A paisagista Helena Schanzer fala sobre como fazer projetos paisagísticos sustentáveis

Autor: Anita Cid - Data: 30/06/2009

Paisagista Helena Wachsmann Schanzer

Helena Wachsmann Schanzer é engenheira agrônoma graduada pela Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), cursou extensão em Paisagismo no Núcleo de Floricultura e Paisagismo Faculdade de Arquitetura - UFRGS, é especialista em Planejamento Paisagista e Meio Ambiente pela Faculdad de Ciencias Agrales e Forestales e Fundacion Biosfera, em La Plata - Argentina e mestra em Conforto Ambiental pela UFRGS. É diretora da Helena Schanzer Projetos e Execução de Paisagismo e Planejamento Ambiental Ltda., empresa fundada em 1996.

AuE Soluções: Como você cria projetos personalizados que refletem o gosto de seus clientes?

Helena: Crio projetos após visitar e conhecer bem o local e conversar muito com meu cliente, entender exatamente suas necessidades e expectativas para desenvolver um projeto de espaço verde que agrade a ele e seja adequado ao local, ao meio ambiente e ao entorno.

AuE Soluções: Como você faz a seleção das espécies botânicas? Quais fatores você leva em consideração no processo de escolha?

Helena: Escolho espécies que sejam duradouras, resistentes, adaptadas ao local do projeto, de custo compatível com o que o cliente deseja e procuro sempre colocar árvores e palmeiras, em especial que dêem frutos e sejam nativas.

AuE Soluções: Ao longo de sua carreira você projetou jardins para residências, praças, parques, universidades e jardins corporativos. Qual a diferença de projetar para diferentes tipos de espaço e o que valorizar em cada um deles?

Helena: Em cada projeto penso no usuário do espaço que estou desenvolvendo, o que ele poderá fazer no jardim, que atividades irá realizar ali, como irá usar este espaço e a partir daí desenvolvo o projeto. Sempre penso na preservação da vegetação e da natureza. Procuro integrar o homem ao meio ambiente. A diferença entre estes espaços (universidades, residências, parques, praças, condomínios horizontais, campos de futebol) está na grandeza e escala de cada um, em como será a manutenção do jardim, as espécies que se adaptam a cada local e o clima do local. São diversas variáveis que analiso e pesquiso para lançar o projeto. Busco valorizar a vegetação nativa, as espécies interessantes que existem no local e àquelas que irei propor para o plantio. Valorizo o usuário do espaço verde e valorizo a natureza em si! Gosto de enaltecer a simplicidade do local e da natureza, mostrar que a natureza por si só é bela, se basta. Me preocupo em reusar tudo que tem no local (terra, plantas e pedras), e em usar materiais que não agridam o ambiente bem como vegetação nativa e rústica.

AuE Soluções: Como o paisagismo pode ser usado como elemento de integração entre o homem e a natureza, contribuindo assim, na qualidade de vida da população?

Helena: O paisagismo lida com a natureza, com as plantas e o meio ambiente. O profissional que tem à sua disposição ferramentas como a natureza para trabalhar deve ter muita consciência de preservação, de reciclagem e do uso dos recursos naturais. Eu não gosto de projetos que usam pavimentação demais, gerando ambientes rígidos e quentes, ou que não propõe árvores e espécies nativas. Gosto da abordagem de jardim com sustentabilidade. Para melhorar a qualidade de vida da população o paisagismo deve trazer a natureza mais perto do ser humano, criando ambientes onde o homem se sinta bem, seguro, com condições de clima agradável (com locais de sol e sombra). O jardim deve servir para "educar" o homem a respeitar a natureza, a admirá-la. O jardim deve ter composteira para reciclagem do lixo orgânico, contribuindo assim para que o homem cuide mais do seu lixo.

AuE Soluções: Como a vegetação contribui para o conforto ambiental da população?

Helena: Melhorando a temperatura no ambiente construído: em um dia quente, de 36 graus, no asfalto podemos ter temperaturas de até 50 graus enquanto que perto da copa de uma árvore cheia de folhas, a temperatura estará perto de 30 graus na sombra. Temos diferenças de temperatura de quase 20 graus. A árvore é o melhor condicionador térmico que existe, ela tem uma capacidade imensa de absorver a radiação solar e o calor. Para termos a noção prática disto, lembre-se como é agradável caminhar num dia quente sob a copa de árvores em contraposição a caminhar no asfalto no sol.

projeto de paisagismo



AuE Soluções: Atualmente discute-se muito o conceito de sustentabilidade. No entanto, poucas pessoas ainda o colocam em pratica na hora de elaborar seus projetos de paisagismo. Quais recursos você utiliza para criar projetos sustentáveis?

