O engenheiro português Bernardo Fleming define as etapas de um bom projeto de rega

Autor: Camila Fonseca - Data: 07/05/2011

Bernardo Fleming

Ele é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real (Portugal), pós-graduado em Greenkeeper-Campos de golfe, pela Universidade do Algarve e hoje trabalha na empresa AQUAMATIC, SA (Sistemas de Rega). Especialista nesse segmento, Bernardo Fleming também é Fundador e Vice-presidente da Associação Portuguesa de Espaços Verdes. Nesta entrevista, ele divide sua experiência profissional e explica como funciona o mercado de rega (irrigação) em Portugal, sem deixar de orientar sobre o processo àqueles que residem em outros países.

Qual é o principal objetivo do projeto de rega? Em que ele pode beneficiar o produto final?

Bernardo Fleming: O principal objetivo de um projeto de rega é garantir que o sistema de rega seja corretamente dimensionado. Isto é, utiliza os equipamentos mais adequados às espécies e tipologias vegetais, que os emissores trabalham com os valores ideais de pressão e caudal, que estão devidamente implementados para garantir a melhor distribuição e uniformidade possível. Além de permitir que a velocidade da água no interior das tubagens não ultrapasse os valores máximos admitidos.
Com um projeto de rega devidamente realizado e dimensionado, conseguimos otimizar ao máximo a quantidade de água nele aplicado, fornecendo às plantas a quantidade de água estritamente necessária o que garante o investimento efetuado nas plantas e em toda a concepção do espaço verde, obtendo um jardim bem regado e saudável.

Medidor de pressão



Como funciona o mercado de rega português? Qual é a formação do profissional que trabalha neste segmento em seu país?

Bernardo Fleming: Com o clima de Portugal, durante a Primavera e o Verão, é fundamental a rega para manter e garantir as necessidades hídricas das plantas nos jardins. Assim sendo, a procura dos sistemas de rega automáticos em espaços públicos e residenciais teve, desde a sua origem, interesse e procura no mercado português, estando hoje em dia disponível no nosso mercado os produtos e soluções mais avançados e de última geração.
Atualmente o cliente está sensibilizado para o fato de que na construção do jardim é fundamental a instalação de um sistema de rega automático para permitir a manutenção das plantas. No entanto, com o aumento do preço da água e com alguma escassez em determinadas épocas e zonas do país, surgem duas vertentes na conceção dos espaços: por um lado a criação de jardins sem zonas relvadas, utilizando apenas plantas xerófitas e/ou plantas com baixas necessidades hídricas evitando ao máximo o consumo de água e a necessidade de instalação de sistemas de rega; a outra vertente não limita a conceção dos espaços em função de espécies com baixas necessidades hídricas. No entanto, contempla o projeto e instalação de sistemas de rega altamente eficientes munidos de equipamentos e acessórios capazes de reduzir, em muito, a quantidade de água aplicada nos jardins.
Comparativamente com o conhecimento que tenho do mercado europeu e mundial, o nível dos profissionais Portugueses responsáveis pela conceção, instalação e manutenção de sistemas de rega de um modo geral é bastante bom, principalmente se considerarmos os últimos 10 anos. Claro que ainda há muito a melhorar neste setor, principalmente na formação e no acompanhamento de pessoal menos qualificado e com menos experiência.

Com um projeto de rega devidamente realizado e dimensionado, conseguimos otimizar ao máximo a quantidade de água nele aplicado


Quais são as maiores dificuldades em realizar o projeto?

Bernardo Fleming: Para mim, as maiores dificuldades que encontro na realização de um projeto de rega é a obtenção da parte do cliente de um plano que caracterize o melhor possível as zonas a regar, que inclua informação pormenorizada e detalhada do local, como por exemplo: as zonas a regar e zonas a não regar, o tipo de coberto vegetal e suas espécies, localização e características do ponto de água, orientação solar, plano de cotas de nível e outros fatores que influenciem o funcionamento do sistema.

Caixa de válvula



As pessoas têm tido a preocupação de contratar o serviço para manter seu jardim bem cuidado?

Bernardo Fleming: Sim. Cada vez mais o cliente residencial e mesmo o Municipal procura entregar a manutenção dos jardins a pessoal especializado na área, surgindo nos últimos anos um aumento muito significativo de empresas que prestem este tipo de serviço.
É também notório que o setor de espaços verdes, tanto na venda de produtos como de serviços, teve, até 2009, um crescimento considerável abrandado nos dois últimos anos, influenciado pela crise econômica que afecta neste momento o nosso Pais.

No Brasil, uma pesquisa avaliou que o método mais utilizado para rega é a aspersão. E em Portugal, funciona da mesma maneira? As necessidades do país são diferentes?

Bernardo Fleming: Sem dúvida que a rega por aspersão em jardins, principalmente nas zonas relvadas, é o sistema de rega mais utilizado em Portugal. No entanto, a instalação de sistemas de rega localizada (ou vulgarmente conhecido por gota-a-gota) tem tido nos últimos anos um grande crescimento para regar plantas anuais, arbustivas, arbóreas e mesmo em pequenos relvados, sob a forma de rega subterrânea, com o objetivo de otimizar ao máximo o consumo de água.

