Entrevista com a paisagista Helena de Souza Almeida Mendes

Autor: Adriana Corrêa - Data: 10/01/2005

Helena de Souza Almeida Mendes encontrou no paisagismo a sua verdadeira vocação. Aos 25 anos de carreira, a paisagista, que também é design de interiores, se dedica à recuperação e revitalização de áreas verdes. Para ela, composição é uma preocupação interna e externa, capaz de dar vida a qualquer espaço. Atuando na grande São Paulo, a paisagista reforça que é possível valorizar pequenas áreas, ao realizar projetos em terraços de apartamento. Como membro da diretoria da Associação Nacional de Paisagismo - ANP - trabalha para o desenvolvimento e valorização da atividade paisagística no Brasil. Em entrevista para a Revista Digital que Soluções, Helena Mendes fala da sua experiência e dá dicas valiosas para a profissão.


AuE: O que a levou a trabalhar com paisagismo?
Helena: Na verdade, eu trabalhava como design de interiores em um escritório de decoração, aqui mesmo, na capital. Havia me formado no saudoso Instituto de Arte e Decoração de São Paulo. Quando o responsável pelo paisagismo deixou o escritório onde eu trabalhava, resolvi assumir a função, já que possuíamos um viveiro com 30 mil árvores nativas que não podia ser abandonado. Sempre me interessei por meio ambiente e, desde então, concentrei esforços em projetos de arborização, revitalização e paisagismo.

AuE: Há preferência por algum estilo ao executar a obra?
Helena: Não. Trabalho com possibilidades e elas variam muito de acordo com o objetivo. Não acho correto sacrificar uma vegetação em nome de um estilo, ela precisa ser respeitada em toda a sua diversidade. O solo, o clima e a adaptação são fatores que devem ser levados em consideração. Afinal, são eles que vão determinar a evolução da paisagem. Quanto a minha preferência pessoal, gosto de usar vegetação brasileira - que nem sempre precisa ser nativa -, cores e variados tons de verde. Também aprecio o desenho na utilização de acessórios, que permitem compor a paisagem não só de vegetais.

AuE: Na sua opinião, o que é indispensável em um bom projeto?
Helena: Se pudesse definir em poucas palavras, diria que a receita para um bom projeto é criatividade e conhecimento. Pelo menos é isso que vai garantir a funcionalidade e a estética do trabalho. Não basta cuidar da vegetação, um bom projeto requer muitos outros cuidados. São diversos detalhes que devem ser minuciosamente planejados. A criatividade do profissional é o diferencial que, aliado ao domínio de técnicas de paisagismo - que envolve equipamentos, irrigação, formas e volumes - levará ao sucesso do trabalho.

AuE: Utiliza algum recurso na criação dos seus projetos?
Helena: Sim. Adquiri o software AutoLANDSCAPE faz alguns anos e utilizo em diversos tipos de trabalho. É uma facilidade para agilizar o planejamento e a criação dos meus projetos.

AuE: Qual a etapa mais difícil e a mais satisfatória em um trabalho paisagístico?
Helena: A principal dificuldade está relacionada com a parte técnica. No entanto, um planejamento bem feito prevê e soluciona tais problemas. Já a etapa mais agradável é também a mais importante: a criação. Pensar o projeto é a melhor parte, sobretudo quando temos liberdade criativa. Contudo, é importante termos em mente que o projeto é feito para outra pessoa. O desafio é, portanto, conhecer o cliente, traduzir o seu desejo e exteriorizá-lo.

AuE: Dentre os seus projetos, qual deles merece destaque?
Helena: É difícil citar apenas um, destacaria vários. Particularmente, gosto de terraços de apartamentos. Em São Paulo é muito comum esse tipo de paisagismo, é a área verde que as pessoas dispõem na cidade. Procuro valorizar esses pequenos espaços com a utilização de plantas frutíferas. Outro recurso é a combinação de cores e a disposição de acessórios, como pedras e mini cascatas, de forma a tornar o ambiente ainda mais bonito e agradável. As fotos do projeto a seguir foram feitas no 22o andar de um condomínio na grande São Paulo.

Hmendes Arq e Paisagismo Ltda
*Rua Piauí 471, 6D, Higenópolis
São Paulo - SP
Telefone: (11) 3256-4240
hmendes@uol.com.br.


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Entrevista
Dicas Técnicas
Novidades
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 1 No 7 / Dezembro de 2004

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Jardim de Pedra

Paisagista Osmar da Silva e Paulo Henrique Góes

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*