Jardim impecável para a temporada de inverno

Autor: Anita Cid - Data: 12/05/2010

Com a aproximação do inverno e a queda na temperatura, as pessoas começam a buscar regiões mais interioranas ou serranas para passar suas horas de descanso e lazer. Nas férias e finais de semana dessa época do ano, os refúgios deixam de ser as casas de praia, que dão lugar às casas de campo. E, como o próprio nome diz, campo está ligado à natureza. Então é preciso preparar os jardins e as áreas externas para recepcionar moradores e visitantes. O arquiteto paisagista Benedito Abbud dá algumas dicas para deixar o ambiente mais bonito e agradável nessa temporada de frio.

Para a maioria das pessoas, a vegetação é a grande preocupação no inverno, pois é quando algumas árvores abandonam suas velhas folhas. Mas muitas espécies aproveitam o clima frio para florescer e colorir a paisagem, como os ipês amarelo, rosa e branco, atraindo, beija-flores, borboletas e pássaros, o que aumenta suas chances de reprodução e perpetuação na natureza. Além disso, com a ausência de suas folhas, a luz do sol passa pelas copas e alcança o solo, enchendo-o de energia. Se no verão é possível ter um espaço aconchegante e sombreado com as copas folhadas dos ipês, o mesmo ambiente ensolarado pode ser criado no inverno, quando os amenos raios de luz são prazerosamente bem-vindos.

Outras espécies também se dão bem no inverno e podem compor de maneira harmônica o jardim, tais como quaresmeira - que também floresce no começo do ano -, pata de vaca e mulungus (entre as árvores); primaveras e flor de São João (entre as trepadeiras); camélias, azaléias, gardênia e orquídeas olho-de-boneca (entre as flores).

O ambiente da piscina também merece atenção, embora seja mais um lugar de contemplação do que de uso, nessa época do ano. De qualquer forma, é sempre bom manter o espaço harmônico, bonito e limpo, principalmente em relação à vegetação: as plantas menos indicadas para esse local são as de folhas miúdas e as caducas, já que caem no inverno. Por causa de suas características, elas acabam "sujando" a água, o que requer uma limpeza e manutenção mais frequentes.

Vale também estar atento à boa luminosidade do local onde estão as plantas e às regas moderadas no inverno, uma vez que a evaporação é menor e, portanto, demora mais para secar a terra. "Esses cuidados aliados a elementos e equipamentos empregados no jardim ajudam a compor a área externa de uma casa de campo, tornando-a mais aconchegante e acolhedora em meio a esse clima frio", finaliza o arquiteto paisagista Benedito Abbud.


Compartilhar:


Anterior Próximo

O guia traz diversas dicas para profissionais que desejam se destacar no mercado de paisagismo

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: eduardo - Data: 27/05/2010 20:57:25

azaleia ?




Entrevista
AuE Network
Dicas Técnicas
Ecologia
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 6 No 71 / Abril de 2010

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*