Paisagista Marcelo Novaes e a sua visão da profissão

Autor: Regina Motta - Data: 01/02/2014

Em 1975, ainda estudante, Marcelo Novaes começou a trabalhar no viveiro de produção de mudas da família, executando seus primeiros jardins. Ficou responsável pela elaboração e execução dos projetos de paisagismo do viveiro por mais de 20 anos.

Em 1980 formou-se pela Faculdade de Arquitetura da Universidade PUC-Campinas e desde então é associado à ABAP - Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas.

Marcelo Novaes inicia em 1999 as atividades de suas duas novas empresas, que atuam em todo o território nacional:



AuE Soluções: Em sua participação no DVD 7 visões da paisagem o senhor define, com grande sensibilidade, a sua visão da profissão: "Ter amor, muito amor pelo que faz e conhecer e amar as plantas". Vimos em seu currículo que o cultivo das plantas já era uma atividade da família, daí a sua escolha da profissão. Quais as alegrias e as dificuldades encontradas ao longo destes anos?

Marcelo Novaes: Quando você tem uma profissão que você gosta e faz com dedicação, perseverança e muito trabalho as dificuldades são ultrapassadas com mais facilidade, tornando-se corriqueiras e não levando em consideração certos obstáculos.

Eu nesse tempo todo de carreira tive algumas dificuldades como qualquer profissional, se impor na profissão, muito trabalho e a oscilação de altos e baixos do mercado, mas isso tudo é facilmente esquecido pelo o prazer de fazer o que gosta.

Eu não teria para descrever uma grande dificuldade, só tenho a agradecer a carreira que tenho, quando você faz o que ama ,você não trabalha, você vive e sempre gostei do que eu faço, da natureza e isso sempre foi importante pra mim, pra minha carreira e me trazendo muitas alegrias.



AuE Soluções: O senhor tem como clientes grandes construtoras e órgãos públicos, acredita que atualmente há uma maior conscientização da importância do paisagismo por parte da mídia e das organizações públicas?

Marcelo Novaes: Sim, com o desenvolvimento dos grandes centros o paisagismo deixou-se de ser simplesmente decorativo para se tornar uma necessidade básica. Anteriormente a uns 10 /15 anos atrás, o paisagista era chamado apenas para indicar as plantas e fazer o projeto vegetativo no final da obra, hoje o paisagista trabalha junto com o projeto arquitetônico ou até mesmo antes.
O paisagismo é uma profissão atualmente importante para a harmonização, desenvolvimento das cidades, equilíbrio dos espaços e da qualidade de vida dos grandes centros.
A principal função do paisagista e justamente trazer para perto dos usuários a natureza , atender as necessidades do publico, ampliado o espaço de lazer, tornando-se participativo.

Hoje não se pensa em fazer um projeto, qualquer ele que seja, um prédio, uma urbanização, uma avenida, um parque ou qualquer tipo de empreendimento sem o paisagismo que proporciona um espaço extremamente integrado com a arquitetura e seu entorno e há também uma preocupação na preservação e recuperação da mata nativa e uso dessas espécies para que a natureza fique cada vez mais perto dos usuários.



AuE Soluções: Atualmente, devido ao crescimento exacerbado das cidades e pela constante busca por segurança e comodidade, percebemos que as pessoas estão preferindo morar em apartamentos ao invés de casas. Como inserir o paisagismo nos projetos de grandes edifícios, fazendo com que as pessoas não percam o contato com o verde?

Marcelo Novaes: Há duas verdades, isso realmente esta acontecendo e é uma tendência dos grandes centros, as residências estão passando para condomínios fechados e os edifícios estão de tornando condomínios clubes onde você tem no térreo uma série de atividades voltadas para o lazer para as pessoas que moram nesses condomínios verticais.

Hoje todos os projetos das grandes construtoras já visa a qualidade de vida e sem dúvida nenhuma o paisagismo é de fundamental importância. Quando projetamos um condomínio clube as áreas comuns são tradas com muita referências, nos preocupamos com a qualidade de vida dos moradores e o equilíbrio do verde em relação a arquitetura.

Em relação as residências as pessoas estão cada vez mais valorizando a área de lazer, criando piscinas, espaços gourmet, um jardim para justamente integrado com a arquitetura se torna uma extensão da área social da casa, que em um pais tropical como o nosso acaba-se usando muito essa área externa, e é o paisagista que responsável pelo projeto de toda essa área.

AuE Soluções: Como o paisagismo pode ser uma ferramenta para a recuperação e proteção do meio ambiente?

