Gica Mesiara fala sobre paisagismo vertical

Autor: Anita Cid - Data: 08/01/2008

Gica Mesiara atua como paisagista desde 2000. Escolheu se expressar através da natureza utilizando para isto as plantas como principal matéria prima de suas obras. Por apresentar um trabalho marcante, apaixonado, de personalidade artística e vanguardista foi apontada por Mike Smith (renomado produtor de artes londrino), como uma artista plástica que faz uso da vida em suas obras e criações. Atualmente é uma das únicas especialista em jardins verticais do mundo. Já ganhou os prêmios como Prêmio SEBRAE Mulheres Empreendedoras do Estado de São Paulo, em 2004, e foi finalista do Prêmio Planeta Casa da Revista Casa Claudia, na Categoria Design de interiores, em 2005.

AuE Soluções: Como você se tornou paisagista?

Gica Mesiara: Por uma razão bem simples,ouvi minha alma. Sempre sonhei em ver o mundo mais verde e mais bonito e optei por trabalhar fazendo isto.

AuE Soluções: Como você mistura as artes plásticas com o paisagismo?

Gica: Pra mim a natureza é a maior obra de arte, o que eu faço é somente ovaciona-la através do meu trabalho na intenção de chamar a atenção das pessoas para as belezas e encantos do reino vegetal. A arte é uma forma de se expressar,e, no meu caso, decidi expressar todo meu amor à natureza através de minhas obras. Eu não tinha noção de que era uma artista até que um famoso produtor de artes londrino conheceu meu trabalho e me nomeou como tal. Gostei da idéia e, a partir daí, adotei o título de artista plástica paisagista, pois, segundo ele, minhas obras são pura inspiração e beleza.


Foto: Ernani Oliveira

AuE Soluções: Com o grande enfoque da mídia para questões como poluição, desmatamento e aquecimento global, você acredita que mais pessoas estão se conscientizando sobre a importância das áreas verdes?

Gica: Sim. Com certeza a mídia vem desempenhando um importante papel na conscientização em relação a importância do meio ambiente e da preservação do pouco que nos restou de mata, ambientes e recursos naturais. No entanto, acredito que a população de modo geral está com um misto de sentimentos entre remorso e medo por conta do estrago que causamos ao meio ambiente, e estes sentimentos não são bons, nem produtivos. Medo não ajuda em nada, pelo contrário, só nos paralisa. A minha posição é de que devemos despertar nas pessoas o amor pela natureza, pois acredito que só se cuida do que se ama e o nosso planeta precisa de cuidados e de amor. As minhas obras tem a intenção de despertar este amor que todos nós possuímos. Apesar do nosso lar primordial ser a mata (por isto nos sentimos seguros junto ao verde), a vida contemporânea nos grandes centros muitas vezes nos priva deste contato tão importante e necessário para todos nós. Resumindo, as pessoas estão sim mais conscientes da importância das áreas verdes, mas o que é preciso é que as pessoas através de suas atitudes cotidianas expressem seu amor a natureza além de só manifestar importância intelectual.


Foto: Ernani Oliveira

AuE Soluções: Como que surgiu o paisagismo vertical?

Gica: Unindo minhas percepções práticas de empresária e meus anseios românticos de artista. Por uma lado prático: a vida contemporânea muitas vezes nos priva do contato com o verde, seja por falta de espaço, falta de tempo ou mesmo jeito para cuidar das plantas. Este elo com o verde foi perdido e precisava ser restabelecido. Por um lado romântico: meu sonho era ver o mundo mais verde e por isto me tornei paisagista, mas a dura realidade do concreto das cidades logo me fez ver que não era possível reintroduzir as árvores na paisagem pois não temos espaço para as mesmas. Só temos paredes, paredes e paredes e, como diz o ditado, devemos transformar os limões em limonadas. Então resolvi transformar as paredes em jardins. Pensei em fazer isto de um jeito prático, estético, moderno e de maneira que as plantas fossem valorizadas e exibidas. Assim surgiu o quadro vivo que é um jardim vertical móvel em formato de quadro, ele é uma mistura de arte, praticidade, tecnologia, respeito ao meio ambiente (logo que foi desenvolvido dentro do conceito de baixo impacto ambiental) e pode ser instalado em ambientes externos ou internos, logo que não vaza e nem passa umidade para a parede. A rega é controlada por um micro-computador instalado na lateral da peça e a água fica em uma gaveta. Após criar o quadro vivo, que tem tamanhos padronizados e são vendidos por peça, senti a necessidade de expandir e criar algo maior, assim nasceu o painel vivo, que segue o mesmo conceito do quadro vivo, com rega automática, consciência ambiental, porém sem limites dimensionais, sendo comercializado por m2.

