Jardins Botânicos: cores, aromas, arte e ciência

Autor: Camila Fonseca - Data: 12/04/2011

Pessoas que se dizem amantes da arte, apreciam quadros de grandes pintores, livros e fotografias. Mas pouco se conhece sobre a história de uma das maiores inspirações, que pode ser considerada mais que uma obra de arte: o Jardim Botânico. Repleto de cores, beleza, ar puro e exotismo, o "pulmão" dos centros urbanos ganha a atenção de quem passa por ali, e perfuma o ambiente e a alma de seus admiradores.

Jardim Botânico de Inhotim



Funcionando também como objeto de pesquisas, nos jardins botânicos podem ser encontradas milhares de espécies raras e, algumas, até mesmo, em extinção. Dependendo do tipo de plantas que compõem o acervo do jardim, diferentes estufas são desenvolvidas para que se adequem ao ambiente. Dessa maneira, é possível oferecer as condições ideais de cultivo daquelas espécies procedentes de locais com características climáticas diferentes dos lugares que habitam.

No Brasil, existem cerca de 30 Jardins Botânicos cadastrados no Sistema Nacional de Registro dos Jardins Botânicos. Dentre os mais conhecidos e com classificação máxima (A), estão o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e o Instituto de Botânica de São Paulo. O maior JB carioca foi fundado em 13 de junho de 1808 por Dom João. A princípio, sua idéia era a de implementar uma fábrica de pólvora e um jardim para aclimatação de plantas vindas das mais diversas partes do mundo.

Atualmente o JBRJ é um órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Ele é um importante centro de pesquisas mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade. Sua coleção abriga, aproximadamente, nove mil espécies vegetais. Muitas são brasileiras, mas também é contituído por plantas estrangeiras. O JBRJ é formado por cerca de 200 canteiros, 15 lagos e 1.500 espécies em estufas, como Orquidário, Bromeliário, Insetívores e Cactário. Existem, ainda, alguns jardins temáticos e uma vasta área remanescente da Mata Atlântica.

Mas nem só de paisagens da flora o JBRJ é contemplado. Incríveis monumentos, como a Casa dos Pilões, estátuas de Narciso e Eco(produzidas por Mestre Valentim) e o portal da Academia de Belas Artes, projetado pelo arquiteto Grandjean de Montigny, agregam cultura e provocam encantamento de quem visita. Sua área de extensão é de 137 hectares.

Mas, pensa que excentricidade está apenas nos mais populares? Se enganou. O Jardim Botânico de Inhotim - MG foi lançado na Semana do Meio Ambiente, do ano passado, pelo Instituto Inhotim e já possui uma grande quantidade de plantas. Sua área tem 100 hectares de visitação, um acervo botânico com 4 mil espécies e cinco lagos ornamentais. A coleção de Araceae, família de imbés a antúrios e copos-de-leite é a maior coleção viva no hemisfério sul, com, aproximadamente, 500 espécies. As palmeiras também têm sua colocação significativa: em Inhotim, elas são a maior coleção do mundo, somando 1.300 espécies em viveiros e jardins.Além do imenso leque de opções, distintas atrações são oferecidas para quem visita.

Jardim Botânico de Inhotim



Embora os padrões paisagísticos siga uma linearidade estética, o Instituto buscou abusar da variedade com o intuito de sensibilizar os visitantes sobre a importância da biodiversidade. A disposição de raras espécies também é uma prioridade na decoração do local. O objetivo é apresentar essas plantas de beleza única, mas que pouco são utilizadas em projetos paisagísticos. Curvas e passagens que subitamente causam uma nova perspectiva são a aposta da linguagem de paisagismo do Inhotim. Efeito surpresa. O Instituto reune ainda inúmeras obras de arte a céu aberto e cerca de 500 outras obras de artistas brasileiros e internacionais.

Mundo afora, os Jardins Botânicos estão cada vez maiores e não param de crescer. Segundo a Professora de Botânica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fátima Salimena, os da Europa, mais especificamente o Royal Botanic Gardens em Kew, de Londres (Inglaterra), é o maior, com mais de 7 milhões de espécies. O jardim New York Botanical Garden, em Nova Iorque (Estados unidos), também chega a abrigar de 7 milhões de espécies, com uma espressiva coleção de plantas tropicais. De acordo com Fátima, no Brasil, um exemplo a ser seguido é o Jardim Botânico de Curitiba. Ele aprensenta diversos projetos de conservação da flora paranaense.