Projeto pronto



Quais são suas sugestões para desenvolver um bom projeto?

Bernardo Fleming: Primeiro é fundamental que o projetista tenha as noções básicas de hidráulica e a consciência que um sistema de rega deve seguir orientações fundamentais, como, por exemplo, assegurar as necessidades hídricas das plantas para não perdermos o investimento realizado na sua aquisição. Deve ter a preocupação de criar um sistema com o máximo de uniformidade possível, minimizando o consumo de água e o recurso a mão-de-obra. Isso, para que o sistema funcione eficientemente com uma manutenção mínima, consistindo numa solução fiável e duradoura. No decorrer do projeto deve seguir de forma cronológica as seguintes etapas:


1) Conhecer bem o espaço a regar, obtendo todos os dados de partida necessários;
2) Determinar as necessidades de água;
3) Determinar as fontes de água e de eletricidade disponíveis;
4) Selecionar os emissores e promover a sua implementação no terreno;
5) Calcular as pluviometrias;
6) Setorizar o sistema;
7) Calcular os tempos de rega por setor e os tempos totais;
8) Traçar as tubagens principais e secundárias;
9) Dimensionar tubagens, acessórios e eletroválvulas;
10) Calcular a pressão requerida no sistema;
11) Escolher o sistema de programação mais indicado e respetivo dimensionamento do cabo elétrico;
12) Finalizar o plano de rega, representando-o num plano claro, utilizando simbologia apropriada e devidamente legendada, com recurso a desenhos de pormenor de instalação, acompanhado de um mapa de quantidades e dos cálculos hidráulicos respectivos.


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Lourenço Ivo Semente - Data: 05/08/2019 11:42:10

to satisfeito com a informacao de rega


AuE Responde: Que bom, Lourenço! Muito bom saber que nossas matérias são aprovadas!



2 - Autor: Lourenço Ivo Semente - Data: 05/08/2019 11:41:59

to satisfeito com a informacao de rega



3 - Autor: Christine - Data: 19/06/2019 10:25:54

I know you are busy running your business but I just wanted to drop by and tell you that you can drive thousands of targeted visitors straight to your website using our easy to use platform. These are real human leads that are targeted by both country and keywords. We only send visitors that are interested in the keywords which are related to your content and niche. We partner with a large network of websites so that we can provide visitors from almost every country on earth. Check it out here: http://short.juny.online/c Unsubscribe here: http://wildro.se/1du



4 - Autor: Joann - Data: 23/05/2019 05:45:36

This is a message to the AuE Paisagismo: Como fazer um bmo projeto de irrigação webmaster. Your website is missing out on at least 300 visitors per day. Our traffic system will dramatically increase your traffic to your site: https://oxx.jp/2a - We offer 500 free targeted visitors during our free trial period and we offer up to 30,000 targeted visitors per month. Hope this helps :) Unsubscribe here: https://oxx.jp/2b



5 - Autor: Joann - Data: 16/05/2019 23:04:24

I discovered your AuE Paisagismo: Como fazer um bmo projeto de irrigação page and noticed you could have a lot more traffic. I have found that the key to running a website is making sure the visitors you are getting are interested in your subject matter. We can send you targeted traffic and we let you try it for free. Get over 1,000 targeted visitors per day to your website. Start your free trial: https://oxx.jp/2a Unsubscribe here: https://oxx.jp/2b



6 - Autor: Emisanto Oliveira Silva - Data: 04/07/2018 16:11:54

Ótimo comentário do Engenheiro Agrônomo, Bernardo Fleming



7 - Autor: Emisanto Oliveira Silva - Data: 04/07/2018 16:11:37

Ótimo comentário do Engenheiro Agrônomo, Bernardo Fleming



8 - Autor: Emisanto Oliveira Silva - Data: 04/07/2018 16:11:09

Ótimo comentário do Engenheiro Agrônomo, Bernardo Fleming



9 - Autor: eduardo albino da silva - Data: 09/09/2013 07:47:37

presisamos de pesquisadores com este principio para resolver os problemas do mundo



10 - Autor: Domingos Antonio Venancio - Data: 19/04/2012 18:41:13

Estimado Engº. Fleming,

Escrevo-lhe apartir de Angola, sou representante de uma fábrica de irregadores Italiana cá em Angola e gostaria de contar com a sua ajuda na elaboração de um projecto que incentive a irregação agrícola, visto que por cá não é uma prática muito comum, mas, necessária.

Aguardo ancioso pela sua resposta.

Cordiais saudações
Domingos A. Venâncio



11 - Autor: Ronaldo Estevão Gonçalves - Data: 02/11/2011 20:29:08

Boa noite! Gostaria de saber como irrigar meu sitio, tenho muitas fluteiras e gostaria de usar o que eu tenho. Tenho uma bomba que puxa 2 polegadas e joga 1 polegada e tenho 90 metro por 30 de area para irrigar como devo proceder. Desde já muito obrigado por tudo. Meu cel é (22) 99150381.