"Creio que todo paisagista já se deparou com um muro ou parede que muito incomodou e não conseguiu uma solução satisfatória, o jardim vertical é uma excelente solução"


AuE Soluções: Quais são os requisitos necessários para se implementar um jardim vertical? Eles necessitam de algum cuidado especial?

Gica: Depende do tipo de jardim vertical, pois temos o quadro vivo e o painel vivo. Em relação as plantas, a luminosidade natural é um fator muito importante e deve ser respeitado além de se considerar outros fatores do micro-clima local como incidência de vento, maresia e etc. Já quanto a instalação, o quadro é bem prático pois não requer obras por ser auto-suficiente, somente sendo necessários dois furos na paredes para fixar as buchas. Já o painel precisa de pontos de eletricidade e de água.


Foto: Ernani Oliveira

AuE Soluções: Jardins verticais apresentam algum risco como infiltrações e umidade nas paredes?

Gica: Quando desenvolvi meus jardins verticais pensei muito para que os mesmos fossem funcionais além de belos e práticos. Portanto damos garantia contra infiltrações e vazamentos.

AuE Soluções: O paisagismo vertical é mais aconselhável para apartamentos e lugares pequenos ou também pode compor jardins com uma grande área verde?

Gica: É fato que em espaços pequenos o jardim vertical é bacana e permite curtir o verde sem ocupar espaço. Para apartamento e pequenos espaços é uma excelente opção. Além disto, o jardim vertical cria a sensação de amplitude. Por outro lado, painéis grandes ficam maravilhosamente belos e podem enriquecer uma área já com vegetação, com certeza. Quanto mais verde, melhor!!


Foto: Ernani Oliveira

AuE Soluções: Como integrar o paisagismo vertical com o paisagismo tradicional?

Gica: Usando o bom senso, o jardim vertical é mais um elemento para enriquecer os projetos,um excelente coringa. Creio que todo paisagista já se deparou com um muro ou parede que muito incomodou e não conseguiu uma solução satisfatória. O jardim vertical é uma excelente solução e não se trata de um modismo e sim de uma solução belíssima que veio para ficar.

Para obter outras informações ou ver mais fotos do trabalho de Gica Mesiara acesse o site www.quadrovivo.com

Gica Mesiara também ministra palestras sobre paisagismo vertical, para outras informações ligue (11) 3898-0013 / 3083-5126.


Compartilhar:



Softwares para paisagismo e irrigação


1 - Autor: Iane - Data: 22/09/2014 10:30:48

Gostaria de fazer uma avaliacao de um telhado verde na minha casa. Quanto custa o metro quadrado usando plantas mais simples. Minha casa tem uma lage em toda cobertura.


AuE Responde: Você deve entrar em contato com a paisagista Gica Messiara, o telefone está na matéria acima.
Pode também pesquisar no http://www.paisagismodigital.com por projeto de paisagismo e ver os profissionais mais próximos de você



2 - Autor: irandide oliveira pantoja - Data: 18/08/2014 22:33:36

assisti um programa na Globonews que falava sobre fito remediação e deparei com uma jovem empolgada falando com muito conhecimento e muito amor pelo que fazia e era exatamente algo que eu procurava então fui p internet procurar por Gica Mesiara encontrei nesta reportagem maravilhosa, estou amando o trabalho dela, quero contato dela e moro em Belém do Pará



3 - Autor: Graça reis - Data: 16/08/2014 23:06:35

Boa noite Srta. Gica, parabéns pelo trabalho,com o seu trabalho a natureza fica mais bela,a sua criatividade com a beleza da natureza, se completam, fiquei encantada com o jardim vertical e os quadros vivos!amo a natureza vejo na natureza irradiar de Deus!Obrigado pelo trabalho maravilhoso que você cria a cada dia! Graça Reis. 16/08/2014.



