José Giacoia fala sobre a importância do projeto de irrigação

Autor: Anita Cid - Data: 14/01/2009

José Giacoia Neto

José Giacoia Neto é Engenheiro Agrícola com Mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal de Viçosa e cursou MBA Internacional em Gestão Comercial pela FGV. Atuando diretamente em projetos e implantação de projetos de irrigação para jardins e gramados esportivos desde 1995, possui projetos implantados em todo o território nacional. Hoje trabalha como Gerente Geral da Rain Bird no Brasil onde dirige todas as Atividades da Rain Bird no setor de Paisagismo e Golfe. Também Ministra Palestras e Cursos de irrigação em Congressos, Eventos e Universidades.



AuE Soluções: Qual a importância de um sistema de irrigação para um jardim?

Giacoia: A importância está no fato que a aplicação de água controlada, uniformemente e na medida certa para as plantas resulta em um jardim saudável e bonito. A água é vida e quando aplicada de forma inteligente e correta gera beleza e economia. Encontramos a resposta até mesmo na música: "É preciso chuva para poder florir" ( Renato Teixeira.)

AuE Soluções: Qual a importância de se ter um projeto de irrigação?

Giacoia: O projeto é a alma do sistema de irrigação. Sem um projeto é impossível se ter um bom sistema instalado. Hoje, temos a honra de sermos responsáveis pela existência de várias empresas capacitadas em elaboração de projetos. Ainda assim, o mercado é carente de bons profissionais; muitos que "acham que sabem". É impressionante a quantidade de projetos mal elaborados no mercado. Mais do que o projeto, a instalação tem que ser muito bem feita. Não adianta um bom projeto e uma instalação precária.

AuE Soluções: Quais são os fatores a se considerar quando trabalhamos com projeto de irrigação?

Giacoia: Para realizar um projeto de irrigação é necessário termos um projeto arquitetônico, um projeto paisagístico e um projeto planialtimétrico. Além disso, temos que analisar o sombreamento do local, o tipo de solo, o volume de solo a ser explorado, especificação de emissores de acordo com as plantas, incidência de ventos, taludes e profundidade efetiva do sistema radicular do local a ser implantado o projeto de irrigação.

AuE Soluções: O que deve-se projetar primeiro, o jardim ou o sistema de irrigação? Por quê?

Giacoia: Sempre se deve projetar primeiro o Jardim. Afirmo sempre em minhas palestras e explanações que a irrigação é um ator coadjuvante e o Paisagismo é a estrela principal que precisa ser muito bem atendida.

"Em áreas públicas a economia pode chegar a R$ 20.000,00 por cada 10.000 m2 irrigados".


AuE Soluções: Como um bom projeto de irrigação pode contribuir para a economia de água?

Giacoia: Um projeto de irrigação bem elaborado e bem instalado oferece uma grande economia de água. Aplicamos a lâmina exata de acordo com a demanda e podemos efetuar ajustes de aplicação da mesma de acordo com as plantas, estações do ano, microclima e as necessidades do jardim. Irrigamos com equipamentos de alta precisão e por tempos programados com exatidão.

AuE Soluções: Financeiramente, o projeto e a manutenção são válidos?

Giacoia: Temos planilhas de análises de custos onde mostra claramente a economia. Em áreas públicas a economia pode chegar a R$ 20.000,00 por cada 10.000 m2 irrigados. O difícil é difundir e esclarecer isto.
Na parte residencial é uma medida mais complexa e temos que analisar caso a caso. Mas é óbvio que o controle é exato e sem desperdício.

AuE Soluções: A RainBird possui uma política de treinamento e difusão da marca? Como é hoje o trabalho da empresa na distribuição de revendas e atendimento ao consumidor final?

