Reserva de Mata Atlântica: Patrimônio Natural Mundial

Autor: Regina Motta - Data: 06/08/2014

Áreas Protegidas
Região entre São Paulo e Paraná também é reconhecida como Reserva da Biosfera pela Unesco por seus bens étnico-culturais O trecho da Mata Atlântica que se inicia na Serra da Jureia (Iguape - SP) e vai até a Ilha do Mel (Paranaguá - PR) foi declarado Reserva da Biosfera, pela Unesco, em 1991. Localizada entre as latitudes de 24º 10 e 25º 40 Sul e as longitudes 46º 50 e 48º 44 Oeste, a área, cuja altitude varia de 0 a 1,4 mil metros, também recebeu o título de sítio ido Patrimônio Natural Mundial da organização, em 1999.

Os Sítios do Patrimônio Mundial Natural protegem áreas consideradas excepcionais do ponto de vista da diversidade biológica e da paisagem. Neles, a proteção ao ambiente, do patrimônio arqueológico, o respeito à diversidade cultural e às populações tradicionais são objeto de atenção especial. Os Sítios geram, além de benefícios à natureza, uma importante fonte de renda oriunda do desenvolvimento do ecoturismo.



Histórico

A Mata Atlântica, que se estendia por 17 estados brasileiros, correspondia a aproximadamente 1,3 milhão de quilômetros quadrados ou 15% do território nacional. Após 500 anos de ocupação, a área ficou reduzida a 95 mil quilômetros quadrados, ou seja, 7,3% da original.

Logo depois do descobrimento, iniciou-se à exploração intensiva e desordenada da floresta, sendo que o pau-brasil foi o principal alvo de extração e exportação dos exploradores que colonizaram a região. O primeiro contrato comercial para a exploração do pau-brasil foi feito em 1502, o que levou o Brasil a ser conhecido como Terra Brasilis, ligando o nome do país à exploração dessa madeira avermelhada como brasa. Outras madeiras de valor também foram extraídas até a quase extinção: tapinhoã, sucupira, canela, canjarana, jacarandá, araribá, pequi, jenipaparana, peroba, urucurana e vinhático.

No Nordeste brasileiro, a extinção quase total da vegetação, deve-se principalmente a monocultura da cana-de-açúcar, o que agravou as condições de sobrevivência da população, causando pobreza e êxodo rural.
Na região Sudeste, a cultura do café foi a principal responsável pela destruição da vegetação nativa, restando uma área muito pequena para a preservação de espécies, algumas em risco devido à poluição ocasionada pela emissão industrial de agentes nocivos.

Na região Sul, a exploração predatória da Mata Atlântica devastou o ecossistema da floresta de Araucárias devido ao valor comercial da madeira extraída dos pinheiros. A paisagem é caracterizada por montanhas isoladas e rios em vales profundos. O relevo é acidentado, com escarpas que, por serem paralelas à costa do oceano Atlântico, recebem o nome de Serra do Mar.
As áreas remanescentes da Mata Atlântica, localizadas nas serras do Mar e da Mantiqueira, caracterizam-se pela vegetação exuberante, com acentuado higrofitismo. As florestas atlânticas, ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes, com exemplares que chegam a atingir 50 metros de altura, e grande diversidade de briófitas, cipós e epífitas, como bromélias e orquídeas.

A fauna endêmica é formada principalmente por anfíbios, mamíferos e aves das mais diversas espécies. A vida é muito intensa no estrato alto, nas copas das árvores, que se tocam formando uma camada contínua. Essa cobertura gera uma região de sombra que, por sua vez, cria o microclima típico da mata, sempre úmido e sombreado. Dessa forma, há uma estratificação da vegetação, criando diferentes habitats para a diversificada fauna.

Biodiversidade

A biodiversidade da Mata Atlântica é semelhante à da Amazônia, havendo subdivisões do bioma em diversos ecossistemas devido a variações de latitude e altitude. São 250 espécies de mamíferos, 1020 de pássaros, 197 de répteis, 340 de anfíbios e 350 de peixes que integram até hoje o bioma, sem contar os insetos, e demais invertebrados, e, ainda, as espécies não descobertas pela ciência que podem habitar os trechos intactos de floresta.

Outro número impressionante da fauna da Mata Atlântica refere-se ao endemismo: das 1.711 espécies de vertebrados que ali vivem, 700 são endêmicos, sendo 55 de mamíferos, 188 de aves, 60 de répteis, 90 de anfíbios e 133 de peixes. Essas características a tornam o ecossistema bioma de maior biodiversidade na face da Terra. Por outro lado, em um bioma reduzido a cerca de 7% de sua cobertura original, é inevitável que a diversidade faunística esteja pressionada pelas atividades humanas. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Mata Atlântica abriga hoje 383 dos 633 animais ameaçados de extinção no Brasil.


