Organizador da FiaFlora ExpoGarden fala sobre a feira

Autor: Anita Cid - Data: 01/09/2010

Teodoro Henrique da Silva

Teodoro Henrique da Silva trabalha com feiras desde 1965. Esteve na Alcântara Machado, onde exerceu o cargo de Diretor de Feiras. Em 1997, criou a própria empresa a THS Feiras & Exposições, que conta com a Fiaflora ExpoGarden, em sua 13ª edição, e com as feiras realizadas na região centro-oeste do Brasil, a Fiaflora ExpoGarden Brasília, a Mundo Orgânico, a Feira da Beleza Brasileira e a Casa & jardim Show.

AuE Soluções: Quais são os principais atrativos da 13ª edição da Fiaflora ExpoGarden?

Teodoro: Um dos principais atrativos da 13ª Fiaflora ExpoGarden será as novidades e tendências apresentadas pelos cerca de 220 expositores, que estarão divididos em quatro setores principais, que remetem aos quatro elementos da natureza - AR, ÁGUA, FOGO e TERRA.

Outro destaque será a 13ª Mostra Paisagismo - soluções para pequenos espaços, conhecida por difundir os conceitos mais modernos e atuais no mercado de paisagismo, por revelar novos talentos e abrir espaço para que esses profissionais sejam ainda mais valorizados, conhecidos e reconhecidos. Serão doze profissionais que mostrarão nos dez espaços de 25 m² e nas duas áreas de 50 m² as novas técnicas para a criação de jardins, áreas verdes de lazer e lounges sustentáveis em locais com acesso limitado, e outras soluções para ambientes internos pequenos.

O 13º Congresso Brasileiro de Paisagismo, com o tema central "O Projeto de Paisagismo em Escala Urbana - Parques, Praças e Condomínios Verticais e Horizontais", também deverá atrair muitos profissionais do segmento, uma vez que o seu objetivo é promover a discussão dos assuntos mais pertinentes dentro do cotidiano do profissional do paisagismo e dos temas que possam impactar sua carreira, sendo uma ótima oportunidade para que ele conheça os principais movimentos do mercado e fique atualizado quanto às tendências de seu segmento. Serão 11 paineis temáticos, ministrados por renomados especialistas do setor no Brasil e do exterior.

AuE Soluções: Quais as novidades que a feira trará este ano?

Teodoro: A grande novidade da feira este ano é o Espaço "Natureza-Viva" - Oficinas Técnicas para Viveiristas, Paisagistas e Jardineiros Profissionais, cujo tema central é "Biodiversidade e Sustentabilidade em Projetos Paisagísticos e na Exploração Econômica das Floras Regionais". O objetivo do evento é promover a interação, a capacitação, o treinamento e a troca de informações tecnológicas e comerciais entre paisagistas, produtores profissionais de flores e plantas ornamentais, pesquisadores, empresas públicas prestadoras de serviços de natureza ambiental, profissionais das áreas técnicas afins, fabricantes industriais e artesanais de insumos para a indústria do paisagismo e da jardinagem e demais agentes atuantes na cadeia produtiva, favorecendo o desenvolvimento harmônico, sustentado e eficiente de todo o setor, ressaltando as práticas de sustentabilidade ecológica e ambiental e do tratamento privilegiado das biodiversidades regionais.

AuE Soluções: A quem o evento se destina?

Teodoro: A feira é destinada aos arquitetos paisagistas, paisagistas, decoradores, engenheiros agrônomos, jardineiros, distribuidores, lojistas, atacadistas, compradores de garden centers e home centers, representantes comerciais, demais profissionais do setor e público interessado nos produtos e serviços para paisagismo, jardinagem, lazer e floricultura.

AuE Soluções: Como os interessados em participar da feira e do congresso devem proceder?

