Frederico Maia Haun, Rain Bird Brasil Ltda., Irrigação em Paisagismo

Autor: Regina Motta - Data: 12/05/2015

O poder da irrigação em áreas verdes se torna cada vez mais visível nos dias em que a água se tornou um bem escasso e, por isto, muito mais valioso. No Brasil, esta prática veio se aprimorando com os anos e hoje o profissional de irrigação qualificado tem o seu préstimo no mercado.
Conversamos com o profissional Frederico Maia Haun, Gerente de Serviços Brasil, CLIA - Auditor Certificado para Irrigação Paisagística, Rain Bird Brasil Ltda.

AuE Paisagismo: Gostaríamos de saber um pouco mais sobre você. Como foi a sua escolha por esta profissão?

Frederico: Me formei em Engenharia Agronômica na UFV e, já na faculdade, me apaixonei pela área de irrigação. Comecei no segmento de paisagismo trabalhando no Rio de Janeiro e posteriormente em Minas Gerais, até ser convidado a assumir o departamento de serviços da Rain Bird.



AuE Paisagismo: Qual a importância de se ter um projeto de irrigação?

Frederico: Um sistema de irrigação requer conhecimentos e domínio de disciplinas diversas como hidráulica, elétrica, plantas, solo, paisagismo, etc ... Um projeto mal elaborado pode comprometer a instalação e a manutenção futura. Pode ainda levar a consumo exagerado de água e energia. Daí a importância de um bom planejamento e estudo por um profissional que detenha conhecimento das técnicas de irrigação.

AuE Paisagismo: Qual a importância de um sistema de irrigação para um jardim?

Frederico: Belos jardins influenciam e impressionam pessoas, de todas as idades e classes, em qualquer lugar. Um sistema automatizado é bem mais eficiente e econômico que a irrigação manual. Aplicando somente a quantidade de água necessária, em dias e horários pré-determinados, conseguimos melhores resultados com menores recursos.

AuE Paisagismo: Quais são os fatores a se considerar quando trabalhamos com projeto de irrigação?

Frederico: Projetar conforme a necessidade do cliente. Buscar a melhor solução técnica baseada em princípios de economia de água e energia e projetos que incorporem o conceito de Uso Inteligente da Água.



AuE Paisagismo: Como um bom projeto de irrigação pode contribuir para a economia de água?

Frederico: A contribuição pode vir do uso de equipamentos adequados às diversas situações do paisagismo, mais eficientes na aplicação de água, com menor consumo de energia. Técnicas permitem a irrigação em função do clima, da ocorrência de chuvas e da umidade presente no solo.

AuE Paisagismo: Qual o papel da irrigação neste momento de escassez de água no Sudeste?

Sistemas de irrigação paisagística adequadamente projetados, instalados, mantidos e administrados reduzem grandemente o desperdício de água.

A irrigação por água de reuso (águas cinzas), ou o aproveitamento das águas de chuvas, são técnicas que contribuem para a reposição dos mananciais de água, utilizando o solo como filtro natural para a reciclagem da água contaminada nos grandes centros.

AuE Paisagismo: Existe algum incentivo do Governo para os sistemas de irrigação?

Frederico: No Brasil já observamos, em algumas áreas com escassez, esforços para a conservação da água. Com o tempo, estes esforços poderão se tornar a base para uma política coordenada de uso racional da água, incluindo incentivos e subsídios. Por outro lado, os municípios já poderiam, por exemplo, exigir a apresentação do projeto de irrigação para aprovação antes da construção dos jardins.

AuE Paisagismo: Para quem quer ingressar neste mercado como profissional, quais seriam os primeiros passos, no seu ponto de vista?

Frederico: Sem dúvidas a capacitação através de treinamentos especializados. Nas faculdades brasileiras ainda não aprendemos técnicas específicas da irrigação paisagística. O profissional deve buscar esta complementação.

AuE Paisagismo: Quais são as entidades de classe do setor de irrigação e as boas publicações para este público?

Frederico: A ABID - Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem é a principal entidade do setor. Além da sua própria publicação, são várias as outras existentes: Irrigazine, Jornal da Itograss, Revista Natureza, são alguns exemplos de publicações que veiculam reportagens direcionadas para a irrigação paisagística e de gramados esportivos.

AuE Paisagismo: Sabemos que, hoje, em qualquer área de trabalho, o conhecimento e a formação técnica é a chave do sucesso. Para quem se está na área de irrigação ou pretende ingressar na mesma, onde procurar este conhecimento?

Frederico: A Academia Rain Bird é uma iniciativa da nossa companhia, como parte da nossa missão de formar profissionais de irrigação para os mercados mundiais. Nos EUA e Europa, este formato já é reconhecido por alguns órgãos de Educação e Certificação. No Brasil, já aplicamos com absoluto sucesso este mesmo formato há 15 anos. Importante frisar que a Academia é concebida para formar profissionais de irrigação. Os treinamentos são desvinculados da nossa marca.

AuE Paisagismo: A sua Empresa Rain Bird promove cursos e treinamentos para Irrigação, contribuindo para que mais e mais profissionais atuem neste mercado. Quais os cursos previstos para os próximos meses?

