuldades que encontra e quais a maiores alegrias?

Erik: Nasci e me criei no interior, sempre tive próximo a natureza, acostumado a ver meus pais cuidando do jardim e da horta. Mas só fui perceber o quanto gostava da "Coisa" rs, quando fui pra São Paulo, após me formar em Publicidade e Propaganda, sentia muita falta do interior, do som da natureza, do cheiro e da beleza! Estava meio perdido. Foi então que, um amigo me chamou para fazer identidade visual da sua empresa, que trabalha com venda de flores de corte em São Roque - SP perto de Ibiuna-SP onde nasci e passo a maior parte do tempo. Quando comecei a ver todas as formas, cores e o que uma planta representa em nossa vida, passou um filme na minha cabeça, e, logo pensei "Cara eu sou do mato" rs, foi amor a segunda vista! Ir pro Ceasa, desenvolver projetos, executar, sentir a energia da natureza isso é sensacional! Hoje tenho certeza de que isso me inspira a viver. As dificuldades acredito que está na regulamentação da profissão, temos que ter mais cursos como os da EPP e do Gustaaf Winters, que fiz recentemente, muito bom. A alegria esta em saber que realmente faço o que gosto!



Aue Soluções: Como fazer para integrar o gosto do cliente, com a obra arquitetônica e a seleção adequada de espécies botânicas em um projeto paisagístico?

Erik: Conversando bastante, captando as informações, trocando ideias, fazendo com que o cliente participe no desenvolvimento do seu projeto, acho isso muito importante! Conhecendo seu gosto e desejo, faço a seleção das espécies, sempre levando em consideração os detalhes técnicos do local e de cada espécie a se usar no projeto.



Aue Soluções: Como você faz a seleção das espécies botânicas? Você leva em consideração a frequência de manutenção no processo de escolha?

Erik: Sim! Praticamente as perenes são as mais usadas. Muitos clientes ou quase todos, querem plantas que durem bastante. Porem a beleza das anuais são de encher os olhos. A manutenção para mim é independente, todo projeto, seja ele com perenes, anuais ou mesclando as espécies é de extrema importância. Após a execução do projeto a programação das manutenções já é passada para o cliente. Nos meus projetos, está incluso, o acompanhamento no desenvolvimento das espécies e 3 manutenções no prazo de 90 dias.



Aue Soluções: Você faz a implantação e manutenção de seus projetos, o que facilita em muito a vida do cliente. Existe alguma área em que tenha se especializado?

Erik: Sim! Desenvolvo, coordeno implantação e faço a manutenção dos meus projetos, caso o meu cliente não tenha esse serviço. Se o cliente tiver um jardineiro, passo todas as instruções de manutenção por escrito, e também todos os meus contatos, temos que valorizar as pessoas que cuidam dos nossos projetos! Após a conclusão do obra faço um acompanhamento com 3 visitas no prazo de 90 dias. Também faz parte da minha manutenção os objetos que compõem o jardim como; pintura de vasos, bancos, reparos na iluminação do jardim e reparos do sistema de irrigação. Minha especialidade esta na implantação dos projetos, pois sabemos que principalmente na reforma de um jardim temos que ter conhecimento desde encanamentos á elétrica, entre outros...

AuE Soluções: Como o paisagismo pode contribuir na qualidade de vida da população?

Erik: A natureza mexe com os sentimentos das pessoas e contribui totalmente na qualidade de vida, pois sabemos que sem ela não vivemos! Quanto mais as pessoas entenderem a importância que ela tem, mais qualidade vamos ter em todos os sentidos! Isso é o papel do paisagista, aproximar as pessoas desse universo maravilhoso que é a natureza!



Aue Soluções: Como você utiliza o software PhotoLANDSCAPE em seu dia-a-dia profissional? Quais as vantagens de usar o programa?

Erik: Adquiri recentemente o PhotoLANDSCAPE estou adorando o programa! Realmente ele facilita e muito a vida do paisagista e do cliente. Os clientes tem essa curiosidade em saber como ficará o seu jardim e PhotoLANDSCAPE faz isso! Como sou formado em Publicidade tenho conhecimento em Photoshop, alias fiz algumas fotomontagens com o Photoshop, mas dá muito trabalho! Agora com o PhotoLANDSCAPE ficou muito mais fácil, tenho um banco de dados completo para fazer a fotomontagem de um jardim.