Teodoro: Para visitar a Fiaflora ExpoGarden, o interessado pode realizar seu pré-credenciamento no site oficial www.expogarden.com.br. O procedimento é rápido, fácil e gratuito. Ao acessar o site, é só responder as questões solicitadas e, em poucos segundos, o sistema irá gerar um código de registro para ser impresso ao final da operação. Quando chegar à Feira, o visitante se dirige a um posto de autoatendimento, similar aos utilizados por companhias aéreas em aeroportos, digita o código gerado e, instantaneamente, terá sua credencial impressa.

No caso do Congresso, o interessado deve fazer o download da ficha de inscrição na seção "Eventos Simultâneos" do site oficial, www.expogarden.com.br, preencher o documento, enviar a ficha preenchida para o email congresso@expogarden.com.br e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. Ainda será possível fazer a inscrição no local do evento. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 2796-5311 / 3845-0828

AuE Soluções: Qual é a expectativa de público?

Teodoro: Para a Fiaflora ExpoGarden esperamos um público de cerca de 30 mil visitantes. No entanto esse número pode crescer em decorrência da visitação da Semana Imobiliária São Paulo 2010, que conta ainda com mais três feiras. A expectativa para a Semana é receber mais de 80 mil visitantes.

AuE Soluções: Qual a importância de uma feira deste porte para os profissionais do ramo? E para o Brasil?

Teodoro: A profissionalização dos quatro setores demanda que haja uma feira de negócios que permita o profissional conhecer as últimas novidades em produtos e serviços e as tendências de mercado para os próximos anos. Com isso, ele poderá planejar as melhores estratégias para o seu negócio e se preparar para atender, quem sabe, um possível crescimento de demanda em relação ao seu produto. Um exemplo disso é o Congresso que, nesta edição, debaterá o projeto paisagístico em escala urbana. Qual é o motivo disso? A realização de grandes eventos no Brasil nos próximos anos que, certamente, impulsionará o mercado de paisagismo, haja visto que estão sendo previstos reformas para embelezamento de áreas públicas em decorrência da visita de muitos turistas.

No caso do Brasil, além de mostrar a profissionalização dos quatro setores ainda ressalta o potencial que cada um deles oferece. Com o crescimento, há um maior número de empresas e possibilidade de aumento de renda e geração de empregos.

AuE Soluções: Como a Fiaflora ExpoGarden capacitará os participantes?

Teodoro: O inédito Espaço "Natureza-Viva" - Oficinas Técnicas para Viveiristas, Paisagistas e Jardineiros Profissionais, com o tema central: "Biodiversidade e Sustentabilidade em Projetos Paisagísticos e na Exploração Econômica das Floras Regionais", será uma das opções para capacitação de participantes da feira. Serão dez oficinas técnicas, realizadas em uma arena própria na Fiaflora ExpoGarden, com demonstrações e interações práticas entre o instrutor e o participante, que enfatizam os procedimentos de reprodução, cultivo, condução, enxertia, poda, acondicionamento, embalagem, transporte, manuseio e conservação de flores e plantas ornamentais para o correto atendimento das novas demandas da indústria da jardinagem e do paisagismo contemporâneos e da exploração econômica das floras regionais, dentro da visão integrada da sustentabilidade e da proteção da biodiversidade. As oficinas são gratuitas e as inscrições são feitas minutos antes do início da apresentação. Outra forma de atualização profissional é participar do do 13º Congresso Brasileiro de Paisagismo.

AuE Soluções: Como os quatro eventos - 13º CONGRESSO BRASILEIRO DE PAISAGISMO, a 13ª MOSTRA PAISAGISMO; o ESPAÇO DESIGN FLORAL e o ESPAÇO NATUREZA-VIVA - são complementares?

Teodoro: Esses eventos completam a sinergia da Fiaflora ExpoGarden que, após 12 anos de existência, é considerada a principal feira de negócios, de tendências e de novidades no setor de paisagismo, jardinagem, lazer e floricultura. O Congresso, por exemplo, debate os principais assuntos que envolvem o segmento na atualidade. A Mostra apresenta as novas técnicas para criação de projetos paisagísticos e jardins em pequenos espaços, o Espaço Natureza-Viva irá capacitar e treinar profissionais do segmento. Por fim, o Espaço Design Flora mostrará o potencial da jardinagem e floricultura brasileira.