Jardim Botânico de Inhotim



Em seu ponto de vista, um dos maiores bens que um Jardim Botânico pode dar é valor cultural. "Um jardim botânico é expressão de cultura. É uma
oportunidade única de se conhecer sobre plantas, seus usos, sua diversidade
pelo mundo e regiões. É um espaço para divulgação de conhecimentos botânicos, de aproximação de nossas raízes, da natureza conservada, valores já quase perdidos no mundo
atual", avalia. Esses locais, além de possibilitarem desenvolver estudos científicos, possibilitam o contato direto com a natureza e emanam liberdade.


Compartilhar:


Anterior Próximo


Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Regina Motta - Data: 14/04/2011 17:40:35

Parabéns, Camila, a matéria está excelente!



2 - Autor: Michel Brianezi - Data: 14/04/2011 14:21:49

Muito interessante a colocação desta matéria, legal o destaque para a importância do Jardim Botânico. Estou desenvolvendo um Jardim Botânico em meu TCC de Arquitetura e Urbanismo. Se alguém puder colaborar...michelbrianezi@hotmail.com agradeço...



3 - Autor: Giulianna Souza - Data: 13/04/2011 10:03:38

Com relação a avaliação sobre essa matéria: se tivesse uma classificação para excelente, seria essa com certeza! Muito boa a abordagem sobre o ponto de vista, como valor cultural, como foi colocada a matéria. Na verdade muitos de nós ainda não paramos para enxergar um Jardim Botânico como tal, até então, claro!!!!! Parabèns!




Entrevista
AuE internacional entrevista a paisagista portuguesa Marisa Vicente Dias
AuE internacional entrevista a paisagista portuguesa Marisa Vicente Dias

Conheça mais sobre as semelhanças e convergências entre o mercado paisagista Brasil/Portugal.

Botânica
Jardins Botânicos: cores, aromas, arte e ciência
Jardins Botânicos: cores, aromas, arte e ciência

Jardins Botânicos são expressão de arte e beleza. Conheça mais sobre a história de alguns dos jardins brasileiros

Dicas Técnicas
HydroLANDSCAPE: Irrigação passo-a-passo parte 5 - Conectando a Tubulação
HydroLANDSCAPE: Irrigação passo-a-passo parte 5 - Conectando a Tubulação

Veja como conectar a tubulação de um projeto de irrigação automatizada com o HydroLANDSCAPE

AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE: Como consultar fornecedores de forma rápida
AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE: Como consultar fornecedores de forma rápida

Veja como consultar encontrar os fornecedores de plantas, mobiliários, pisos e divisores nos programas AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE.

AutoLANDSCAPE: Como criar uma unidade nova no orçamento
AutoLANDSCAPE: Como criar uma unidade nova no orçamento

Veja como cadastrar novas unidades de medida no AutoLANDSCAPE e aproveitar melhor as opções de orçamento.

Ecologia
Sustentabilidade paisagística: a importância de exalar vida ao planeta
Sustentabilidade paisagística: a importância de exalar vida ao planeta

Veja como desenvolver projetos de paisagimo utilizando princípios de sustentabilidade.

Notícias
Pós graduação em paisagismo
Pós graduação em paisagismo

Pós graduação em paisagismo, Juiz de Fora, MG. Em 2011

SENAC oferece Curso de Introdução ao Paisagismo

Curso de iniciação ao paisagismo é oferecido pelo SENAC

Fortaleza ganha Jardim Japonês orçado em 2 milhões de reais

Obra de um jardim inagurado em Fortaleza chega a 2 milhões de reais

Arquiteto Paisagista, Fernando Chacel, morre aos 80 anos de idade
Arquiteto Paisagista, Fernando Chacel, morre aos 80 anos de idade

Fernando Chacel, um dos maiores paisagistas brasileiros, morre este ano

2011: O ano das florestas

Nações Unidas declara que 2011 é o ano das florestas

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 7 No 82 / Março de 2011

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Jardim de Pedra

Paisagista Osmar da Silva e Paulo Henrique Góes

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*