Aue Soluções: Agora com CalcLANDSCAPE o que mudou em seu trabalho?

Erik: Outra ferramenta que adquiri junto com o PhotoLANDSCAPE. O CalcLANDSCAPE facilita muito os orçamentos e também na questão de manutenção, pois tem o relatório completo das plantas, além é claro, de deixar o trabalho mais profissional. Adquiri os programas recentemente mas posso afirmar achei as ferramentas certas para o meu trabalho.



Aue Soluções: Dentre os projetos que você realizou, qual deles vocês destacaria? Conte-nos um pouco sobre este projeto.

Erik: Destacaria todos!!! Realmente todos têm muita importância para mim.

Quando vejo o resultado de um projeto, que, estava na minha cabeça, que foi para o computador e virou realidade, isso é fantástico!!!
Quando se faz um trabalho com dedicação, amor, honestidade e respeito, isso é passado para o cliente, que acaba virando um amigo. Meu ultimo trabalho foi para o casal Carlos e Marcela, em sua casa que fica em Ibiúna-SP. Enfim... gostaria de destacar todos trabalhos! Agradeço a todos que confiaram e os que estão confiando no trabalho.

Contatos:
contato@erikfreitaspaisagismo.com.br
www.erikfreitaspaisagismo.com.br
11-96381-1698


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: marivan romao santos - Data: 02/02/2014 14:57:56

é um prazer, falar de um trabalho desse, que fazem um bem para nossa alma; mas não tem nem uma condição de ter essa ferramenta tão preciosa; é muito caro pra mim. pois; não é só o amor pelas plantas, preciso de uma ajuda . obrigado.




Entrevista
Paisagista Erik Freitas fala do amor pela Natureza
Paisagista Erik Freitas fala do amor pela Natureza

Ir pro Ceasa, desenvolver projetos, executar, sentir a energia da natureza isso é sensacional!

Uma arquitetura amiga das aves: Entrevista com o arquiteto Guilherme Motta
Uma arquitetura amiga das aves: Entrevista com o arquiteto Guilherme Motta

A morte de aves por colisão com os vidros dos edifícios modernos, o que deve ser feito para evitá-las?

Lançamentos
7 profissionais apresentam sua visão da paisagem
7 profissionais apresentam sua visão da paisagem

Rosa Kliass, Luciano Fiaschi, Marcelo Novaes, Maria Cecília Gorski, Benedito Abbud, Gilberto Elkis, Cláudia Souza Ramos no dvd 7 visões da paisagem.

Conheça o DVD 7 Visões da Paisagem, você irá se encantar!
Conheça o DVD 7 Visões da Paisagem, você irá se encantar!

Sete profissionais do setor de Paisagismo expõem suas visões através de 7 paisagens.

Botânica
Crocus sativus: o Açafrão-verdadeiro
Crocus sativus: o Açafrão-verdadeiro

O açafrão verdadeiro é utilizado desde tempos ancestrais como uma especiaria. Saiba mais...

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE 2012: Como gerar diferentes representações de um mesmo projeto
AutoLANDSCAPE 2012: Como gerar diferentes representações de um mesmo projeto

Aprenda como gerar diferentes representações utilizando o mesmo projeto de paisagismo feito no AutoLANDSCAPE

HydroLANDSCAPE 2012: Diferentes exibições da tela de dimensionamento
HydroLANDSCAPE 2012: Diferentes exibições da tela de dimensionamento

O HydroLANDSCAPE possui diferentes opções de exibição na tela "Dimensionar". Saiba como elas funcionam para melhorar seu projeto de irrigação.

PhotoLANDSCAPE 2012: Aprenda colorir paredes e muros
PhotoLANDSCAPE 2012: Aprenda colorir paredes e muros

Nesta matéria você verá como é fácil muda a cor das paredes de uma casa utilizando o PhotoLANDSCAPE em poucos passos.

Notícias
Livro Paisagens Geográficas: um tributo a Felisberto Cavalheiro
Livro Paisagens Geográficas: um tributo a Felisberto Cavalheiro

"Paisagens Geográficas: um tributo a Felisberto Cavalheiro" está disponível para download

Semente de 2 mil anos brota e cresce em Israel
Semente de 2 mil anos brota e cresce em Israel

É a semente mais antiga a brotar de que se tem conhecimento

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 10 No 113 / Outubro de 2013

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*