Entrevista com a Paisagista Sarita Feltrini

Autor: Leone Nogueira - Data: 10/07/2017

AuE Paisagismo:Conte-nos um pouco sobre você e/ou sua empresa, como começou a sua carreira.

- Sou apaixonada pelo que faço! Quando comecei a trabalhar com paisagismo, não entendia muito, mas aos poucos fui aprendendo com os livros e também na prática. Hoje o escritório desenvolve e executa projetos de paisagismo, para áreas residenciais e comerciais até grandes projetos de condomínios fechados, além de prestar o serviço de manutenção para jardins também.

AuE Paisagismo:Como foi a sua escolha desta profissão de paisagista? Quais as dificuldades que encontra e quais a maiores alegrias?

- Na verdade, desde criança gostava de plantas! Fui morar quando criança em Rio Branco/Acre. A cidade ainda oferecia muitas oportunidades, e eu tive a sorte de conhecer a pessoa quem me ensinou a gostar de plantas, Sr. Pimentel. Ele era um apaixonado pela natureza, colecionava inúmeras espécies nativas da região! Aquilo era incrível para mim, e comecei assim, me interessar mais e mais pelas plantas. Comecei o curso de arquitetura e percebi logo que aquele interesse continuava latente dentro de mim! Depois lecionei em cursos técnicos de paisagismo e a fazer os primeiros projetos de paisagismo e nunca mais parei!

AuE Paisagismo:Como você trabalhava antes de utilizar os nossos softwares? Qual a maior dificuldade que sentia? E quais os ganhos que o AutoLANDSCAPE lhe proporcionou em termos de tempo e qualidade?

- Eu, antigamente desenvolvia todos meus trabalhos a mão, tudo feito na prancheta! Nossa, que dificuldade, principalmente quando tinha alteração de projeto...rsrsrs. Quando descobri o software AutoLANDSCAPE, facilitou muito meu trabalho, ganhei mais tempo para me dedicar à concepção do projeto e aos detalhes, como quantificação, especificação se tornam mais tranquilos e quase que automáticos.

AuE Paisagismo:Por que teve a ideia de utilizar o AutoLANDSCAPE? Como foi o processo de adaptação?

- Conheci o curso em uma palestra de paisagismo, e logo me interessei pelo programa, enxerguei de imediato o potencial do programa e o quanto facilitaria minha vida! Liguei para a empresa e comprei! Não precisei de nenhum curso para aprender a mexer com o programa, ele é todo em português e muito auto explicativo.

AuE Paisagismo:Dentre os projetos que você realizou, quais deles vocês destacaria? Conte-nos um pouco sobre esses projetos.

- Tenho desenvolvido muito projeto de paisagismo para grandes áreas, como condomínios fechados e centro de lazer como Sesc. O condomínio Swiss Park, e o Sesc - Cruzeiro do Sul é um dos que eu mais gosto de falar, porque foi um projeto que tive maior liberdade para criar. O condomínio Swiss Park reúne uma área total de paisagismo de 60.000m², entre áreas de clube de lazer, áreas de quiosques, pistas de caminhada e praças. O condomínio foi recentemente lançado e está sendo um sucesso. Fico orgulhosa de ter tido a oportunidade de juntamente em parceria com meu esposo Guilherme Bacchi, arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico, de proporcionar um espaço tão lindo para nossa cidade (Rio Branco/Acre). O paisagismo das áreas do condomínio Swiss Park, foi cuidadosamente projetado com plantas que fosse adaptável a nossa realidade, quanto ao clima, solo e vegetação. Trabalhei como muitas forrações, com muitas cores e texturas. Muitas palmeiras e árvores que pudessem compor com todo charme e conforto.

