Upgrade de desenhos do AutoLANDSCAPE 2000/2002 para a versão 2006

Autor: Guilherme Motta - Data: 03/08/2006

O AutoLANDSCAPE 2006 trouxe uma série de melhorias, dentre elas destacamos que ele passou a lidar com outros itens de projeto além de plantas. Enquanto nas versões 2000 e 2002 o AutoLANDSCAPE somente desenhava, quantificava e orçava vegetação, o AutoLANDSCAPE 2006 implanta mobiliários, pisos e plantas, além de grupos de itens. Essas e outras mudanças fizeram com que os desenhos feitos com a versão nova não sejam reconhecidos pelas versões antigas, e os desenhos feitos com as versões anteriores tenham de ser convertidos para que o AutoLANDSCAPE 2006 possa interpretá-los.

Esta matéria ira apresentar o processo para realizar a migração de seus desenhos antigos para o novo formato. Se o botão de conversão

não estiver em sua barra de ferramentas (na aba Extras, conforme explicado na figura abaixo), faça a atualização de seu AutoLANDSCAPE, conforme descrito na matéria técnica "Mantenha o sistema atualizado" de novembro de 2005.

Antes de mais nada, é importante frisar que não existe função para converter um desenho do AutoLANDSCAPE 2006 para as versões anteriores; por isso, os desenhos convertidos e os novos desenhos gerados não poderão ser trabalhados nos programas antigos.

É recomendável fazer um backup, ou seja, uma cópia de segurança, do seu arquivo antes de convertê-lo para o formato do 2006.

Primeiramente, abra seu projeto feito com o AutoLANDSCAPE 2000 ou 2002 no programa de CAD e vá na aba "Extras" no AutoLANDSCAPE 2006 e clique no botão para acionar o assistente de conversão de desenhos.



A tela do Assistente de Conversão deverá aparecer explicando as etapas para este processo, conforme a tela abaixo.



Este Assistente realiza a migração das plantas originais do sistema, mas não consegue migrar as plantas inseridas pelo usuário. Ele prepara a conversão, mas será preciso que você configure manualmente a conversão para as plantas inseridas por você no banco de dados do sistema.

Na tela do Assistente, clique em Avançar > para as etapas 1 e 2 e o AutoLANDSCAPE irá ocultar o assistente e acionar o CAD para obter informações.

Caso o desenho já esteja no formato do AutoLANDSCAPE 2006 será apresentada a seguinte mensagem na barra de comandos do CAD. Neste caso o Assistente será encerrado automaticamente.



Caso o desenho possua plantas no formato do AutoLANDSCAPE 2000 ou 2002 você irá obter a seguinte tela:



Esta mensagem explica, justamente, que a conversão das plantas inseridas pelo usuário deverá ser feita manualmente. Isto se deve ao fato de que um desenho de CAD feito por outra empresa ou outro profissional pode ser aberto em seu computador e muitas vezes as plantas que ele inseriu não estarão disponíveis em seu banco de dados, assim é preciso defini-las corretamente ou inseri-las no seu sistema.

Clicando em OK na mensagem você verá uma tela semelhante a esta:



Neste exemplo, o projeto foi desenvolvido com o AutoLANDSCAPE 2000. Neste caso, a tela de conversão (figura acima) não apresenta o Nome (científico) nem o nome Popular das plantas, somente o código. Repare ainda que, na tela acima, a planta DIBI foi listada várias vezes, isto ocorre porque ela foi inserida em forma de canteiros (áreas), neste caso o Assistente irá listar uma planta para cada canteiro.

Para especificar a planta correspondente no banco de dados novo basta clicar em "Trocar por outro Item" e buscar na tela abaixo.



A planta DIBI corresponde a Dietes bicolor que já existe no sistema 2006, porém, se fosse necessário, você poderia incluir a planta nova clicando no botão "Inclui Novo Item" e seguindo os passos do assistente para inclusão rápida até o fim.



Quando a lista de plantas com erro ficar vazia, o Assistente irá habilitar o botão "Avançar >", clique nele para que o assistente faça a conversão do seu desenho.

Você verá que o AutoLANDSCAPE irá mudar os desenhos das plantas na medida em que as for convertendo para a versão nova (2006). Quando o processo terminar, você poderá ver o LOG (relatório que contém o histórico do processo recém realizado pelo computador) da conversão para verificar se houve algum problema. Aperte o a tecla F2 (no teclado) para ver a tela de histórico do CAD, semelhante a tela abaixo:



Pronto ! o desenho de seu projeto foi convertido para o AutoLANDSCAPE 2006. Agora você pode trabalhar normalmente com este projeto e aproveitar os novos recursos que o sistema 2006 tem a oferecer.


Compartilhar:


Anterior Próximo

Softwares para paisagismo e irrigação.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Entrevista
Botânica
Dicas Técnicas
Notícias
Carta dos leitores
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 3 No 26 / Julho de 2006

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*