Entrevista: Paisagista João Jadão no Festival Internacional de Jardins de Allariz

Autor: Regina Motta - Data: 17/09/2016

João Jadão

A Revista Auepaisagismo tem a satisfação de conversar com O Paisagista João Jadão, da planoseplantas, Vice Presidente da ANP, que nos contou sobre sua carreira de sucesso e a sua participaçao no Festival Internacional de Jardins de Allariz, onde teve seu jardim premiado.

Better Future - Jardim de Equipe Brasileira premiado no Festival Internacional de Jardins de Allariz

Sua trajetória no campo do Paisagismo já era reconhecida desde 2009 como vencedor do Concurso Nacional da ANP.
Vencedores do concurso da ANP falam sobre seu projeto

Premiações:

Melhor Projeto de Paisagismo, Casa Cor 2010
Prêmio Olga Krell 2012
Festival Internacional de Jardins 2015 Ponte de Lima - Portugal
Foi Conselheiro e Diretor de Desenvolvimento da Associação Nacional de Paisagismo - ANP, no biênio 2010/2011. Foi Presidente da Associação, eleito para o biênio 2012/2013 e reeleito para 2014/2015. Atualmente é o Vice Presidente, eleito para os biênios 2016/2017.

AuE Paisagismo: Como foi a sua escolha da profissão de paisagista? Quais as dificuldades que encontra e quais a maiores alegrias?

Iniciei meu trabalho com paisagismo aos 17 anos, na Planos e Plantas Paisagismo, que na época, era do meu irmão e outros sócios. Com o tempo, me tornei sócio da empresa.

No início as dificuldades se resumem a conseguir formar uma carteira de clientes e um bom portfólio.

E claro, a alegria maior é ver seu projeto realizado e o cliente satisfeito com o resultado.

AuE Paisagismo: O que o motivou a participar de concursos internacionais? Qual a importância destas premiações para o seu trabalho?

O primeiro prêmio foi em 2009, ao vencermos o Concurso Nacional de Paisagismo Urbano da ANP. A satisfação de ter um projeto premiado, objeto de avaliação de uma bancada julgadora formada por experts em paisagismo, é a "prova" de que estamos realizando um bom trabalho.

Depois disso, resolvemos colocar a prova nosso trabalho internacionalmente. Também é muito bom verificar o que outros paisagistas estão criando e produzindo no mundo.

Esses concursos e premiações além de trazerem uma satisfação pessoal, sem dúvida valorizam o currículo e trazem bastante reconhecimento.

AuE Paisagismo: Como membro da ANP e integrante da Diretoria, o senhor está muito próximo dos profissionais da área. Quais os desafios que os paisagistas precisam enfrentar em sua profissão hoje? Acredita que o paisagismo é mais valorizado atualmente?

Sem dúvida o paisagismo é mais valorizado atualmente, e a ANP - Associação Nacional de Paisagismo desempenha papel fundamental no desenvolvimento e valorização da atividade paisagística, através da integração dos profissionais, na representatividade de classe, na formação e qualificação técnica e artística, propiciando o crescimento da profissão e preparando profissionais comprometidos com a ética e cidadania.

AuE Paisagismo:A questão do desequilíbrio ambiental é a preocupação primordial na atualidade. Qual o papel do paisagista na resolução deste problema?

Quanto maior o desenvolvimento tecnológico, e a urbanização acelerada, maior o ritmo de alterações provocados no meio ambiente.

Ao projetar a quantidade e qualidade da massa verde urbana, temos influência sobre a umidade do ar, a temperatura e até mesmo o alimento e abrigo para a avifauna.

Desempenhamos papel fundamental ao criarmos espaços públicos, empregando conceitos de ecologia e infraestrutura urbana, na busca constante de melhor qualidade de vida e cidades mais sustentáveis. A urbanização consciente e de forma sustentável é essencial para o bem estar da população.

AuE Paisagismo: Ao longo de sua carreira o senhor projetou diferentes tipos de jardins (residencial, comercial, etc.) Qual a diferença de projetar para diferentes tipos de espaço e o que valorizar em cada um deles?

