Consumo de carne bovina e o desmatamento

Autor: Anita Cid - Data: 28/06/2009

Continuando nossa série sobre hábitos de consumo ecologicamente corretos, abordaremos este mês um hábito que muito de nós temos e não sabemos que ao fazê-lo estamos prejudicando o meio ambiente: o consumo de carne bovina.

Isto acontece porque muitos dos maiores frigoríficos do país desmatam a Floresta Amazônica para a abertura de pastos. Segundo a organização não-governamental Viva!, 70% das áreas desmatadas da Amazônia são usadas para criação de pastos.

Além disso, muitas florestas tropicais, como é o caso da Amazônia, são desmatadas para cederem espaço para plantações de soja, principal ingrediente das rações bovinas, fato este que também liga o desmatamento ao consumo de carne bovina.

O Brasil é o maior exportador mundial e segundo maior consumidor de carne bovina, o que está levando a floresta a ser cada vez mais agredida. A pecuária é uma das menos eficiente das atividades de produção de alimentos. No Brasil, cada cabeça de gado precisa em média de 1,2 hectares de terra para viver, mesma área na qual se produziria 12 mil kg de milho ou 6 mil kg de arroz - e também uma das que mais degradam o meio ambiente, por emissão de gases de efeito estufa, desmatamento e degradação de solos.

Para revertermos este quadro é preciso que todos nós nos conscientizemos e que adotemos hábitos sócio-ambientalmente responsáveis.

Devemos nos informar da procedência da carne e caso ela seja de pastos provenientes do desmatamento das florestas, não devemos consumi-la.

Algumas redes varejistas já estão fazendo a sua parte e deixaram de comprar carnes de agropecuaristas que criam gado em áreas de desmatamento na Amazônia. Apóie também esta idéia e ajude a preservar nosso planeta!


Compartilhar:



Anuncie gratuitamente no PaisagismoDigital !

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Antonio Silvio Nunes Costa - Data: 30/06/2009

Entendo que a atitude dos humanos que garante a sobrevivência do planeta,é a de realizar o consumo que busca a otimização dos recursos naturais disponiveis.



2 - Autor: Teresa Cristina Eiterer - Data: 29/06/2009

Hoje até para consumir um alimento precisamos ter consciência. E são estes pequenos detalhes que poderemos construir um futuro melhor.




Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*