Manaus é candidata para sediar congresso latino-americano

Autor: Anita Cid - Data: 05/01/2008

Depois de ser escolhida sede do XII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, que acontecera entre agosto e e setembro de 2008, Manaus pode ser escolhida como sede do congresso latino-americano sobre o tema. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), Pedro Mendes Castro, Manaus vem realizando um bom trabalho nesta questão e atualmente cerca de 55% da área verde de todo o município é protegida através das Unidades de Conservação (UCs)."Em Belo Horizonte, que é modelo de arborização urbana nas vias públicas, nós temos apenas em torno de 5% de áreas protegidas. É um espaço quase totalmente urbanizado", completa Castro.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Manaus, a arborizacao urbana é uma das principais metas da administração e tem como meta alcançar um milhão de árvores plantadas, distribuídas e protegidas na cidade, número estabelecido pelo Programa Municipal de Arborização Urbana. "Existem excelentes lugares para realizar o congresso mas o importante é perceber como o poder público (municipal) trata a arborização no nível das prioridades", disse Mendes Castro mostrando-se satisfeito com a estrutura de eventos disponível em Manaus.

Manaus realiza um trabalho pioneiro em nível nacional na implementação de dispositivos legais para a criação de novas áreas de proteção junto à iniciativa privada. "Já temos criadas as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) da Honda, em 2005, e dos Buritis inaugurada em setembro do ano passado, por meio da assinatura de dois decretos que garantem que as árvores existentes no local permanecerão cumprindo todas as suas funções ambientais", afirma o prefeito Serafim Corrêa. Este projeto já contabiliza a manutenção de 595 mil árvores longe da degradação ambiental e sob a proteção da lei.

Por sua vez, a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Valente, exaltou os números de duas outras frentes de ação do Programa de Arborização, que totalizam de janeiro de 2005 a outubro do ano passado 22.135 mudas plantadas e 264.248 mudas distribuídas, que somados às árvores protegidas correspondem a 881.383 mudas e árvores. "Estes números nos dão a certeza do cumprimento da meta de um milhão de árvores até o final de 2008, um número que parecia impossível para muitos mas que hoje estamos a apenas 118 mil mudas ou árvores do seu cumprimento", diz Luciana. Além disso o o Horto Municipal de Manaus é o único do Brasil a dar até seis mudas gratuitamente para cada visitante.

FONTE: Assessoria de Comunicação do Município de Manaus


Compartilhar:


Anterior Próximo

O guia traz diversas dicas para profissionais que desejam se destacar no mercado de paisagismo

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Maravania de Paula - Data: 13/08/2008

ótima. Matéria esclarecedora. Já tinha ouvido comentários de visitantes de outros estados sobre o fato de termos poucas árvores na área urbana, agora vou poder informar que temos as áreas de preservação que são muito importantes, além do trabalho de arborização.




Entrevista
AuE Network
Dicas Técnicas
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 4 No 43 / Dezembro de 2007

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Jardim de Pedra

Paisagista Osmar da Silva e Paulo Henrique Góes

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*