Asfalto permeável reduz problemas ambientais

Autor: Anita Cid - Data: 09/04/2010

No início de 2010, São Paulo sofreu drasticamente com o excesso de chuvas e com a falta de infra-estrutura urbana, que causaram enchentes, alagamentos e desmoronamentos, matando e ferindo diversas pessoas. E agora é a vez do estado do Rio de Janeiro sofrer com o enorme volume de chuvas. A segunda maior cidade do país parou; as ruas ficaram alagadas, diversas pessoas ficaram desabrigadas e mais de 180 pessoas morreram em todo o estado.

Com estes acontecimentos, somos obrigados a repensarmos diversas questões ligadas à infra-estrutura das cidades, tais como a quantidade de áreas verdes e o excesso de concreto e asfalto. Com tanto terreno impermeável, a água das chuvas não consegue penetrar no solo, abastecer os lençóis freáticos e ainda causam enchentes e alagamentos. Uma maneira de resolver esse problema é a utilização do concreto permeável.

Esse produto, já produzido no Brasil, possui pequenas bolsas de ar que, além de reduzir a quantidade total de matéria-prima, permite que a água chegue até o chão. Assim como o concreto convencional, ele também é feito a partir de uma mistura de cimento, agregados e água. A diferença é que esse contém pouca ou nenhuma areia, o que resulta em uma estrutura porosa aberta por onde a água passa facilmente. Durante uma tempestade, um metro quadrado desse tipo de concreto pode absorver um volume de 11 a 18 litros de água por minuto. Bem diferente do concreto tradicional.

Asfalto permeável


Asfalto permeável


Os benefícios ambientais vão além de abastecer os lençóis freáticos e evitar alagamentos. Esse sistema funciona como um filtro (da mesma forma que a terra durante o processo natural) e retém na superfície as impurezas e substâncias tóxicas presentes na água. Ele também diminui a pressão dos sistemas de esgoto em áreas urbanas onde toda a água e resíduos precisam escoar durante uma chuva forte. Ele também auxilia no controle de inundações e da poluição. Entretanto, os custos, às vezes, são extremamente altos. Escavar ruas e substituir o concreto não são tarefas simples. O ideal é começar o processo de planejamento de permeabilidade durante a fase de planejamento de um projeto.

Além do aumento de áreas não pavimentadas, capazes de absorver até 90% da água da chuva, a utilização de materiais alternativos, como asfaltos permeáveis, pode ser uma maneira útil de amenizar esses problemas.

Fonte: Site Cidade sustentável


Compartilhar:


Anterior Próximo

Anuncie gratuitamente no PaisagismoDigital !

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: gkltfukldj - Data: 18/04/2011 16:51:02



2 - Autor: Patricia Luz - Data: 23/04/2010 16:53:11

muito atual a matéria e clara na fundamentação



3 - Autor: ilza maria de carvalho zampaglione - Data: 16/04/2010 11:55:21

Precisamos saber se já existem empresas que façam este tipo de asfalto e endereços



4 - Autor: Vanessa - Data: 16/04/2010 09:21:02

Não é o sistema de esgoto que escoa a água da chuva, e sim o sistema da águas pluviais. Todos sabem dos problemas que podem surgir quando o esgoto atinge o sistema de A.P.
Outra coisa: afinal, estamos falando de asfalto ou de concreto???




Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*