AuE Responde: Caro Ronaldo, é recomendável que você procure um profissional especializado em irrigação, para que faça o projeto desejado. Obrigada



12 - Autor: Guilherme Pasini - Data: 01/06/2011 11:12:13

Muito boa a materia!Fleming esplicou tudo muito bem e facil de entender.Eu trabalho com irrigaçao.Só a metade dos clintes compram a irrigação quando se faz o projeto. O valor não é muito barato, muitas vezes passa da metade do valor de jardins residenciais. Acredito que um dia nos igualemos aos portugueses, tendo essa consciencia de nessecidade hidrica para o jardim.



Obrigado!



13 - Autor: Mário Silva - Data: 25/05/2011 05:21:29

Caro Bernardo Fleming, Não posso deixar de felicita-lo pelo artigo e pelo seu conhecimento em geral, é sempre um prazer receber o seu conhecimento. Cump.



14 - Autor: Nelson Bessa - Data: 23/05/2011 18:28:32

Parabéns, Engº Fleming. É sempre bom vêr o fruto dos seus conhecimentos de sistemas de rega desde o projecto até ao terreno. Obrigado por partilhar.

Um Fã.



15 - Autor: Helena Ferreira - Data: 16/05/2011 20:34:58

Adorei, pois e uma matéria clara e realista com detalhes importantes.



Obrigado

Helena F.



16 - Autor: Marisa Vicente Dias - Data: 11/05/2011 18:11:03

Parabéns pela matéria! Efectivamente os nossos clientes estão a sensibilizar-se para o facto de que se poupa muito mais, investindo num sistema de rega adequado do que regando manualmente o seu espaço!




Entrevista
O engenheiro português Bernardo Fleming define as etapas de um bom projeto de rega
O engenheiro português Bernardo Fleming define as etapas de um bom projeto de rega

Bernardo Fleming dá dicas de como fazer um bom projeto de rega

Dicas Técnicas
Aprenda as ferramentas básicas para utilizar o AutoLANDSCAPE
Aprenda as ferramentas básicas para utilizar o AutoLANDSCAPE

Veja como se preparar para utilizar o AutoLANDSCAPE com este guia rápido.

Aprenda as ferramentas básicas para utlizar o PhotoLANDSCAPE
Aprenda as ferramentas básicas para utlizar o PhotoLANDSCAPE

Veja como se preparar para utilizar o PhotoLANDSCAPE com este guia rápido.

HydroLANDSCAPE: Irrigação passo-a-passo parte 6 - Dimensionamento Hidráulico
HydroLANDSCAPE: Irrigação passo-a-passo parte 6 - Dimensionamento Hidráulico

Veja como realizar os cálculos hidráulicos de um projeto de irrigação por aspersão com poucos cliques. HydroLANDSCAPE 2009

Ecologia
Natureza em nós e por nós!
Natureza em nós e por nós!

entenda como os paisagistas vêem a relação entre homem/natureza e a importância de seu trabalho para manter áreas verdes

Recuperação de áreas degradadas: especialistas falam sobre a importância do paisagismo no segmento
Recuperação de áreas degradadas: especialistas falam sobre a importância do paisagismo no segmento

Saiba como são determinadas as ações compensatórias na recuperação de áreas degradadas

Novidades
ANP Anuncia o 3o Concurso Nacional de Paisagismo Urbano

Informações para quem deseja participar do Concurso Nacional de Paisagismo urbano da ANP

Notícias
8 de Maio: Dia das Mães
8 de Maio: Dia das Mães

A AuE Soluções deseja um feliz dia das mães a todas as mamães!

Jardim da Leitura (Por Benedito Abbud)
Jardim da Leitura (Por Benedito Abbud)

Conheça o jardim da Leitura, espaço inaugurado com por Benedito Abbud.

Rio Global Green Business é realizado para discutir economia verde
Rio Global Green Business é realizado para discutir economia verde

Rio de Janeiro recebe Bright Green Cities para tratar de tecnologias limpas

Ganhe seu convite para a 20º Enflor e 8ª Garden Fair
Ganhe seu convite para a 20º Enflor e 8ª Garden Fair

Acontece, em julho, a 20º Enflor e 8ª Garden Fair em Holambra - São Paulo

Bairro de São Paulo é contemplado com estudo para preservação de árvores
Bairro de São Paulo é contemplado com estudo para preservação de árvores

Jardins, região de São Paulo, recebe investimento para estudo de árvores

AuE Soluções realiza, por mais um ano, pesquisa de satifação e resultados são positivos

AuE Soluções realiza pesquisa de satisfação e obtém resultados positivos

Paisagem brasileira de maio: Ponte na Estrada Real entre Ouro Preto e Ouro Branco
Paisagem brasileira de maio: Ponte na Estrada Real entre Ouro Preto e Ouro Branco

Conheça as paisagens que se encontram no interior de Minas Gerais. Ponte na Estrada Real entre Ouro Preto e Ouro Branco

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 7 No 83 / Abril de 2011

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Jardim de Pedra

Paisagista Osmar da Silva e Paulo Henrique Góes

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*