A grande diferença entre diferentes tipos de espaço é a escala. Ao projetarmos um espaço público como um Parque, por exemplo, a escala é outra e o paisagista deve se preocupar com isso para não incorrer em erros.

Costumo dizer que nossa responsabilidade na criação de um projeto é além de profissional, social. Buscamos constantemente valorizar e melhorar a qualidade de vida e do meio ambiente.

AuE Paisagismo: Atualmente, devido ao crescimento exacerbado das cidades e pela constante busca por segurança e comodidade, percebemos que as pessoas estão preferindo morar em apartamentos ao invés de casas. Como inserir o paisagismo nos projetos de grandes edifícios, fazendo com que as pessoas não percam o contato com o verde?

Não podemos confundir paisagismo com jardinagem. O projeto de paisagismo de um grande empreendimento vai trazer soluções de todo o espaço externo, criando espaços e elementos que visam proporcionar lazer, convívio social, contemplação, esporte e cultura para todas as faixas etárias, proporcionando melhor qualidade de vida.

A vegetação vai compor esse paisagismo como elemento fundamental de lazer, trazendo a natureza para a cidade e o empreendimento.

AuE Paisagismo: Quais são as diferenças que existem nas propostas do Festival de Ponte de Lima e de Allariz? O que se valoriza mais em cada um deles?

Nos dois concursos os participantes deveriam escolher uma área e elaborar um projeto que custasse no máximo 10.000 Euros, mas com temas distintos.

O tema do Festival de Ponte de Lima - Portugal foi "Água no Jardim". Em um primeiro momento, pensamos em trabalhar com a água, seja na criação de um espelho dágua, cascata ou fonte.

Essas soluções nos pareceram muito óbvias, e decidimos criar um jardim mais conceitual, que despertasse a consciência das pessoas para a necessidade do uso consciente da água.

Nasceu o "Projeto H2O", um espaço lúdico, onde inúmeras moléculas de água criam um ambiente de interação, diversão e criatividade. Mostramos a importância da água, sem usar uma só gota dela.

Ponte de Lima, Projeto H2O



Ponte de Lima, Projeto H2O



Ponte de Lima, Projeto H2O




O tema do Festival de Allariz - Espanha foi "Jardim do Futuro". Aqui nosso objetivo foi mostrar que devemos inspirar e mobilizar as pessoas para a construção de um futuro melhor.

Criamos um jardim central que representa as paisagens naturais que foram destruídas por ações humanas equivocadas, onde árvores dão lugar a esculturas metálicas, rios seguem cursos alterados e a forração é artificial. No entorno o projeto propõe a redução do desmatamento, incentiva o manejo florestal sustentável e resgata a biodiversidade das paisagens: "Better Future".

Festival de Allariz



Festival de Allariz



Festival de Allariz



Festival de Allariz



AuE Paisagismo: Dentre os projetos que realizou, qual deles destacaria? Conte-nos um pouco sobre este projeto.

Seria uma injustiça destacar somente um projeto realizado. A alegria e satisfação que tenho ao criar e implantar um projeto é imensa.

Meu próximo projeto certamente será o melhor, mas para responder sua pergunta, vou destacar dois projetos: "Projeto H2O" e "Better Future".

Em primeiro lugar porque foram projetos vencedores, objeto de concursos em Festivais Internacionais de Jardins. E também porque o tema dos 02 projetos são extremamente importantes, e despertam a consciência das pessoas para que tenhamos cidades mais sustentáveis e resilientes.

O Festival de Ponte de Lima se encerrou em outubro de 2015, mas o "Projeto H2O" continua despertando a consciência das pessoas. Passou a ser uma intervenção urbana: foi transferido para uma Praça de grande destaque em Ponte de Lima, junto a ponte medieval.

AuE Paisagismo: Qual seria a sua recomendação para aqueles que estão se iniciando na profissão?