Onça pintada - fauna da Mata Atlântica

Reserva da Biosfera

A inclusão da Mata Atlântica na Reserva da Biosfera pela Unesco tem por objetivo estimular a preservação das florestas primárias e garantir a existência do seu patrimônio étnico e cultural, representado especialmente, pelas comunidades indígenas que habitam o entorno da área protegida. Essas comunidades convivem, há séculos, em plena harmonia com o meio ambiente, servindo-se deste sem destruí-lo.

Seus conhecimentos sobre madeiras e plantas medicinais, técnicas artesanais e manifestações rituais e artísticas, que dependem dos recursos naturais, ficarão ameaçados se estes desaparecerem.

Fonte: Reserva de Mata Atlântica é sítio do Patrimônio Natural Mundial


Compartilhar:


Anterior Próximo

O guia traz diversas dicas para profissionais que desejam se destacar no mercado de paisagismo

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Entrevista
Entrevista: Paisagista Guilherme Takeda - 30 anos de experiência
Entrevista: Paisagista Guilherme Takeda - 30 anos de experiência

Atende a projetos em todas as regiões do país e no mercado imobiliário, condomínios, loteamentos e no projeto urbanístico colaborativo

AuE Network
Novos mapas para download

Este mês estamos publicando mais mapas para plantas existe em nosso sistema, confira.

Novos desenhos para download

Este mês estamos publicando mais 10 novos desenhos em nosso sistema, confira.

Dicas Técnicas
PhotoLANDSCAPE: Trabalhando com polígonos - AVANÇADO
PhotoLANDSCAPE: Trabalhando com polígonos - AVANÇADO

Aprenda a utilizar melhor a ferramenta polígono em sua fotomontagem feita no PhotoLANDSCAPE

AutoLANDSCAPE: Itens "Perdidos" no Projeto?
AutoLANDSCAPE: Itens "Perdidos" no Projeto?

Itens aparecendo em sua tabela que não estão no projeto de paisagismo feito no AutoLANDSCAPE? Veja o que pode ser.

HydroLANDSCAPE: Trabalhando com a escala do desenho
HydroLANDSCAPE: Trabalhando com a escala do desenho

Aprenda como funciona a escala nos desenhos de CAD e como utiliza-la.

Notícias
AuE apresentou o HydroLANDSCAPE no curso de irrigação ministrado pela RainBird no Rio de Janeiro
AuE apresentou o HydroLANDSCAPE no curso de irrigação ministrado pela RainBird no Rio de Janeiro

A academia RainBird é um grande evento de formação de profissionais em irrigação para paisagismo, o HydroLANDSCAPE esteve lá!

AuE Soluções esteve na Garden Fair 2014
AuE Soluções esteve na Garden Fair 2014

A AuE Soluções participou de mais uma GardenFair, em Holambra, SP.

33a Expoflora 2014
33a Expoflora 2014

Mostra de paisagismo e jardinagem comemora 10 anos e consagra-se como uma das principais atrações do evento

As belas glicínias do Ashikaga Flower Park - Japão
As belas glicínias do Ashikaga Flower Park - Japão

No Japão, essas flores são chamadas de Fuji e juntamente com o Sakurá, são as flores mais apreciadas no Japão.

Cientista egípcio quer alimentar mundo com mandioca
Cientista egípcio quer alimentar mundo com mandioca

mandioca que contém o dobro da quantidade normal de proteína,pode salvar da fome os países da América do Sul e da África.

Flora brasileira: 300 novas espécies em Roraima
Flora brasileira: 300 novas espécies em Roraima

Foram identificadas também 124 espécies de aves, 131 de peixes, 23 de anfíbios, 14 de lagartos, 5 de serpentes e 18 de mamíferos.

Fotossíntese artificial, será a energia do futuro?
Fotossíntese artificial, será a energia do futuro?

"Se existe na natureza, não há nenhuma lei científica que impeça que seja feita pelo homem"

Reserva de Mata Atlântica: Patrimônio Natural Mundial
Reserva de Mata Atlântica: Patrimônio Natural Mundial

Essas características a tornam o ecossistema bioma de maior biodiversidade na face da Terra

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 11 No 122 / Julho de 2014

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto Firenze

Angela Cristina Herberts Haag

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*