O workshop "Restauro de Jardins Históricos".

Autor: Regina Motta - Data: 22/04/2015


Fonte: g1.globo.com

O Museu Mariano Procópio de Juiz de Fora sedia, nestes dias 21 a 23 de abril, um Curso de grande importância: O workshop "Restauro de Jardins Históricos".
Voltado para profissionais e alunos interessados na preservação de jardins, incidiu sobre o restauro do jardim da Fundação Museu Mariano Procópio à sua abertura ao público na totalidade da área (parte de baixo do lago, parte da mata e área em redor dos edifícios).



O curso é uma iniciativa da Fundação Museu Mariano Procópio, em colaboração com a Escola de Belas Artes/UFRJ, e com o apoio da Rede de Gestores de Jardins Históricos e da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Desde 2010, o Museu é um dos organizadores do Encontro de Gestores de Jardins Históricos, que resultou na "Carta de Juiz de Fora". O documento estabeleceu diretrizes para a gestão dos jardins históricos brasileiros, seguindo a "Carta dos Jardins Históricos" e a "Carta de Florença", elaborada pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios em 1981. "Essa parceria começou em 2010. Elaboramos a carta e, desde então, trabalhamos efetivamente até chegarmos nesta ação prática, que é uma evolução", destacou Fazolato.



A equipe

Cristina Castel-Branco

Arquitecta Paisagista formada pelo Instituto Superior de Agronomia, de Lisboa, em 1985, responsável pelo ACB Arquitetura Paisagística. Bolseira Fullbright-ITT, Mestre em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Massachusetts em 1989. Doutorou-se em 1993 e fez a Agregação em 2006 no I.S.A., onde lecciona desde 1989 nas áreas de História de Arte de Jardins e Material Vegetal, desenvolvendo depois áreas de ensino em Ecologia da Paisagem e Restauro de Património Paisagístico e Projeto de espaços públicos. Presidiu à Secção de Arquitectura Paisagista durante dez anos e fez parte do Conselho Directivo do I.S.A. de 1993 a 1995. Em 1994 faz parte da equipe fundadora do Centro de Ecologia Aplicada no Instituto Superior de Agronomia. Actualmente é das disciplinas de História e Teoria da Arquitectura Paisagista da licenciatura, Projecto e Crítica da Paisagem e Recuperação e Gestão de Paisagens Culturais do Mestrado em Arquitectura Paisagista e dirige o Doutoramento em Arquitectura Paisagista e Ecologia Urbana (LINK), terceiro ciclo de Bolonha nesta área. Este Programa Doutoral criado em associação entre as Universidades Técnicas de Lisboa, de Coimbra e do Porto, duram desde 2009/2010. Cristina Castel-Branco leccionou como docente convidada em níveis de pós-graduação nas Universidades de Madrid, Manchester, Granada, Porto, Coimbra,Tóquio, Ljubljana, e dirigiu o restauro do Jardim Botânico da Ajuda (1994-1997), tendo sido Directora deste jardim entre 1997 e 2002. Foi assessora chefe de Arquitectura Paisagista da Expo98 e Directora do Projecto do Jardim Garcia de Orta. È conselheira da Unesco no Comité internacional de Paisagens Culturais e recebeu em 2013 a condecoração de Officier des Arts et des Lettres do Govverno Francês pelos trabalhos prestados ao património de jardins e paisagens culturais


Raquel Carvalho

Licenciada em Arquitectura Paisagista em 2005, Instituto Superior de Agronomia, Lisboa. Trabalha em ACB Arquitetura Paisagistica desde 2005.

Projectos:Restauro do Jardim de Vénus, Palácio Fronteira; Cortina arbórea, Palácio Fronteira; Casa de Fresco e Lago dos SSs, Palácio Fronteira; Jardim Contemporâneo e Horta, Palácio Fronteira; Moradia no Estoril; Atelier ACB, Lisboa; Quinta do Poço das Romeiras, Portimão; Loteamento da Tapada das Pereiras, Portalegre; Lote 22 - L5 Penínula - Lagoa Formosa, Herdade da Comporta; Lote 2 e 4 - L8 Ilha - Lagoa Formosa, Herdade da Comporta; Parque Alqueva Design Guidelines; Jardim das Suites do Canal, Quinta das Lágrimas; Casa Grande, Quinta do Perú; Arborização e Enquadramento do Golfe, Quinta do Perú; Jardim do Lar D. Amélia, Abrantes; Vilarinhos, Loulé; Restauro do Sistema Hidráulico da Quinta das Machadas, Setúbal; Requalificação do Jardim Constantino Palha e Qualificação dos Espaços Exteriores do Bairro dos Avieiros; Parque Urbano da Cidade de Olhão; Jardim Duque da Terceira, Angra do Heroísmo; Hotel Marmoris, Vila Viçosa; Parque Urbano da Várzea, Setúbal; Arborização do Parque da Goldra, Covilhã.