Projeto de paisagismo do condomínio Swiss Park (Rio Branco/Acre) por Feltrini


As calçadas são bem arborizadas, uma vez que o clima aqui é bem quente e as pessoas não tem a cultura de ter árvores nas calçadas. As árvores possuem inflorescências durante todas as estações do ano, deixando sempre colorido o ano todo! No projeto do Sesc, o paisagismo reúne algumas espécies nativas como açaí de touceira, buriti, sombreiro que compõe todo o paisagismo. O paisagismo foi todo setorizado entre os blocos de lazer, hotel, ginásio, portaria e administrativo. O paisagismo segue uma concepção bem tropical com cores vibrantes e grandes maciços de várias textuas.

AuE Paisagismo:Qual o seu ponto de partida na criação de um jardim?

- Primeiramente eu, busco conhecer melhor a área, todos os fatores limitantes e favoráveis para um bom projeto de paisagismo. É muito importante também, entender o que o seu cliente deseja, como vivem, quem irá usar o espaço e também o que espera de você! A relação entre o cliente e profissional tem que ser bem transparente, para que não haja surpresas.

AuE Paisagismo:Como você tem lidado com o atual momento econômico vivido, faz algo para obter uma maior visibilidade?

- Hoje com toda essa crise no país, sem dúvida nenhuma acaba refletindo em todos os setores de trabalho. O paisagismo não poderia ser diferente! Porém, acredito que o paisagismo ainda está em ascensão e cada vez mais as pessoas querem ter um jardim e percebem o quanto é importante ter mais áreas permeáveis e os benefícios que os jardins trazem, tanto a beleza, como também conforto térmico, diminuindo as zonas de calor. As propostas vão de propostas simples, até mais sofisticada, como jardins verticais, gazebos, pérgolas e outras soluções que fazem toda a diferença.

AuE Paisagismo:Qual seria a sua recomendação para os iniciantes que se decidem pela profissão de Paisagista?

- Primeiramente precisa gostar do que faz, precisa ser um amante da natureza, gostar de plantas e procurar conhecer mais sobre elas! Sempre digo, que "não é possível se fazer um bom projeto sem conhecer o seu elemento construtivo!". O desenho é importante, mas precisa ser factível, senão não se torna sustentável! O clima, solo e relevo podem influenciar muito em um projeto de paisagismo, por isso é importante conhecer bem a área onde será implantado o jardim.

AuE Paisagismo:Sua empresa também trabalha com manutenção de áreas verde? Quais são os maiores desafios nesta área?

- Sim. Vejo com maior desafio é a questão da "prostituição do mercado", tem muita gente por aí que se intitula paisagista, ou jardineiro sem ter nenhuma noção de paisagismo ou jardinagem, muito complicado isso! As pessoas têm uma visão de que manutenção de jardim é "roçar o gramado e podar os arbustos", a manutenção começa bem antes de decidir executar uma podar, ou roçar o gramado! O serviço da manutenção se inicia com olhar mais criterioso, com um diagnóstico mais cauteloso. Muitos jardins se perdem, por conta de não terem um profissional capacitado, que faça esse diagnóstico e acompanhamento.

AuE Paisagismo:Qual o diferencial de sua empresa ou de seus projetos?

- Acredito que o grande diferencial da minha empresa, deve ao fato de que, executo e acompanho maior parte dos meus projetos, faço o possível para resolver cada imprevisto que venha aparecer durante uma obra, o acompanhamento de um profissional garante que tudo saia como o esperado no final!

Veja também
  • Entrevista com o Eng. Agr. Denizart Vidigal, o Coordenador FIIB 2017
  • Entrevista com o paisagista Dejair de Oliveira
  • Entrevista com Lúcia Cristina de Buone - Gerente da Feira Expolazer e Expo Paisagismo Brasil
  • O Eng. Agrícola Fernando Echeandia apresenta a Branica SAC e seus objetivos
  • Olavo Cordis mostra como utiliza o PhotoLANDSCAPE em áreas de grande extensão.


    Compartilhar:



    Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

    Comentar
    Nome:
    E-mail:
    Comentário:
    Avalie está matéria:



    1 - Autor: Assueris Feltrini - Data: 28/07/2017 03:31:48

    Achei excelente sua entrevista. Você foi bem clara e objetiva em suas respostas.