Marcelo Novaes: Sem dúvida nenhuma a degradação do meio ambiente fez com que as pessoas se atentassem na preservação e recuperação da mata nativa, hoje já há uma preocupação das construtoras e órgão públicos no plantio de arvores compensatórias nativas em cada empreendimento e a fiscalização das áreas de proteção ambiental. O paisagismo é fundamental para que isso seja feito de forma correta, visando tanta a parte ecológica e estética, fazendo parte do nosso escopo.



AuE Soluções: Ao longo de sua carreira o senhor projetou diferentes tipos de jardins (residencial, comercial, etc.) Qual a diferença de projetar para diferentes tipos de espaço e o que valorizar em cada um deles?

Marcelo Novaes: O projeto de paisagismo é feito para um determinado cliente ou para um faixa de clientes que tenha a mesma necessidade básicas, então quando você desenvolve um projeto residencial para uma determinada pessoas procuramos sempre saber o que ela pretende, o gosto pessoal e atender as suas necessidades de acordo com suas características.

O importante de cada projeto é surpreender o cliente ou o usuário, fazer uma analise de todas as suas necessidades, satisfazendo a maioria das pessoas
criando espaços para atender as crianças de diversas idades, para os jovens, os adultos e terceira idade. Para a arquitetura paisagística é fácil criar esses espaços como a praça teen, playground para crianças de 0 a 5 anos e 5 a 10 anos, espaços de leitura e estar nos jardins onde as pessoas vão ter uma convivência, áreas de apoio para os salões de festas onde a pessoas vão ter um contato entre o interno e o externo e o jardim faz esse equilíbrio proporcionando um visual aconchegante. Procuramos sempre atender as necessidades de cada pessoa e cada faixa etária, isso é muito importante para termos uma visão geral do projeto e quando executado proporcionar bem estar a maioria das pessoas.



AuE Soluções: Uma das suas especialidades é o paisagismo rural. Quais as peculiaridades quando se faz este tipo de paisagismo?

Marcelo Novaes: Nós realmente temos uma grande experiência em projetos de fazendas, haras e condomínios Quando você faz um paisagismo de grande escala temos que nos preocupar primeiro com o paisagismo estrutural que é aquele formado pela vegetação de grande porte como as palmeiras e as árvores que vão chamar a atenção por sua floração, as majestosas ou as que vão atrair a fauna com os seus frutos. Nesse paisagismo estrutural sugiro usar plantas escultóricas que tem um papel e um efeito importante no paisagismo como as palmeiras imperiais, as palmeiras Bismarckia nobilis (palmeira azul),as Nolinas, os Pandanus, entre outras que vão valorizar qualquer espaço. Além do paisagismo estrutural temos que pensar sempre em pouca manutenção, porque é um jardim de grande porte, as plantas perenes de diversas espécies são as mais indicadas que vão florescer em diversas estações do ano com pouca manutenção.

Inicialmente antes de definir essas espécies para o projeto de paisagismo, sugiro fazer o layout com a distribuição de todo o jardim, prevendo a circulação, a interação dos caminhos com as construções, as áreas de lazer e e os equipamentos que existem no espaço de intervenção, e com esse material criar um jardim exuberante, confortável e que valorize a arquitetura existente.



AuE Soluções: Como o paisagismo pode ser usado como elemento de integração entre o homem e a natureza, contribuindo assim, na qualidade de vida da população?

Marcelo Novaes: É exatamente essa a função do projeto de paisagismo, é você integrar e trazer a natureza para perto do ser humano, logicamente temos que respeitar cada projeto e suas particularidades, analisar as suas necessidades e os usuários que vão desfrutar dessa área e sempre se preocupar com a harmonia entre os espaços e as construções para que se torne um espaço único trazendo a natureza para perto das pessoas.

AuE Soluções: Conte-nos sobre a sua experiência de participar do DVD 7 visões da paisagem, sua opinião sobre o trabalho que foi feito.

Marcelo Novaes: Pra mim foi um grande prazer quando fui convidado para participar desta experiência o DVD 7 visões da paisagem, gostei muito de participar e quis passar para esse vídeo uma visão diferente dos meus colegas, levando em loco a cinegrafista Elisabeth Rocha Salgado para que ela participassem do jardim, porque pra mim um jardim bonito é um jardim participativo é aquele que convida e desperta nas pessoas a curiosidade e, a convivência.

