Dúvidas dos leitores

Autor: Diversos - Data: 03/08/2006

Imprimindo um relatório com as plantas usadas no projeto

Como posso imprimir apenas as fotos, sem os dados todos?
(enviada por Bibiana M. Rocha)

AuE responde:
Prezada Bibiana,

Para imprimir apenas as fotos, a senhora deve clicar no botão "catálogo de itens" e, em seguida, no botão de filtro. Marque a opção "Identificação", digite o código da planta e clique em "aplica filtro". Depois, clique no botão "Imprimir" e será aberta a caixa de relatórios. Selecione a opção mosaico de foto das plantas, ou todas as fotos da planta. Agora é só clicar no botão de impressão.

Desta forma, somente as plantas serão impressas.

Atenciosamente,
Davi Gomes Severiano
AuE Soluções - Dep. Suporte





Sementes de Ravenala

Tenho uma palmeira de leque em casa com sementes azuis! Ravenala Madagascariensis. Plantei-a em 1969 e ela está enorme. Gostaria de fazer germinar as sementes mas não sei como.
(enviado por wandemoura)

AuE responde:
Apesar de não sermos produtores de plantas, e de nunca ter plantado uma Ravenala, creio que poderemos fornecer informações úteis sobre a Ravenala ou Árvore-do-viajante.

Primeiramente, parabéns pela planta. Por estar com 37 anos e produzindo sementes, é sinal de que está em um bom lugar e sendo bem cuidada.

Agora, sobre a Ravenala, ela não é uma palmeira, embora tenha porte semelhante a uma. Ela é uma Musácea (família da bananeira - repare nas folhas e veja como são semelhantes). A esta família, além da bananeira, pertencem as helicônias (Bananeira-do-brejo ou Caetê) e a Strelítzia ou Ave-do-paraíso.

Ela é, provavelmente, a única musácea arbórea (árvore), ou seja, ela é uma planta com caule lenhoso (que fornece madeira); as demais são herbáceas (caules verdes e macios, o que é fácil de se perceber na bananeira).

É uma espécie altamente ornamental e suas flores são um espetáculo à parte, como o sr., com certeza, concorda. Pelo fato de suas folhas crescerem em apenas um eixo, a Ravenala pode ser usada, por exemplo, em corredores estreitos, margeando o caminho, desde que ela seja colocada com o eixo das folhas de forma paralela ao caminho. Assim, ela não atrapalhará a passagem, mesmo quando pequena.

Finalmente, vamos às sementes. As sementes brilhantes, de modo geral, tendem a ter menores taxas de germinação, por serem impermeáveis, mas existem alguns processos que podem ser usados para "quebrar" a dormência deste tipo de semente:

1 - Mergulhá-las em água fria por 24h.
2 - Mergulhá-las em água quente - cerca de 80ºC - por alguns minutos.
3 - Fazer uma raspagem superficial, em um PEQUENO trecho da semente, de forma a facilitar a penetração da água na mesma.

Use apenas um processo para cada semente brilhante (na dúvida, separe as sementes em 3 grupos e aplique cada processo num grupo diferente). Acredito que o 3º processo seja o mais indicado para a Ravenala.

Semeie em substrato fértil e cubra com uma camada de 5mm de terra ou serragem, à meia-sombra, e regue 1 ou 2 vezes por dia (dependendo da temperatura ambiente), pela manhã e no fim da tarde.

Ao redor da planta-mãe, formam-se mudas que podem, também, ser retiradas e plantadas em outro lugar.

Para terminar, uma curiosidade: a base (bainha) de suas folhas, armazena água, que pode ser bebida; daí seu nome popular.

Esperamos ter contribuído para seu trabalho de alguma forma.

Um abraço e boa sorte,

Arq. Paulo Eduardo Bracher Jr.


Compartilhar:




Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: neide boares santos - Data: 20/09/2018 11:45:40

duvida quanto aos morcegos.Na cidade eles poderão entrar nas casa?


AuE Responde: Olá Neide, creio que o comportamento deles será o mesmo!



2 - Autor: neide boares santos - Data: 20/09/2018 11:45:29

duvida quanto aos morcegos.Na cidade eles poderão entrar nas casa?



3 - Autor: Fabíola Rodrigues - Data: 24/01/2018 07:15:12

Olá! Qual a distância que devo manter de uma ravenala para outra? Ela fica com aproximadamente qual largura? Obrigada!


AuE Responde: Fabiola, quando vc precisar de informações sobre plantas pesquise em nossos site paisagismodigital. Lá vc encontrar informações e fornecedores. A Ravenala adulta cobre um espaço de até 3,5m então deve ser este o espaçamento necessário. Veja aqui https://paisagismodigital.com/item.aspx?id=100288-ravenala-madagascariensis



4 - Autor: Ellen - Data: 04/01/2015 22:41:00

Olá, tbm estou na dúvida da colheita das sementes, tenho uma ravenalla de aproximadamente 7 anos, e esse ano que ela produziu as "bananinhas" nas flores, quero muito coletá-las, mas não sei como procedo, a maneira certa de cortar o cacho de flores, ela já está com as "bananinhas" bem amarelas e duras, secas nas pontas. Pesquisei no Paisagismo Digital, mas não tem nada lá e nada na internet em geral tbm, ficaria agradecida se alguém nos ajudasse...


