Escolas de Portugal sofrem com desmate ilegal e falta de fiscalização ambiental

Autor: Camila Fonseca - Data: 01/09/2011

João Serro

Em Portugal, obras de melhoramento de algumas escolas foram apoiadas pelo Governo. Sendo assim, aproximadamente 1/3 das instituições receberam ampliação das áreas verdes. No entanto, alguns meses após o início das obras, as árvores foram "mutiladas" por falta de fiscalização. O crime ambiental desvalorizou o projeto de reabilitação, que somente na Escola Secundária do Cerco, em Porto, onerou em 8 a 10 milhões de euros. O Arquiteto Paisagista responsável pela obra, João Serro, explica como foi o processo.



AuE Soluções: Como foi a fase de desenvolvimento do projeto paisagístico nessas escolas?

João Serro: A proposta para a requalificação paisagística destas escolas passou por aumentar significativamente a área permeável, bem como o número de árvores, arbustos e manchas herbáceas, oferecendo a oportunidade aos alunos e utilizadores, um contacto mais próximo com a natureza; assim como uma melhoria nas condições de trabalho e lazer. Essa atitude levará a uma melhoria das condições de trabalho e lazer na escola, do ponto de vista ambiental. A proposta prevê o aumento de biodiversidade vegetal e captação de fauna (aves e outras), melhoria da qualidade do ar, criação de espaços cénicos e redução da poluição sonora.

Desmate irregular de escolas em Portugal


O que antes era um exemplar com 25 metros, hoje é um tronco com 3 metros de altura.
Imagens de João Serro

As áreas de recreio, de enorme importância, são espaços de criação do gosto de interagir com o meio e com os outros, devem induzir ao jogo e à criatividade e ser diversificados para permitir a resposta simultânea a diferentes idades, interesses e atividades, sempre em contacto com elementos naturais. Pretende-se, pois, promover diferentes atividades, tanto de recreio ativo (corrida e jogos), como recreio passivo (espaços para conversar, ler, estudar); e também melhorar o panorama visual de dentro do edificado para os espaços exteriores.

A segurança, a resistência dos materiais, a facilidade de manutenção e a pouca necessidade de recursos hídricos condicionou a selecção das espécies, bem como o comportamento e qualidade da vegetação, a funcionalidade dos novos espaços verdes de estadia e o sucesso das plantações.

Desmate irregular de escolas em Portugal


Imagens de João Serro


Na sequência do que foi referido anteriormente, podem sintetizar-se os aspectos fundamentais que determinam a solução final:

- Trabalho conjunto, desde a fase de estudo prévio, entre Arquitectura e Arquitectura Paisagista, por forma a alcançar uma solução global e coerente, entre o edificado e os espaços naturalizados.

-Valorização dos espaços exteriores com vista a melhoria das condições de vivência no local.

- Capacidade de adaptação das espécies vegetais propostas, tendo em conta as condições edafo-climáticas e as particularidades inerentes de uma escola secundária.

Desmate irregular de escolas em Portugal


Imagens de João Serro

AuE Soluções: Quantas escolas receberam a ampliação de áreas verdes?

João Serro: A Parque Escolar E.P.E., empresa pública, iniciou em 2007 a requalificação e modernização de cerca de 300 escolas secundárias. Concluiu o trabalho em cerca de 150 a 200 escolas. Ela revela que 1/3 das escolas receberam ampliação das áreas verdes.

AuE Soluções: Quais os benefícios que este novo espaço poderia ter trazido?

João Serro: Tal como nos princípios do Urbanismo, onde o espaço livre deve ser projectado e executado como estrutura urbanística primordial, também o espaço livre de uma escola deve ser considerado como um local privilegiado de convívio social e de aprendizagem, criando um ambiente propício aos deveres sociais da escola e promovendo a cidadania dos seus alunos.

A presença de árvores de grande porte na escola é fundamental para criar esse bom ambiente, para além de serem os maiores seres vivos e as mais complexas plantas presentes na escola, contribuem para a melhoria da qualidade do ar, oxigenando-o, retendo as partículas poluentes, abafa ruídos e auxilia nas oportunidades de sombra. Além disso ameniza o efeito "ilhas de calor" e protege os edifícios contra os raios solares mais fortes, contribuindo, assim, para a sustentabilidade energética dos mesmos.


Desmate irregular de escolas em Portugal


Imagens de João Serro

AuE Soluções: Foi feito algum planejamento prévio para que não ocorressem problemas de infraestrutura?