Victor J. Walker

Arquiteto paisagista, professor e autor de livros e artigos sobre paisagismo. Formado na Havard University Graduate School of Design (1970) e Suny College of Forestry at Syracusa University (1966). Membro do board de diretores da Hubbard Educational Foundation desde 2004. Iniciou sua carreira no Department of Parks and Recreation, Syracuse, New York, e atuou em diferentes escritórios, (Sasaki, Dawson, DeMay Associates, Inc, Hugh Stubbins and Associates, Shepley Bulfinch Richardson and Abbott, The Pollack Walker Williams Partnership, Walker Design Group), sendo que, desde 1986, é socio e arquitecto chefe do Walker°Kleusing Design Group, em Boston. É especialista em restauro de jardins e parques históricos do século XIX tendo recebido vários prémios da American Society of Landscape Architects.

Conheça um pouco do Museu Mariano Procópio



Fonte


Compartilhar:


Anterior Próximo

O guia traz diversas dicas para profissionais que desejam se destacar no mercado de paisagismo

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Entrevista
Entrevista: Paisagista Alexandre Drefahl fala sobre o paisagismo atual
Entrevista: Paisagista Alexandre Drefahl fala sobre o paisagismo atual

O paisagismo tem uma participação cada vez maior na valorização imobiliária. Deixou o segundo plano para ganhar a cena

Entrevista: Helton Josué Teodoro Muniz, maior colecionador de frutíferas do Brasil
Entrevista: Helton Josué Teodoro Muniz, maior colecionador de frutíferas do Brasil

Maior coleção de plantas frutíferas do Brasil, certificada pelo RankBrasil,em 2015,Campina do Monte Alegre (SP)

Botânica
Mudança de nomes botânicos e a história do nome de Agapanthus africanus
Mudança de nomes botânicos e a história do nome de Agapanthus africanus

Conheça a história do nome de Agapanthus africanus

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE 2016: Selecionando Hachuras
AutoLANDSCAPE 2016: Selecionando Hachuras

Aprenda a utilizar as hachuras para deixar seu projeto de paisagismo mais real com o AutoLANDSCAPE 2016

PhotoLANDSCAPE 2016: Selecionando itens, mapas e modelos 3D
PhotoLANDSCAPE 2016: Selecionando itens, mapas e modelos 3D

O PhotoLANDSCAPE 2016 traz novos recursos para a seleção de itens e suas informações em seu projeto de paisagismo. Confira!

HydroLANDSCAPE 2016: Novas ferramentas da tela de Diagrama
HydroLANDSCAPE 2016: Novas ferramentas da tela de Diagrama

Veja as novas ferramentas da tela de Diagrama e como elas podem auxilia-lo a desenvolver seus projetos de forma mais ágil utilizando o HydroLANDSCAPE

LandMANAGER 2016: Seja um usuário Beta

Veja como se tornar um testador beta do programa de Execução e Manutenção de áreas verdes da AuE Software.

Notícias
Curso de Jardinagem Básico

Espécies ornamentais para jardim, substratos, compostagem, plantios, poda, propagação,implantação e manutenção de jardins

Euanthus panii a flor de 160 milhões de anos
Euanthus panii a flor de 160 milhões de anos

Uma espécime de aproximadamente 160 milhões de anos (período Jurássico) foi encontrada na China

Forneço mantas para jardim vertical - importadas da Espanha
Forneço mantas para jardim vertical - importadas da Espanha

Mantas de alta qualidade, em rolos de 60m, importadas da Espanha. Interessados entrar em contato com conceiçãolimoli@terra.com.br

12° Garden Fair: Novidades e bons negócios para profissionais
12° Garden Fair: Novidades e bons negócios para profissionais

Este ano acontece a 12 edição da Garden Fair. Saiba mais sobre o evento.

22 Hortitec: Exposição de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas
22 Hortitec: Exposição de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas

venha participar da 22 edição da Hortitec em Holambra

Deixe o passado para trás!
Deixe o passado para trás!

Esqueça o passado, Hoje você pode trabalhar com softwares mais eficientes e obter melhor aproveitamento

O workshop "Restauro de Jardins Históricos".
O workshop "Restauro de Jardins Históricos".

O Museu Mariano Procópio de Juiz de Fora sedia um Curso de grande importância: O workshop "Restauro de Jardins Históricos".

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 11 No 130 / Março de 2015

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*