PhotoLANDSCAPE: Fotomontagem de Paisagismo

Autor: Arq. Guilherme Motta - Data: 05/07/2004

Porque projetar no computador ? Hoje já é tão comum pensarmos que "temos que desenhar no computador" que as vezes nem nos fazemos esta pergunta. Mas, se pensarmos por um instante, veremos que o computador é a grande ferramenta inventada pelo homem do século XX, para se produzir com maior rapidez e precisão. Ou seja, desenvolver os projetos com qualidade e em menos tempo, o que equivale a dizer com menor custo.

Na década de 1980 desenvolveu-se o conceito de CAD, Computer Aided Design ou Desenho Auxiliado pelo Computador. A partir daí, começaram a ser desenvolvidos softwares que, hoje, praticamente extinguiram o uso da tradicional prancheta, substituída pelo uso de desenho no computador. Dos diversos programas de CAD, o principal no mercado é o AutoCAD.

Recentemente, com a evolução tecnológica, os projetos que inicialmente eram desenhados no computador apenas em 2D, estão passando a ser desenhados em três dimensões (3D) e apresentados aos clientes na forma de "apresentações fotorrealísticas".

Fotorrealismo é um termo usado para designar um desenho feito no computador que dá a impressão de ser uma foto real de um local ou objeto. Em programas de CAD é necessário "renderizar" o desenho para se obter esta imagem. Assim, a renderização é uma forma de se obter o fotorrealismo.

No caso do paisagismo, os esforços de apresentação de projetos com fotorrealismo encontram uma forte barreira, pois os desenhos dos vegetais, modelados em 3D, raramente conseguem mostrar as características reais de cor e textura das plantas. Além disso, esses desenhos em 3D são extremamente complexos e sua manipulação necessita de computadores muito mais rápidos que os disponíveis no mercado.

Nesse panorama, a fotomontagem é o recurso com melhor resultado para apresentação de projetos de paisagismo.

Fotomontagem é uma colagem moderna, ou seja, recortar um pedaço de uma foto e montar em outra foto. O objetivo é mostrar com realismo o projeto desenvolvido.

Com as técnicas de modelamento e renderização em 3D é possível se obter apresentações extremamente sofisticadas. Porém, o tempo e o esforço necessário para se obter estas apresentações, normalmente, supera o desenvolvimento do próprio projeto, o que torna o seu uso inviável no dia-a-dia dos escritórios, além de ser um caminho na contra-mão dos motivos pelos quais usamos o computador.

Veja este exemplo de fotomontagem desenvolvida com o PhotoLANDSCAPE


Compartilhar:



Cursos online ao vivo da AuE Software!

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: Deborah - Data: 11/11/2008

Adorei




Entrevista
Lançamentos
Promoções
Dicas Técnicas
Novidades
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 1 No 1 / Junho de 2004

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Recanto da Baronesa - Loteamento Agroecológico

Mário Sérgio Soléo Scalambrino

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*