AuE Soluções: Como você avalia o mercado de paisagismo atual?

Teodoro: O mercado de paisagismo está em franca expansão, registrando crescimento entre 15 e 20% ao ano, nos últimos anos. As pessoas estão valorizando cada vez mais a questão da sustentabilidade, da qualidade de vida e da preservação do meio-ambiente e no caso do paisagismo, jardinagem, lazer e floricultura, essa temática é obrigatória.

É possível perceber também um movimento no qual os condomínios estão virando autênticos clubes, oferecendo uma infraestrutura de lazer, com piscinas, playgrounds, quadras desportivas, espaços para churrasqueiras, e valorizando o aspecto paisagístico e a jardinagem, além, é claro, da segurança.

O fortalecimento do setor também pode ser comprovado pelos modernos garden centers instalados nas grandes capitais e municípios do interior e pela introdução desses produtos em home centers somados ao aumento de empresas especializadas e dos investimentos para a comercialização de novos serviços e produtos no segmento.

AuE Soluções: Como o boom imobiliário influi no mercado de paisagismo?

Teodoro: O ótimo momento do mercado imobiliário brasileiro está impulsionando o crescimento do consumo e do interesse em outros setores da economia, especialmente o paisagismo, jardinagem, lazer e floricultura. Os projetos desenvolvidos por profissionais de paisagismo estão sendo muito valorizados e reconhecidos pelo mercado imobiliário como um diferencial na venda dos imóveis. Além disso, os consumidores estão cada vez mais sensíveis a questões que envolvam o meio-ambiente, o bem-estar e a qualidade de vida, por isso detalhes relacionados às áreas de lazer e a utilização do verde para a harmonização do ambiente, antes supérfluos, tornaram-se diferenciais competitivos.

AuE Soluções: Desde 2000, a AuE Soluções participa da Fiaflora ExpoGarden. Como você avalia esta participação?

Teodoro: A AuE Soluções é uma parceira antiga da Fiaflora ExpoGarden e sua participação é muito importante para nós, os organizadores, e também para o visitante. Os softwares da empresa são muito difundidos no mercado de paisagismo e o público sempre procura o estande da AuE Soluções para saber sobre novidades, novas versões e atualizações dos programas.

Veja também AuE Soluções participa da 13ª FiaFlora ExpoGarden


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Fernanda - Data: 14/10/2010 11:14:04

Bom dia!

Por gentileza, sera possivel me enviar a lista de expositores que participaram da feira? nao estou encontrando uma empresa que fornece um tipo de irrigacao reciclavel.

Desde ja, agradeco pela atencao.

Fernanda Cannavam



AuE Responde: Prezada Fernanda, infelizmente a revista AuE Paisagismo só divulgou o evento, não temos esta lista para lhe fornecer. Veja no site dos organizadores da Fiaflora Expogarden como conseguir: http://www.expogarden.com.br/



2 - Autor: Iris W. Rodella - Data: 29/09/2010 08:50:15

Infelizmente não pude participar da feira, pois estava viajando. Necessito da lista de expositores que participaram da feira. V.Sa. teriam esta lista para me fornecer?



Agradeço antecipadamente por vossa ajuda!



Atenciosamente,

Iris W. Rodella, S. Paulo

Cel. 11 8124-3757



AuE Responde: Prezada Iris, infelizmente não temos esta lista, entre em contato diretamente com os organizadores da Fiaflora Expogarden no site http://www.expogarden.com.br/ e solicite via e-mail.



3 - Autor: isael - Data: 15/09/2010 09:23:42

Oportunidade excelente para os envolvidos no paisagismo em brasilia.




Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*