Um dos pontos principais dos meus projetos é justamente esse fazer com que as pessoas se envolvam com os jardins, que tenham a curiosidade de descobrir os espaços, chamando a sua atenção por detalhes como uma barulho de uma água, um fruto, o aroma de uma flor ou até mesmo a forma escultórica de uma determinada planta, e foi por isso que fiz questão de levar a Elisabeth junto comigo em uma residência rural para que ela vivesse isso pessoalmente e tivesse contato com um jardim diferente do que se encontra nos grandes centros urbano.

Foi uma experiência incrível participar do dvd, gostei muito e o trabalho ficou incrível, parabéns para a AUE que idealizou e patrocinou esse projeto.








Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: lailson de oliveira gouveia - Data: 22/02/2014 09:05:57

Bom dia,já tive a oportunidade de dizer ao MARCELO, que o considero o novo BURLE MARX, do qual foi aprendiz, claro que são outros tempos, mas a contemporaneidade dos jardins de ambos é magnifica.



2 - Autor: Elenise Girardi Reis - Data: 18/02/2014 17:54:02

Admiro muito o profissionalismo do Marcelo Novais




Entrevista
Paisagista Marcelo Novaes e a sua visão da profissão
Paisagista Marcelo Novaes e a sua visão da profissão

Só tenho a agradecer a carreira que tenho, quando você faz o que ama ,você não trabalha, você vive

Elena Soboleff, paisagista na Argentina, fala sobre seu trabalho
Elena Soboleff, paisagista na Argentina, fala sobre seu trabalho

Elena Soboleff fala sobre o paisagismo na Argentina, o urbanismo dos parques de Buenos Aires

Botânica
Plantas que brilham
Plantas que brilham

Esta nova tecnologia poderá ser utilizada por arquitetos e paisagistas e também na sinalização de estradas e ruas

AuE Network
Novas plantas no Paisagismo Digital - fevereiro 2014

Veja a relação de plantas publicadas no Paisagismo Digital e no AuE Network em fevereiro de 2014

Dicas Técnicas
PhotoLANDSCAPE: Diferentes possibilidades de apresentação
PhotoLANDSCAPE: Diferentes possibilidades de apresentação

Conheça as possibilidades de apresentação de fotomontagem com o PhotoLANDSCAPE.

HydroLANDSCAPE 2012: Distribuição automática de aspersores e tolerância
HydroLANDSCAPE 2012: Distribuição automática de aspersores e tolerância

Entenda como o HydroLANDSCAPE faz a distribuição de aspersores em uma área de irrigação e considera suas medidas.

AutoLANDSCAPE: Inclusão Rápida de Itens
AutoLANDSCAPE: Inclusão Rápida de Itens

Uma maneira de ganhar tempo ao precisar de um item trabalhando em um projeto de paisagismo no AutoLANDSCAPE é utilizar a Inclusão Rápida.

Ecologia
Os pulgões e suas interações
Os pulgões e suas interações

Conheça um pouco sobre as interações dos pulgões na natureza

Novidades
Novo curso AuE Software - Mais comodidade para você aprender as ferramentas.
Novo curso AuE Software - Mais comodidade para você aprender as ferramentas.

Conheça o novo modelo de curso da AuE Software, mais comodidade para você aprender a utilizar os softwares.

Notícias
Viver próximo a áreas verdes: mais bem estar que aumento de salários e casamentos.
Viver próximo a áreas verdes: mais bem estar que aumento de salários e casamentos.

Pesquisa da Universidade de Exeter constatou que passar a morar em um local com áreas verdes gera um efeito positivo duradouro

15 anos da AUE SOLUÇÕES! Comemore conosco!
15 anos da AUE SOLUÇÕES! Comemore conosco!

Em um país onde as empresas têm vida curta, 15 anos merecem uma comemoração

16° ExpoJardim e 3° Frutitec/Hortitec
16° ExpoJardim e 3° Frutitec/Hortitec

16° ExpoJardim & 3° Frutitec/Hortitec

Simpósio Internacional Paisagismo(s) no Brasil: um campo hegemônico em debate
Simpósio Internacional Paisagismo(s) no Brasil: um campo hegemônico em debate

Simpósio Internacional Paisagismo(s) no Brasil: um campo hegemônico em debate

1ª Exposição de equipamentos e produtos na CEASA Campinas
1ª Exposição de equipamentos e produtos na CEASA Campinas

Acontecerá entre os dias 29, 30 e 31 de Julho, um Encontro com Jardineiros e Paisagistas da Região Metropolitana de Campinas. Confira!

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 10 No 116 / Janeiro de 2014

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Jardim de Pedra

Paisagista Osmar da Silva e Paulo Henrique Góes

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*