  • Lançamentos
    Feliz ano novo! Porque para nós, 2018 é agora
    Feliz ano novo! Porque para nós, 2018 é agora

    As novas versões dos programas de paisagismo e irrigação foram lançadas. Assista ao vídeo e veja um pouco do que temos de novidades.

    Irrigação em 3D com HydroLANDSCAPE 2018
    Irrigação em 3D com HydroLANDSCAPE 2018

    Aprenda a fazer um projeto de irrigação 3D com o HydroLANDSCAPE 2018.

    Entrevista
    Entrevista com a Paisagista Sarita Feltrini
    Entrevista com a Paisagista Sarita Feltrini

    Conheça mais sobre como o AutoLANDSCAPE facilitou o trabalho da Paisagista Sarita Feltrini.

    Entrevista com o Eng. Agr. Denizart Vidigal, o Coordenador FIIB 2017
    Entrevista com o Eng. Agr. Denizart Vidigal, o Coordenador FIIB 2017

    Saiba mais sobre a FIIB - Feira Internacional da Irrigação Brasil 2017.

    Dicas Técnicas
    Novos recursos no PhotoLANDSCAPE 2018
    Novos recursos no PhotoLANDSCAPE 2018

    Novos recursos no programa PhotoLANDSCAPE 2018 facilitarão o desenvolvimento de sua fotomontagem de paisagismo

    AutoLANDSCAPE aliado ao VisualPLAN: Projetos mais realísticos
    AutoLANDSCAPE aliado ao VisualPLAN: Projetos mais realísticos

    Descubra as vantagens de utilizar o AutoLANDSCAPE junto com VisualPLAN para melhorar seus projetos de paisagismo

    Novos tubos inseridos no HydroLANDSCAPE 2018
    Novos tubos inseridos no HydroLANDSCAPE 2018

    Fique por dentro das novidades na nova versão do HydroLANDSCAPE, seu programa de irrigação

    Cronograma para quem tem direito à atualização gratuita
    Cronograma para quem tem direito à atualização gratuita

    Saiba mais sobre o Upgrade Free para os programas da AuE Paisagismo na versão 2018.

    VisualPLAN 2018: Efeito Plantação, representação aprimorada de canteiros
    VisualPLAN 2018: Efeito Plantação, representação aprimorada de canteiros

    Veja como aprimorar a representação em 3D dos canteiros de forma fácil e rápida no VisualPLAN

    EXPOLAZER & WELLNESS 2017 - Feira Internacional de Piscinas, Spas, Decoração e Wellness
    EXPOLAZER & WELLNESS 2017 - Feira Internacional de Piscinas, Spas, Decoração e Wellness

    Saiba mais sobre tratamento de piscinas e soluções em paisagismo que integram programação técnica da Expolazer e Expo Paisagismo.

    Ecologia
    Árvores na paisagem urbana - Diretrizes para os tomadores de decisão
    Árvores na paisagem urbana - Diretrizes para os tomadores de decisão

    Aprenda as dicas que o TDAG oferece aqueles que desejam incorporar árvores na paisagem urbana.

    Gestão da Fertirrigação com Venturi
    Gestão da Fertirrigação com Venturi

    Aprenda a fazer uma fertirrigação nos projetos que está desenvolvendo.

    Novidades
    A revista AuE Paisagismo está completando 13 anos
    A revista AuE Paisagismo está completando 13 anos

    Comemore conosco o aniversário da Revista AuE Paisagismo!

    Arquivo
    Edição Anterior

    Revista AuE Paisagismo Ano 14 No 157 / Junho de 2017

    Conteúdo completo

    Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

    Top 10

    Matérias mais comentadas da revista

    Projetos
    Lista de Projetos

    Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

    Top 10 de Projetos

    Lista com 10 projetos mais comentados

    Agenda
    Agenda

    Agenda de Eventos de Paisagismo

    Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

    X

    Revista gratuita AuE Paisagismo


    Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




    Revista no seu E-mail

    *
    *
    *