4 - Autor: Solange - Data: 19/05/2014 20:55:39

Oi Gica, Sou formada em Biologia e trabalho há 28 anos dando aula, agora que estou me aposentando, quero trabalhar nessa área, tá muito cedo para aposentadoria . Adorei o seu trabalho e me serve de inspiração, vou procurar os caminho prá chegar lá. bjos saúde e longevidade prá vc.



5 - Autor: Benezet Morgado - Data: 19/06/2013 17:45:42

Como faço para entrar em contato com Gica? Arquiteta Benezet Morgado. Cel. 9.9121.7251


AuE Responde: Você pode entrar no site que está na matéria.
Endereço de contato que temos é vendas@quadrovivo.com



6 - Autor: BRUNA DE MARI - Data: 27/11/2012 12:36:40

Nossa Gica, adorei seu trabalho.
Confesso que aprendi a gostar de plantas á pouco tempo.
Minha avó é simplesmente taletosa com elas e desde de ano passado, quando comecei minha 2a. faculdade, que é Arquitetura e Urbanismo, passei a ver com outros olhos.
Há 10 anos trabalho na área comercial e gostaria muito de unir à arquitetura. Encaminhei meu CV na vaga de Vendedor Corporativo.
Meus contatos: brunademari@hotmail.com e 11-7918 6698
Grata e parabéns pelo trabalho.



7 - Autor: Eliane Duarte R. Bock - Data: 31/07/2012 09:34:16

MA-RA-VI-LHO-SO!!!!! Gostaria de adquirir um quadro vivo. Ja deixei msgm no saite da empresa e aguardo anciosa.



8 - Autor: eveli balen forcelini - Data: 10/05/2012 18:37:15

Oi Gica, gostaria de montar uma parede com vegetacao mas como devo proceder com a irrigacao, qual e` o processo para execucao? Obrigado pela atencao, u abraco, Eve!



9 - Autor: Lucimar Belúzio Gomes - Data: 16/04/2012 15:33:11

Moro no Rio e gostaria de fazer um curso de jardim vertical, vc dá cursos? Pode me indicar alguém no Rio? Obrigada. Parabéns!!!! lucimar.


AuE Responde:: Prezada Lucimar,
Nossa empresa não dá curso de paisagismo, mas você pode começar procurando no site do senac-rio, que a instituição ministra este curso esporadicamente.
Assessora de Comunicação - Camila Fonseca



10 - Autor: caleb - Data: 09/09/2011 14:11:00

oi gica ,sou o caleb um joven otimista com o futuro e meu grande sonho é abrir um negocio de paisagismo vertical ...sou sonhador todas as noite penso nisso pois sei q sera um grande negocio ,sou pobre, humilde mas sou rico em cultura propria,priciso de uma ajuda de uma mao amiga,por favor mim ajude ..meu nome é caleb .tenho 23anos ,moro em joao pessoa pb e ai estar meu msn e imail:pouldecarte@hotmail.com



11 - Autor: CidaAlmeida - Data: 03/05/2011 21:02:54

Achei simplesmente maravilhoso esse site seu trabalho , ví vc no

programa da Olga Bongiovani, fiquei simplesmente maravilhada

eu sempre tive horta mais na chácara, onde meu pai mora

porém agora moro em um apertamento, espero um dia voltar

a ter horta novamente...



