Como previnir crimes através do desenho urbano

Autor: Anita Cid - Data: 28/09/2007

A Associação Nacional de Paisagismo (ANP) em parceria com a Belgo Bekaert Arames realizou no dia 19 de Setembro uma palestra intitulada "Prevenção do crime através do desenho urbano". O palestrante, Roberson Bondaruk, coronel da Polícia Militar do Paraná, falou sobre uma pesquisa que a Polícia Militar realizou durante dois anos que relaciona a criminalidade e o planejamento urbano. Esta pesquisa mostra a relação direta entre detalhes arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos das cidades e os níveis de criminalidade. Após a palestra, houve uma mesa redonda e o arquiteto Plinio Toledo de Pisa, o paisagista Raul Canovas e o eng. paisagista Celso Bergamasco debateram o tema.

Segundo Celso Bergamasco, presidente da ANP e um dos debatedores, "o evento foi ótimo, pois abordou um assunto que afeta todo mundo. E nós, enquanto projetistas para áreas externas, temos que pensar sempre na segurança. Parece obvio, mas não é. Muitas vezes, nós não colocamos a segurança na posição que ela deve estar", lembra.

O coronel Roberson Bondaruk destacou que a segurança deve ser pensada desde a concepção do projeto paisagístico. "O desenho urbano pode ajudar muito na prevenção da criminalidade, a medida que tem áreas mais abertas devemos tomar medidas que possam dificultar a ação dos criminosos, como, por exemplo, eliminar obstáculos visuais, observar a altura da vegetação e não interromper a iluminação", explica Bergamasco.

O presidente da ANP ainda dá algumas dicas de segurança. "Se a vegetação arbustiva estiver próxima a caminhos ou a acessos, deve ter, no máximo, até 80 cm de altura para que ninguém se esconda atrás dela; já as árvores devem ter mais de 2 metros, para que as copas não encubram as pessoas que estiverem no local e os gradis devem ser bem planejados para não serem utilizados como escada", enumera. "São detalhes como estes que se pensados previamente quando estivermos fazendo o desenho podem contribuir em muito para a segurança", conclui.


Compartilhar:


Anterior Próximo

O guia traz diversas dicas para profissionais que desejam se destacar no mercado de paisagismo

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Conversar no Whatsapp +55 (27) 99298-2445

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*