Minha recomendação é que busquem constantemente o conhecimento. Nunca parem de estudar e se reciclar. Participem de feiras, eventos, congressos, seminários, palestras. Procure sua entidade de classe. Promova discussões e interações. Persista e ame sua profissão. Trabalhe sempre com ética e terá sucesso !

Casa Cor


Casa Cor

Ilha Bela


Ilha Bela

Itu


Itu

Juliana Freitas e João Jadão


Juliana Freitas e João Jadão

Juliana Freitas e João Jadão


Juliana Freitas e João Jadão

Veja também:
* João Jadão, presidente da ANP, fala sobre o 4o concurso de paisagismo da ANP
* Conheça os vencedores do 4º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano-ANP
* Saiba como foi a 16º Fiaflora e o Concurso Nacional de Paisagismo Urbano


Compartilhar:



Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Entrevista
Entrevista: Paisagista João Jadão no Festival Internacional de Jardins de Allariz
Entrevista: Paisagista João Jadão no Festival Internacional de Jardins de Allariz

A carreira de sucesso do Paisagista João Jadão, seus vários prêmios nacionais e internacionais

Lançamentos
Curso presencial de AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE em Holambra

Veja como participar dos cursos de AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE em Holambra, São Paulo.

Ensino de paisagismo
O projeto em arquitetura paisagística
O projeto em arquitetura paisagística

A ciência do arquiteto é ornada por muitos conhecimentos e saberes variados. Ela nasce da prática e da teoria.

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE 2016: Como representar a vegetação de forma simples e personalizada
AutoLANDSCAPE 2016: Como representar a vegetação de forma simples e personalizada

Saiba como criar e inserir nos projetos de paisagismo sua própria vegetação, de forma personalizada e com bastante rapidez e facilidade.

PhotoLANDSCAPE 2016: Inclusão de itens no banco de dados
PhotoLANDSCAPE 2016: Inclusão de itens no banco de dados

Veja como incluir novos itens de paisagismo no banco de dados do programa de forma simples e rápida.

HydroLANDSCAPE 2016 - Personalização de Legendas
HydroLANDSCAPE 2016 - Personalização de Legendas

Nesta matéria ensinaremos tudo que você precisa saber para criar legendas personalizadas no seu projeto de irrigação com o HydroLANDSCAPE 2016

LandMANAGER 2016 - Criando vinculo entre as tarefas
LandMANAGER 2016 - Criando vinculo entre as tarefas

Veja como criar vinculo entre tarefas e organizar a execução do seu projeto de manutenção no LandMANAGER

Novidades
Novo curso, nova chance para você, profissional de irrigação
Novo curso, nova chance para você, profissional de irrigação

Não perca esta chance de conhecer e aprender a usar a mais alta e eficiente tecnologia a favor de seu negócio!

Notícias
Paisagismo em destaque na Jornada de Arquitetura e Urbanismo da UNIAN
Paisagismo em destaque na Jornada de Arquitetura e Urbanismo da UNIAN

A AuE Software esteve na Jornada de Arquitetura da UNIAN-SP SÃO BERNARDO DO CAMPO - Universidade Anhanguera

ONU envia pesquisadora brasileira para missão no Quênia
ONU envia pesquisadora brasileira para missão no Quênia

O objetivo maior foi orientar os pesquisadores do País, que têm um Órgão específico para este estudo, como a nossa Embrapa, o KALRO.

Fundação Nagib Nassar para desenvolvimento Científico e Sustentável
Fundação Nagib Nassar para desenvolvimento Científico e Sustentável

A Fundação foi criada com o prêmio internacional recebido pelo Prof.Nagib Nassar, além de recursos próprios.Você faria isso?

Workshop Jardins Naturalistas e Flora do Cerrado
Workshop Jardins Naturalistas e Flora do Cerrado

Você conhece os jardins naturalistas contemporâneos? E o potencial ornamental da flora rasteira do Cerrado?

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 13 No 147 / Agosto de 2016

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto Firenze

Angela Cristina Herberts Haag

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*