12 - Autor: Valdir O. Amaro - Data: 28/02/2011 12:14:02

aaachei otimo esse trabalho, eu sou pintor e essa semana uma cliente me pediu informações sobre o quadro vivo, a sorte é que eu havia assistido uma reportagem da Gica e qdo eu abordei o assunto ela ficou curiosa em saber como que um pintor sabia sobre esses detalhes, conclusão eu preciso de aprender as tecnicas de como fazer, moro na cidade de Canas um pequeno municipio do Vale do Paraíba. e-mail decor.pinte2011@hotmail.com obrigado pela atenção.



13 - Autor: thamyra - Data: 10/11/2010 12:11:21

adorei gostaria muito de parender fazer um parabens!



14 - Autor: nathalia cadena - Data: 22/07/2010 08:39:34

bom diaa...



gostaria de saber se vc dá cursos ou palestras em outros estados, eu sou de pernambuco e trabalho numa empresa que executa projetos de paisagismo.



Abraços



Nathália cadena



15 - Autor: DIOGO LARA - Data: 27/05/2010 22:12:44

.
Bom dia.


Gostaria de parabenizala por sua palestra dia 26/05/2010.

Que aconteceu na ANP - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PAISAGISMO.


GRANDE BEIJO NO CORAÇÃO.




Até



.



16 - Autor: MARCOS SANTOS OLIVEIRA - Data: 01/03/2010

QUERIA PARABENIZAR E DIZER QUE TENHO MUITA CURIOSIDADE EM CONHECER DE PERTO ESTA OBRA MAGNIFICA.



17 - Autor: MARCOS SANTOS OLIVEIRA - Data: 01/03/2010

QUERIA PARABENIZAR E DIZER QUE TENHO MUITA CURIOSIDADE EM CONHECER DE PERTO ESTA OBRA MAGNIFICA.



18 - Autor: MARCOS SANTOS OLIVEIRA - Data: 01/03/2010

QUERIA PARABENIZAR E DIZER QUE TENHO MUITA CURIOSIDADE EM CONHECER DE PERTO ESTA OBRA MAGNIFICA.



19 - Autor: terezinha baptiston - Data: 20/02/2010

Belíssimo, gostaria de saber se tem cursos para quadro vivo.



20 - Autor: vildete - Data: 15/08/2009

Eu achei o maximo, vou tentar fazer em um apto q.eu moro em verona. parabens por por ser uma ótima profissional!



21 - Autor: jurandir barusso - Data: 30/01/2009

gica.- parabéns pelo seu trabalho. moro no interior paulista e tenho um grande acervo de materiais de demolição relacionado com o benefício do café, acervo este que trabalhado pode servir como suportes para jardins verticais, tenho fotos de alguns modelos. havendo interesse posso enviar.



22 - Autor: maria Luiza - Data: 30/10/2008

Gostaria de obter orçamentos dos quadros vivos, e informações para estar adquirindo-os
__________________________
AuE Responde: Para obter estas informações entre no site www.quadrovivo.com



23 - Autor: Cristina Medeiros - Data: 05/10/2008

Excelente o seu projeto de jardim vertical, pois embelaza qualquer ambiente minúsculo. Traz a natureza para bem perto. Amei, muito bom mesmo.



24 - Autor: MONICA CASTRO ALVES SOUZA - Data: 31/08/2008

ESTIVE NA CASA COR BHTE, ACHEI OS JARDINS DA PAISAGISTA MUITO BELOS.



25 - Autor: marcelo couttos cunha - Data: 21/05/2008

quero fazer um en casa vertical de 3 m por 4/5 ,com bromelias quanto é me mande urgente obrigado.



26 - Autor: Miguel Justino Filho - Data: 20/05/2008

Olá Gica como vai?
Sou formado pela univresidade Veiga de Almeida no curso superior de tecnologia em paisagismo. li sua matéria sobre jardim vertical gostari que vc me enviasse mais fotos de jardim vertical e se vc faz só o projeto de jardim vertical para outro paisagista, pois ainda não conheço bem sobre jardim vertical.
Desde já agradeço
Miguel Justino Filho
cel: 021 97360013



27 - Autor: Wiliam Bendeck - Data: 01/05/2008

belo, magnifico



28 - Autor: Rachel Cardoso Loksinger - Data: 10/04/2008

Poderia ensinar dar dicas para nós que não temos muitas condições fin., para adequar as nossas condições, pois esse site seu é bem visitado por nós do blog casa e jardim passa lá tem até o assunto em discursão!!!
Parabéns!!! Bj



29 - Autor: terezinha - Data: 26/03/2008

Muito maravilhoso.Gostaria muito de te-los em minha parede mais no momento devidos as minhas posibilidades posso só adimira-los.