Helena: Sustentabilidade significa ser responsável pelos resíduos gerados, pelos materiais que usamos e pela energia que move nossa vida. Então, ao projetar sugiro composteiras para reciclar o lixo orgânico gerado no local e aproveitar como adubo no jardim, pensar em plantas que não precisem ser constantemente irrigadas e repostas. Deve-se atentar para a origem da terra e do composto orgânico usado para fazer o jardim. Uso sempre composto orgânico oriundo de reciclagem de resíduos industriais (claro que sem metais pesados e monitorados para não ter contaminação). Uso o composto orgânico que resulta do processo de degradação da celulose, de uma empresa que o Lutzemberger que criou. Ele fundou esta empresa de reciclagem de celulose que transforma este material em excelente adubo e terra para os jardins. É importante também saber de onde vem as plantas que compramos, não se pode usar vegetação extraída de mata!! O produtor e o fornecedor devem ser certificados pelo IBAMA e Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (FEPAM). Uso também espécies nativas e que sejam cultivadas aqui pelo sul mesmo. Eu acho um exagero jardins que pretendem ser como os de Dubai aqui em nosso país! Penso que devemos sempre priorizar produtos regionais, de origem conhecida e que não tenham agredido o ambiente na sua produção e extração. Outro aspecto importante da sustentabilidade diz respeito às pessoas: quem trabalha deve estar bem, receber adequadamente pelo serviço feito, procurar mão-de-obra local. Tudo isto gera economia de recursos, de energia e poupa a natureza.

projeto de paisagismo



AuE Soluções: Você acredita que os telhados verdes são uma tendência? Quais os principais benefícios de utilizá-lo e como deve ser a implementação dos mesmos?

Helena: Sim, acredito que telhados verdes são tendências e é excelente que se crie condições para usá-lo. Os benefícios referem-se ao conforto térmico tanto para a cidade como para a residência porque melhora a situação de temperatura dentro da residência como para o meio ambiente. Ao mesmo tempo absorve a água da chuva aumentando as áreas permeáveis. Com a utilização de cobertura verde sobre uma laje impermeabilizada não temos dilatação das juntas porque a cobertura verde isola melhor do calor e do frio do que quando usamos pavimentação. Para isto temos que ter uma excelente impermeabilização com manta, drenagem e substrato adequado para absorção da água. Cuidado com solos que podem compactar, danos na manta de impermeabilização e drenos entupidos. Manutenção é fundamental.

AuE Soluções: Como você utiliza o softwares AutoLANDSCAPE para executar seus trabalhos?

Helena: Todos os projetos são graficados usando este software, desde o estudo preliminar. Ele é a principal ferramenta de trabalho do nosso escritório. O projeto fica lindo, com informações claras e caprichado.

projeto de paisagismo



AuE Soluções: Dentre os projetos que você realizou qual você destacaria? Conte-nos um pouco sobre ele?

Helena: Destaco o projeto que estou fazendo no momento: O Parque esportivo da Tramontina em Carlos Barbosa, RS. No local existe uma área de preservação permanente (APP), que é uma mata nativa linda. No resto da área (25 hectares) havia um grande descampado, com solo pobre, onde foi edificado o ginásio. O projeto de urbanização e arquitetura foi feito pela Formato arquitetura. Planejou-se o plantio de muitas árvores nativas, recantos com churrasqueiras, bancos, canchas esportivas diversas, gramados, arbustos, forrações resistentes, tudo rústicos e de grande efeito ornamental, que atraiam a fauna local.

Veja um projeto da paisagista Helena Schanzer realizado com o AutoLANDSCAPE

Visite o site da paisagista: www.helenaschanzer.com.br


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: THIAGO - Data: 29/09/2011 17:52:40

Parabéns Helena, o paisagismo é algo importante em qualquer projeto e infelizmente nem todos levam isto em consideração! E melhor que o paisagismo, é a sua forma de unir o paisagismo e a sustentabilidade, que hoje é o tema principal pra todas as áreas!



AuE Responde:



2 - Autor: laisa - Data: 08/11/2010 22:46:10



3 - Autor: valeria - Data: 13/08/2010 12:19:41

excelente su forma de trabajar, congratulations!

saludos desde Uruguay

valeria



4 - Autor: Antonio Silvio Nunes Costa - Data: 30/06/2009

Devo parabenizar a jovem Helena pela visão conservacionista e preservacionista primando sempre pelas espécies nativas e buscando em seus projetos otimizar o uso dos recursos naturais.Parabéns!



5 - Autor: Marisa Lima - Data: 29/06/2009

Nem sempre conseguimos local para compostagem e os clientes ainda acham que vai gerar mal cheiro e ficam reticentes.



6 - Autor: LAINÊ JUNIOR - Data: 29/06/2009

ASSUNTO: PAISAGISMO



7 - Autor: Dani Schossler - Data: 28/06/2009

Adorei a matéria, ela vêm de encontro com o nosso novo empreendimento em Pelotas, uma loja de Casa e Jardim que o lema é SUSTENTABILIDADE! Oferecemos serviços de interiores e paisagismo e acho que estas coisas estão intimamentes ligadas SEMPRE! www.casaejardimpelotas.com.br




Entrevista
Dicas Técnicas
Ecologia
Novidades
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 6 No 61 / Junho de 2009

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto Firenze

Angela Cristina Herberts Haag

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*