Giacoia: Acredito que hoje este é um grande diferencial da Rain Bird no Brasil. Tive a honra e o prazer de fazer parte da construção e início do programa pioneiro de treinamento em irrigação no Brasil. Hoje a Academia Rain Bird é um sucesso e também um marco na história na indústria e no ensino de irrigação no Brasil. Este programa de treinamento formou a grande maioria dos profissionais competentes e atuantes neste mercado. Já recebemos até pessoas de outros países da América do Sul.
A Academia Rain Bird é dividida em módulos e ministrada duas vezes ao ano, totalizando 80 horas de treinamentos. Hoje nossos cursos somam um total de 96 horas de treinamentos divididos em 7 módulos. A Academia Rain Bird iniciou no ano 2000 e é aberta a qualquer profissional que deseje iniciar seus trabalhos na área de paisagismo.
Em termos de difusão da marca temos nosso programa de marketing e participação em eventos e feiras, propagandas e outras estratégias específicas. A Rain Bird é a maior referência no mundo para esta categoria de irrigação.

A Rain Bird possui uma política comercial bem definida e atua no Brasil através de seus distribuidores e revendas que atendem os consumidores finais, proporcionando rapidez e excelência no atendimento ao consumidor exigente. A Rain Bird atua também em projetos especiais, mas sempre junto de nossos parceiros assim como também pode atender e visitar consumidores finais junto com nossas revendas.


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: shati francisco chate - Data: 02/11/2014 15:14:10

boa noite, eu estou interessado nesse projecto para implementar na minha cidade!como faço para ter mais explicações de como começar negocio ca em moçambique!



2 - Autor: Dora Maia - Data: 11/09/2010 18:28:30

Gostei bastante da matéria, como trabalho com paisagismo e curso Arquitetura, gostaria de saber detalhes sobre o treinamento dado pela Rain Bird.
Grata
Dora Maia



AuE Responde: Boa tarde Dora,

sugiro que entre em contato diretamente com a Rain Bird.

Rain Bird Brasil Ltda.

Rua Piauí, 740

Bairro Marta Helena

Uberlândia, MG, Brasil

Tel: 55-34-3212.8484

http://www.rainbird.com.br/



Atenciosamente,


Anita Cid
Ass. de Comunicação da AuE Soluções



3 - Autor: Marize Faleiro Valtuille de Oliveira - Data: 18/08/2009

PARABÉNS PELA MATÉRIA.... gostaria de obter informações a respeito do treinamento dado pela rain bird.Obrigada!



4 - Autor: maycon douglas - Data: 15/08/2009

presciso saber comosedifundiu airrigação no brasil e no mundo
eu faço tecnico em agropecuaria e prescis urgente



5 - Autor: raimundo nonato santos filho - Data: 03/06/2009

É uma satisfação encontrar um técnico que louve a prática da irrigação em espécial ao paisagismo urbano. Em nossa capital Palmas (TO) temos mais de um milhão de área irrigada, digo isto com afirmação do nossa diretoria de paisagismo.



6 - Autor: SÉRGIO CHAVES - Data: 26/01/2009

Parabéns pela excelente entrevista a Aue Soluções, a Ambienplan - Paisagismo e Jardinagem, com sede na Cidade de João Pessoa, trabalha com projetos especiais e execução de serviços paisagísticos em parceria com a Hidrobrás, representante da Rain Bird, sempre com excelentes resultados. Sou Secretário da SBAU - Regional Nordeste e no II ENCONTRO NORDESTINO DE ARBORIZAÇÃO URBANA, que promovemos em meados de junho do ano passado na capital paraibana, tivemos a honra de presidir e contamos com a parceria da Hidrobrás/Rain Bird. Parabéns continuem assim, sempre com o espírito voltado para melhoria da qualidade de vida dos citadinos. E a Aue Soluções, sempre se destaca trazendo excelentes profissionais em suas publicações.
Sérgio Chaves



7 - Autor: Gilberto Ernani de Oliveira - Data: 13/01/2009

vindo de onde veio antes de ler eu ja sabia que o conteúdo era rico de informações. minha nota é 5



8 - Autor: Carla - Data: 12/01/2009

Muito interessante esta matéria,gostaria de obter informações a respeito do treinamento dado pela rain bird.Obrigada!



9 - Autor: marcelo - Data: 11/01/2009

excelente - recomendo materias mostrando os diferentes produtos para as diferentes funções no jardim. Como funciona a automação?




Entrevista
Dicas Técnicas
Ecologia
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 5 No 55 / Dezembro de 2008

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Jardim de Pedra

Paisagista Osmar da Silva e Paulo Henrique Góes

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*