Frederico: O próximo evento da Academia Rain Bird será em Junho, dias 22 a 26, em Belo Horizonte. Depois teremos outro evento em Outubro, entre os dias 26 e 30, em Fortaleza.

AuE Paisagismo: Gostaríamos de saber mais sobre o Curso de Irrigação previsto para junho, em Belo Horizonte, onde a AuE Software dará uma aula sobre o nosso Software HydroLANDSCAPE.

Frederico: Será a 26ª Edição da Academia. Vamos oferecer um total de 9 módulos (cursos) sobre os mais diversos assuntos relativos à irrigação paisagística e de gramados esportivos, perfazendo um total de 76 horas de treinamento. Os treinamentos ocorrem de forma simultânea em duas salas, separadas por nível de capacitação. Os treinamentos envolvem várias práticas onde o aluno poderá aplicar o conhecimento adquirido.



AuE Paisagismo: Qual a sua mensagem para aqueles que estão iniciando na profissão?

Frederico: Como Agrônomo, sei que o segmento de irrigação paisagística e para gramados esportivos é pouco abordado nas universidades. De outro lado, assistimos a um mercado ascendente e carente de profissionais. E para quem ainda não decidiu investir na capacitação de seus colaboradores:

"É melhor treinar pessoas e administrar o risco delas deixarem a companhia, do que não treiná-las em nada e correr o risco delas ficarem".



Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Fernanda - Data: 27/01/2017 10:51:01

Bom dia, por gentileza me informar quando começa o curso, tenho interesse em faze-lo. obrigada


AuE Responde: Fernanda, ainda não temos cursos agendados, quando tivermos anunciaremos na revista. Mas você pode fazer o curso online, sem precisar sair de casa. Já tem o HydroLandscape? Pode marcar uma demonstração online gratuita
Agende aqui: http://www.auesoftware.com/AgendarTeste.aspx?vCodProd=95&ln=pt-BR




Entrevista
Entrevista: Paisagista Juny Carvalho: O Norte de Minas Gerais e suas riquezas ambientais
Entrevista: Paisagista Juny Carvalho: O Norte de Minas Gerais e suas riquezas ambientais

O paisagismo é uma área ampla e rica, que nos possibilita aprender muito com o meio ambiente

Frederico Maia Haun,  Rain Bird Brasil Ltda., Irrigação em Paisagismo
Frederico Maia Haun, Rain Bird Brasil Ltda., Irrigação em Paisagismo

Um projeto mal elaborado pode comprometer a instalação e a manutenção futura. Pode ainda levar a consumo exagerado de água e energia.

Leonardo Pace, gerente da Hunter Brasil fala sobre irrigação
Leonardo Pace, gerente da Hunter Brasil fala sobre irrigação

A irrigação foi, é e sempre será uma ferramenta fantástica para assegurar o aumento da produção com um produto final de melhor qualidade,

Lançamentos
LandMANAGER 2016: Criando uma lista de tarefas
LandMANAGER 2016: Criando uma lista de tarefas

Veja como criar e gerenciar uma lista de tarefas de modo simples e rápido com o LandManager 2016.

AuE Software 2016 - Melhores produtos, melhores formas de aquisição.
AuE Software 2016 - Melhores produtos, melhores formas de aquisição.

Conheça a nova AuE Software - Melhores produtos, melhores formas de aquisição. Novas possibilidades.

Dicas Técnicas
HydroLANDSCAPE 2016: Interpolação por curva de nível e visualização 3D do terreno
HydroLANDSCAPE 2016: Interpolação por curva de nível e visualização 3D do terreno

Veja como fazer a interpolação por curva de nível e as novas visualizações em 3D do terreno com o HydroLANDSCAPE, o seu programa de irrigação

PhotoLANDSCAPE 2016: Mais naturalidade nos objetos 3D
PhotoLANDSCAPE 2016: Mais naturalidade nos objetos 3D

Veja como dar maior naturalidade aos objetos 3D com texturas no PhotoLANDSCAPE 2016.

AutoLANDSCAPE: Coletânea de matérias da versão 2016
AutoLANDSCAPE: Coletânea de matérias da versão 2016

Fique por dentro do que foi mostrado até agora sobre a versão 2016 dos programas de paisagismo e irrigação.

Ecologia
A árvore suporte do mundo no espaço urbano
A árvore suporte do mundo no espaço urbano

Em Portugal existem ainda verdadeiras raridades como o complexo vegetal da Serra da Arrabida e a Laurisilva na Ilha da Madeira

Notícias
Telhados verdes em Recife serão obrigatórios nos novos edifícios
Telhados verdes em Recife serão obrigatórios nos novos edifícios

Conheça o Projeto de Lei do Executivo que obriga a instalação de telhados verdes nos novos edifícios

Telhados verdes são sustentáveis?
Telhados verdes são sustentáveis?

O telhado verde é, talvez apenas abaixo das placas fotovoltaicas, o detalhe construtivo mais comentado no mundo da sustentabilidade.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 11 No 131 / Abril de 2015

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto Firenze

Angela Cristina Herberts Haag

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*