Um pouco mais sobre o uso de cores para definir espessura de penas no CAD.

Autor: Guilherme - Data: 11/02/2005

Complementando a série de matérias técnicas sobre uso de cores e layers no CAD, tendo em vista as perguntas e comentários que recebemos sobre este assunto, apresentamos a matéria técnica deste mês.

O desenho técnico, utilizado em projetos de arquitetura e engenharia, segue normas rígidas e, com isto, pode ser facilmente entendido e interpretado por qualquer profissional em qualquer país.

Um exemplo das convenções utilizadas é o uso de espessuras de linhas diferentes para distingüir planos, móveis e paredes. Assim, no desenho abaixo, as paredes estão desenhadas com espessura 0.5mm e as cotas com espessura 0.1mm.



As dimensões das espessuras são baseadas nas antigas canetas nankim que normalmente variam de 0.1mm à 2.0mm. Desse modo, quando desenhávamos na prancheta, usávamos uma caneta 0.5mm para paredes, uma 0.1mm para cotas, uma 0.2mm para móveis e assim por diante.

Essas espessuras definem as linhas que surgem em um primeiro, segundo, terceiro plano e etc. No caso acima, as paredes, que estão sendo cortadas, foram desenhadasem linhas grossas (normalmente entre 0,5 e 0,8mm) por estarem num plano muito próximo do olhar do observador. As demais linhas, serão desenhadas em espessuras mais finas, de acordo com o aumento da distância em relação ao observador.

O paisagismo, como qualquer outra disciplina de projeto, também deve ser desenhado seguindo as normas técnicas. Pelo menos, o paisagismo profissional.

No caso dos programas de CAD, existem várias formas de se definir espessuras de linhas. No AutoCAD você pode, por exemplo, selecionar uma linha e alterar sua espessura pela barra "Object Properties", como mostrado na figura abaixo.



A principal desvantagem de utilizar a espessura diretamente nas linhas é a dificuldade de revisar o desenho. Repare que na figura acima, as linhas da pia e as linhas das cotas têm a mesma espessura, porém, na realidade, a pia será impressa com 0.2mm e as cotas com 0.1mm. Esta diferença é muito marcante no desenho impresso, entretanto, na tela do computador não é tão fácil de se perceber.

O esquema mais utilizado para se desenhar em CAD é o uso de cores para se designar as espessuras de linhas. No AutoCAD, usamos as sete cores da barra STANDARD para definir sete espessuras diferentes (geralmente não precisamos de mais do que isto). Para facilitar, usamos a cor 1-Red para designar a espessura 0.1mm, a cor 2-yellow para designar a espessura 0.2mm e assim sucessivamente.



Repare que, sabendo que a cor 1 é o vermelho e a cor 2 é o amarelo, fica muito mais fácil olhar para o desenho e saber que a pia está com 0.2mm e o desenho do piso com 0.1mm.

Ja vi muitos desenhos usando layers para se definir a espessura das linhas - desenhos com layers "Pena-01", "Pena-02"... Mas além da dificuldade de leitura e revisão do desenho, esta opção usa de forma equivocada o sistema de layers do CAD.

De qualquer forma, na hora de imprimir o desenho do CAD usando o esquema sugerido, basta informar no birô de plotagem que você usa, o esquema de cores "Padrão" que, normalmente, o operador da plotter já sabe o que quer dizer.

Para quem deseja imprimir colorido, como os desenhos do AutoLANDSCAPE, vale lembrar que nós separamos apenas sete cores para imprimir em preto e o CAD tem 256 cores nas versões R14, 2000, 2000i e 2002. A partir do 2004 existe a opção de uso de Pantone e true color.

Repare que na figura abaixo (este projeto segue no CD do AutoLANDSCAPE 2002, na pasta Projetos), existem linhas com espessuras diferentes e áreas totalmente coloridas; afinal são mais de 200 cores disponíveis.



E mais, para desenhos em 3D, recomendamos usar cores que se aproximem da estrutura real, pois isto facilita a renderização e a visualização rápida com o comando shade. O recurso das sete cores para espessuras diferentes também pode ser usado, mas, de qualquer maneira, na hora de plotar você pode escolher a cor e a espessura que o CAD vai usar para cada tom da paleta.

Veja o exemplo abaixo:


Compartilhar:



Softwares para paisagismo e irrigação.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: kayone - Data: 04/08/2014 09:27:54

Olá bom dia. Gostaria, se possível, informar qual seria essa pena 0.1mm pois no cad só existem 0.09 e 0.13mm. Há como cria-la ? Obrigado



2 - Autor: RENE F. SILVA - Data: 16/06/2014 14:08:26

A LEILANE tem razão , as outras publicações se repetem mas não explicam o que é necessário. grato RENE


AuE Responde:: Olá Rene,

A dúvida levantada pela leitora Leilane é relativa a normas técnicas aplicadas a projetos. Na revista AuE Paisagismo são mostradas dicas de utilização dos softwares AutoLANDSCAPE, PhotoLANDSCAPE e HydroLANDSCAPE. Caso você tenha alguma dúvida relativa aos softwares e não encontre a solução na revista, nos informe e faremos o passo a passo.



3 - Autor: jose neriberto alves da silva - Data: 28/11/2013 09:14:33

FERAMENTA DE GRANDE IMPORTANCIA PARA INICIANTE NERIBERTO



4 - Autor: simara ruth - Data: 28/12/2011 16:58:16

Gostaria de saber como é a relação escala/ espessura e cores para que eu possa definir as minha. Por exemplo na escala de 1: 100 eu uso uma certa espessura e cor, já na escala 1:20 seria outra? como posso proceder?


AuE Responde: Simara, neste caso você pode utilizar arquivos CTB diferentes para cada caso. Basta cadastrar os arquivos CTB associando a espessura a cor desejada.



5 - Autor: Bel - Data: 13/04/2010 11:44:29

Olá Guilherme, o seu material me ajudou muito. Obrigada!



6 - Autor: Mirela Amaral - Data: 29/04/2008

Adorei esta materia, excelente para ajudar a quem está começando a usar o cad



7 - Autor: Leilane Durans - Data: 04/03/2008

gostei muito da matéria, pois sempre tive dúvidas a respeito do layer a ser utilizado no projeto, e a dificuldade de encontrar artigos sobre normas técnicas para auto cad na internet, é muito grande. se possivel gostaria que fosse feita uma matéria explicando as normas corretas para tamanho de letras e cotas em um projeto 2d.

Atenciosamente,
Leilane Durans



8 - Autor: osmar santos - Data: 31/01/2008

Muito boa a orientação, porém, será que no caso da cota, seria interessante a linha ser fina, por ex 0.1 e o número da cota ser mais grosso? O autocad tem esse recurso? Gostaria muito de saber.



9 - Autor: Adriana - Data: 25/01/2008

Olá,
Esse texto para iniciantes como eu está bem elaborado. Consegui SOLUCIONAR algumas dificuldades.
Obrigado!




Entrevista
Dicas Técnicas
Novidades
Carta dos leitores
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 1 No 8 / Janeiro de 2005

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto residencial

Mauricio Estellita

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*