João Serro: O planejamento incluiu medições rigorosas às dimensões e ao estado fitossanitario da árvore, para poder ser envolvida pelo edifício. Sabia-se que a árvore, por ser caduca e libertar as folhas no inverno, poderia oferecer problemas ao escoamento das águas do edifício, o que implicaria algumas limpezas durante o período de queda das folhas. Havia também indicações no projecto para que as folhas libertadas por elas fossem depositadas em locais de compostagem, para posteriormente ajudarem na fertilização do local. As árvores caducas existem muito antes de nós, e tivemos que aprender a lidar com elas e a limpar os seus resíduos, mesmo em meio urbano. Por esse factor, parece-me irracional o argumento utilizado pela Parque Escolar, o qual justifica o corte severo das árvores, pelo facto destas libertarem as suas folhas e causarem problemas no escoamento das águas nas coberturas dos edifícios.

AuE Soluções: Existe algum procedimento alternativo ao desmate para  conter os problemas que foram alegados pela gestão da escola?

João Serro:Definitivamente. Poderia ter sido aplicada uma solução arquitetonica, como, por exemplo, uma rede que envolvesse a árvore e impedisse que as folhas cobrissem os ralos das coberturas. Decidiu-se por cortar essa e outras árvores de grande porte da escola sem consultar os projectistas, que poderiam ter sugerido alternativas mais saudáveis(ou menos radicais).

Desmate irregular de escolas em Portugal


Imagens de João Serro

AuE Soluções: Qual a importância para sociedade em manter um espaço verde bem preservado?

João Serro: As escolas são, em si mesmas, micro-sociedades que reproduzem, a uma escala menor, o que se passa no mundo que as rodeia. Num país onde a árvore é tratada com desprezo, não poderíamos esperar que as escolas fossem uma excepção. Mas deveriam ser, porque são espaços onde se procura educar para uma sociedade melhor. Uma sociedade, por exemplo, que respeite o papel das árvores em meio urbano. Não basta comemorar o Dia da Árvore e promover a escrita de composições, poemas ou desenhos que glorifiquem este bem. Tudo isso é irrelevante se, aos olhos das crianças e jovens, as árvores são decepadas e transformadas em monstros disformes. É assim para um adulto. Mas, para uma criança, uma imagem, ou um exemplo prático, vale mais que um milhão de palavras (ou de boas intenções). O que diferencia este caso, de outros semelhantes, é que este acto bárbaro aconteceu na sequência de uma requalificação do recinto escolar que procurou, entre outros objectivos, salvaguardar e valorizar o seu património arbóreo.


Desmate irregular de escolas em Portugal


Imagens de João Serro


Em entrevista à revista AuE Paisagismo, em novembro de 2008, o Engenheiro Agrônomo, Arborista Certificado pela International Society of Arboriculture, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana- no período entre 2006 a 2009 - e Analista de Meio Ambiente da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Pedro Mendes Castro, deixa claro os benefícios da arborização Urbana: "As árvores urbanas são consideradas, hoje, um Serviço de Utilidade Pública, em virtude dos benefícios que proporcionam ao ambiente das cidades...Além disso, elas absorvem e retêm parte da água de chuva, contribuindo para evitar que essa água atinja as superfícies impermeáveis do solo urbano, causando enchentes nas partes mais baixas da paisagem. Outra contribuição das árvores se relaciona ao seqüestro de carbono, contribuindo dessa forma para a redução na velocidade de incremento do efeito estufa."

Veja, na íntegra, a entrevista sobre arborização urbana com Pedro Mendes Castro.

Endereço eletrônico de João Serro: www.joaoserro.com


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Sônia Maria - Data: 06/02/2014 18:18:35

Aqui no Brasil sofremos com o calor, que no verão alguns estados da federação chega a 40graus e sensação térmica de quase 45. Nas ruas há falta de plantas, bem como nas escolas também. A humanidade precisa compreender que antes de um projeto arquitetônico e bonito, é preciso conservar as árvores que lá estão, sejam elas nativas ou não. Nós já estamos dentro do aquecimento global e muitos ainda não se deram conta. Sônia Maria, Brasil.



2 - Autor: Isabel Maria Pereira Ferreira do Quintal - Data: 22/11/2012 10:47:26

De forma clara e sucinta, com recurso ao registo de fotos, fiquei mais esclarecida sobre a importância das árvores no contexto ambiental e paisagístico.
REFORÇA A IDEIA DE QUE OS SERES VIVOS, POSSUEM UMA FUNÇÃO VITAL NA VIDA DOS SERES HUMANOS E NA NATUREZA.
Estamos na presença dum crime de natureza ambiental.


AuE Responde: Você tem toda razão, Isabel Maria Pereira Ferreira do Quintal, devemos unir nossas vozes e protestar sempre na presença desta destruição e procurar, no que nos for possível, mudar esta situação.



3 - Autor: Isabel Maria Pereira Ferreira do Quintal - Data: 22/11/2012 10:44:03

De forma clara e sucinta, com recurso ao registo de fotos, fiquei mais esclarecida sobre a importância das árvores no contexto ambiental e paisagístico.
REFORÇA A IDEIA DE QUE OS SERES VIVOS, POSSUEM UMA FUNÇÃO VITAL NA VIDA DOS SERES HUMANOS E NA NATUREZA.