30 - Autor: Idevanir - Data: 20/03/2008

Muito bom



31 - Autor: Vera Gusmao - Data: 25/02/2008

o texto de Gica Mesiara sobre paisagismo vertical eu amei ,maravilhoso!!!!



32 - Autor: Rosemeri - Data: 17/02/2008

Que tipo de espécies são usadas nesse projeto.



33 - Autor: vera gusmao - Data: 16/02/2008

Jardins verticais é uma mistura de arte, praticidade,inovacao e respeito ao meio AMBIENTE. Parabéns.Adorei!!!!!



34 - Autor: Ivan Trindade - Data: 13/02/2008

Gostei muito. Parabéns!



35 - Autor: Elvira Munoz - Data: 12/02/2008

Achei muito interessante esta matéria, gostaria de saber mais como por ex. que tipo de impermeabilização é usada atras do painel para evitar infiltrações.



36 - Autor: Adelia Lima - Data: 11/02/2008

Já vi reportagens sobre o trabalho dela em algumas revistas, é muito bonito e traz uma paz ao ambiente. Parabéns.



37 - Autor: Angela Rosin Chateau - Data: 11/02/2008

Sou paisagista a anos e já vi o trabalho da Gica de perto, imagino o quanto a técnica dela deve ser bem elaborada para gerar este resultado magnifico. Parabéns Gica!! vc conseguiu concretizar com bom gosto e maestria o que todos nós profissionais sabemos ser muito dificil.



38 - Autor: Ingrid Dierberger - Data: 10/02/2008

Cara Gica:

Meus parabéns !
Principalmente dentro de lojas ... fantástico !
Ingrid Dierberger
www.fazendacitra.com.br



39 - Autor: /elisacomerlato - Data: 10/02/2008

interesante y novedoso



40 - Autor: Aila - Data: 10/02/2008

Maravilhosa!



41 - Autor: Darkson - Data: 10/02/2008

Achei esta parede maravilhosa!



42 - Autor: Esther - Data: 09/02/2008

Gostaria de saber qual o elemento de fixação das plantas.
Esther



43 - Autor: José Cariano - Data: 09/02/2008

Meu nomne é José Cariano, sou um apaixonado pela natureza desde criança e trabalho nesta área. Ao ler este belo trabalho da Gica me fez lembrar um trabalho que fiz há muitos anos no embelezamento de um muro, que ficou lindíssimo. Gica, os meus sinceros parabéns, é de gente talentosa que este planeta precisa. Que a LUZ te deixe, cada vez mais, ver para além do universo.



44 - Autor: Flávio - Data: 09/02/2008

Gostei muito, acho que poderia ter mostrado e informado sobre a técnica de confecção dos painéis.



45 - Autor: Maria - Clikverde.com - Data: 09/02/2008

Maravilhoso trabalho!!!



46 - Autor: Mário Robson - Data: 09/02/2008

Parabéns pela a idéia!



47 - Autor: cristiane heringer santana - Data: 09/02/2008

muito boa matéria, agora aproveita pra fazer seu marketing e manda os preços e catálogos dos paineis pra também começarmos a utilizar nos nossos projetos




Conheça os softwares da AuE
Paisagismo digital: Tudo sobre paisagismo e Jardinagem
Guia: Destaque-se no mercado de paisagismo
AuE Network - descubra como usar o AutoLANDSCAPE e o PhotoLANDSCAPE como vitrine de seus produtos !
Porque você precisa começar a utilizar um software para paisagismo agora!

Inclua seu banner aqui

Enquete
Qual é o seu perfil?






 

Todas as enquetes