AuE Responde:: Desculpe-nos pela demora em responder ao seu pedido. Vamos nos informar e lhe daremos a ajuda!
Pelo que vi, as flores podem ser cortadas normalmente, junto ao tronco. Para extrair as sementes, basta abrir as bananinhas quando secas. No artigo acima tem orientações de como fazê-las germinar Outras orientações: 1. 1
Corte os brotos de raiz que surgem perto da planta mãe. Essas sugadoras são clones da árvore mãe e irão minar a energia dela. Corte-as do chão.
2. 2
Remova todas as raízes sugadoras que crescem fora do tronco da árvore abaixo da linha principal de folhagem. Estes também irão enfraquecer a energia da planta.
3. 3
Corte quaisquer folhas mortas. As folhas externas mais próximas do chão morrem primeiro porque são as mais antigas, então elas vão precisar de aparos antes de quaisquer outras folhas.



5 - Autor: debora - Data: 01/04/2013 17:14:19

Olá!! Tenho uma ravenala de aprox. 4 metros de altura com muitos brotos junto a ela. gostaria de saber se há possibilidade de tirar as mudas e não sei como fazer. att Débora


AuE Responde: Publique sua pergunta no Forum do http://www.paisagismodigital.com basta um pequeno cadastro grátis. Assim a resposta poderá beneficiar a outras pessoas também



6 - Autor: Andre Luiz - Data: 05/11/2012 14:00:16

Estou com uma Ravenala já florida e com as bananinhas que se formam dentro da base das flores verdes mas com as pontas secando. As sementes ficam dentro dessas bananinhas? Elas é que são as sementes? Qual o momento certo de retirar essas sementes e como fazêlo? Posso retirar as flores depois quie elas secarem? Tenho 2 com 5 metros de altura e apenas uma com flor, ambas tem 5 anos de plantadas



7 - Autor: Mauro - Data: 26/11/2011 21:35:11

plantei uma ravenala há uns 5 ou 6 anos atras sem nenhuma pretensão de que ela pudesse crescer tanto. A planta está com mais ou menos 8 metros e já deu muitas flores e este ano encheu de sementes. Em seu pé cresceu 5 brotos sendo que o maior já tem quase 2 metros. Se eu remover os filhotes agora será que poderei machucar a Mãe???? E se deixar, será que uma vai sufocar a outra????


AuE Responde: Caro Mauro,

Para esclarecer sua dúvida, sugerimos acessar o site www.paisagismodigital.com.br e deixar sua pergunta no fórum. Os paisagistas e especialistas no assunto responderão com mais precisão. Att. Equipe AuE Solucoes



8 - Autor: maria de fatima oliveira - Data: 26/09/2011 09:42:04

gostaria de saber se a muda que retirei da ravenala mãe pegara pois a mesma não possui raiz..como devo proceder?



AuE Responde: Cara Maria de Fátima, para tirar esta dúvida sugiro criar um tópico no fórum do site Paisagismo Digital www.paisagismodigital.com.br , pois lá os profissionais cadastrados poderão esclarecê-la.



9 - Autor: Pagiel K. - Data: 25/02/2010

Há um erro no texto!! A Ravenala não possui caule lenhoso, ela é uma planta herbácea e não nos oferece madeira. Obrigado, muito bom o seu texto Sr.Paulo



10 - Autor: antonio pereira - Data: 08/02/2010

esta parte retirada da planta mae ravenalia, não tem raiz e sim um caule, está correto, pois tirei e plantei numa cova de 40 cm, mas as folhas secaram, corto-as ou deixo-as para a muda pegar?



11 - Autor: Robert - Data: 11/12/2009

Beleza!!



12 - Autor: MARE - Data: 21/11/2009

OLÁ,QUE ÓTIMO QUE TEMOS VOCES.ADOREI SABER MAIS SOBRE ESSA BELÍSSIMA BANANEIRA LEQUE.
TENHO UMA NO MEU JARDIM, MAIS TENHO MUITA DIFICULDADE AO TENTAR TIRAR AS MUDAS SEM DANIFICA-LAS, É DIFÍCIL DEMAIS, ELAS ESTÃO SUPER PROTEGIDAS. PODEM ME DAR UMA AJUDA?



13 - Autor: Bertholdo Heimann - Data: 20/08/2009

Mais didático impossivel.
Valeu por um curso de imersão. Assim como tantos outros, adoraria um contato do Sr. WANDERMOURA



14 - Autor: ecologic station - Data: 25/03/2009

caros amigos: Somos Ecologic Station, um pequeno científico laboratório experimental português a desenvolver trabalho na área das especies botânicas tropicais de corte e outras espécies exóticas. Gostariamos introduzir experiencias laboratoriais em plantas da família das "Musácea", nomeadamente, a Ravenala Madagascariensis cujas sementes não nos tem sido possivel adquirir. Atendendo ao facto de em artigo publicado nesta página, ter sido colocada ao sr Arq. Paulo Eduardo Bracher Jr, questões referentes aquela especie, muito agradeciamos se nos fizessem o favor de nos facultar o contacto electrónico, se possivel, ou outro com o dito Sr. Wandemoura, na tentativa de nos fornecer algumas sementes. os nossos respeitosos cumprimentos. p.p. Ecologic Statiom arlindo monteiro



15 - Autor: Nice - Data: 13/11/2008

Adorei a matéria. Já tentei adquirir sementes da Ravenala mas não consigo, inclusive já enviei um e-mail para a EMBRAPA mas não consegui as sementes. Gostaria de entrar em contato com a pessoa que pediu informações e possui a Ravenala.Faz tempo que procuro por essas sementes.Muito obrigada!



16 - Autor: Luiz Elias de Souza - Data: 14/06/2008

Qual o tempo médio de germinação das sementes de ravenala?



17 - Autor: jose de souza maia - Data: 28/04/2008

Bastante explícito, ficou perfeito, gostaria de saber em que idade a ravenala começa a floração, tenho uma com 18 meses e 3 metros de altura, mas ainda não floriu.
abraços,




Entrevista
Botânica
Dicas Técnicas
Notícias
Carta dos leitores
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 3 No 26 / Julho de 2006

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*