4 - Autor: sandra macedo - Data: 22/11/2012 10:16:00

qualquer não especialista em podas faria este tipo de cortes. tenho pena que aonde se ensina as bases de cidadania, ambiente e boas práticas perante seres vivos se pratiquem exemplos destes. Noutros países seria crime e a comunidade local já teria feito ou dito qualquer coisa. Enfim, Portugal no seu melhor!


AuE Responde: Sandra Macedo, entendemos que temos que exercer nossa cidadania protestando, denunciando. Não podemos perder a esperança de um mundo melhor. O silêncio dos bons fortalece os maus!



5 - Autor: Joana Diz - Data: 13/09/2011 13:10:38

Incrível o que acontece numa escola pública nos dias de hoje, com toda a problemática ambiental estes exemplos ajudam a condenar o futuro de todos.



6 - Autor: Nuno Correia - Data: 13/09/2011 09:12:18

Alguém achou que estas podas radicais estavam na moda!
Ignorantes, é o que são os autores destas barbaridades



7 - Autor: Silvia Macedo - Data: 11/09/2011 01:22:10

Um completo absurdo!




Entrevista
Escolas de Portugal sofrem com desmate ilegal e falta de fiscalização ambiental
Escolas de Portugal sofrem com desmate ilegal e falta de fiscalização ambiental

O Arquiteto Paisagista João Serro revela os problemas qu têm afetado as escolas de Porto - Portugal

Dicas Técnicas
HydroLANDSCAPE: Como cadastrar mais aspersores, válvulas, controladores ou tubos no programa
HydroLANDSCAPE: Como cadastrar mais aspersores, válvulas, controladores ou tubos no programa

Veja como cadastrar mais aspersores, válvulas, controladores e tubos no banco de dados do HydroLANDSCAPE 2009.

AutoLANDSCAPE : Dica sobre inclusão de esquemas e grupos
AutoLANDSCAPE : Dica sobre inclusão de esquemas e grupos

Aprenda como incluir esquemas de plantas e como cadastrar grupos no AutoLANDSCAPE

PhotoLANDSCAPE: Dicas de diagramação de página
PhotoLANDSCAPE: Dicas de diagramação de página

Aprenda como diagramar as paginas do PhotoLANDSCAPE

Ecologia
Saiba mais sobre lagos ornamentais conhecendo o trabalho de quem ama o que faz
Saiba mais sobre lagos ornamentais conhecendo o trabalho de quem ama o que faz

Conheça mais sobre a construção de lagos ornamentais no paisagismo.

Novidades
Plantas são utilizadas como símbolo de manifestação em Paris
Plantas são utilizadas como símbolo de manifestação em Paris

Ativistas protestam fazendo uso de plantas e deixando a cidade mais bela.

O que podemos fazer por você, cliente?

Deixe a AuE Soluções trabalhar por você. Envie sua sugestão para inclusão de itens e suas principais dúvidas de artigos técnicos.

Notícias
 Alugue seu jardim! Sim. Em Nova Iorque isto é possível!
Alugue seu jardim! Sim. Em Nova Iorque isto é possível!

Em Nova Iorque, a novidade é o aluguel de jardins para quem sofre com a falta desses espaços na cidade.

Curso de Ecologia de Paisagem aplicada a diagnósticos ambientais

Aprenda a Ecologia de Paisagem e seus fundamentos nas alterações paisagísticas.

Chega a premiação do 3º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano da ANP
Chega a premiação do 3º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano da ANP

Por mais um ano, a AuE Soluções patrocina o Concurso Nacional de Paisagismo Urbano promovido pela ANP.

Mestrado Profissional: Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável em SP e na BA
Mestrado Profissional: Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável em SP e na BA

A ESCAS oferece curso de mestrado em conservação ambiental, com inscrições abertas para turma de 2012

Aos profissionais que estudam a vida, os nossos parabéns!
Aos profissionais que estudam a vida, os nossos parabéns!

No dia 3 de setembro é comemorado o dia do biólogo. A AuE Soluções parabeniza esses profissionais!

Curso em Imersão de Paisagismo em Recife - PE

Raul Cânovas ministra curso em Imersão ao Paisagismo no Nordeste

Descubra as belezas da Serra de Ouro Branco, em Minas Gerais
Descubra as belezas da Serra de Ouro Branco, em Minas Gerais

Conheça a Serra de Ouro Branco, em Minas Gerais, e se encante com sua beleza

Visite a AuE Soluções na Fiaflora 2011 e ganhe o poster Palmeiras Brasileiras
Visite a AuE Soluções na Fiaflora 2011 e ganhe o poster Palmeiras Brasileiras

A FiaFlora é a maior feira de paisagismo da América Latina, visite a AuE Soluções e ganhe o poster Palmeiras Brasileiras.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 8 No 87 / Agosto de 2011

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*