Monica e Conceição Limoli: Parceria em Paisagismo

Autor: Regina Motta - Data: 11/10/2014

Conversamos com Mônica e Conceição Limoli que desenvolvem projetos de paisagismo e, recentemente, participaram de um Curso de Jardins Verticais na Colômbia. Elas vão nos contar sobre seu trabalho e a opção de se dedicarem mais ao Jardim Vertical.

Aue Paisagismo: Conte-nos como tudo começou...

Conceição Limoli: Sou autônoma, já trabalho há 20 anos como paisagista, morei em uma chácara ao lado de Holambra, fiz vários cursos de paisagismo participei de várias palestras. Sempre gostei muito de plantas, fazer meus jardim era uma grande satisfação.
Crio meus projetos em função do estilo arquitetônico, ele define a linha que devo tomar no projeto paisagístico. A partir daí, estudo cuidadosamente meu cliente para saber se ele quer um jardim contemplativo ou utilitário.

Durante o processo de criação do projeto, estudo o estilo do jardim, faço o traçado da área de intervenção e depois planejo a disposição das plantas, começando pelas maiores (como arvores e palmeiras), seguidas das medianas (como arbustos) até chegar as vegetações menores (forrações). Este é um jardim funcional, partir daí escolho as melhores espécies, sempre me baseando no clima local, além disso defino também as cores e texturas das combinações.



Normalmente faço o jardim com plantas adultas, ou seja com plantas de grande porte e ao término do jardim, ele fica com aspecto de mais de uma década, isso agrada muito os clientes, que querem ver o jardim bonito.
Outro fato relevante em meus trabalhos é que sempre procuro manter a topografia original e usar minha criatividade criando maciços nas encostas e respeitando a formação geológica do lugar. O uso de maciços de plantas arbustivas e herbáceas perenes ajuda a segurar a terra, pois possuem raízes profundas, evitando que a chuva lave o solo, leve seus nutrientes e causem erosões. Gosto muito de usar também plantas que alternam seu florescimento ao longo do ano, proporcionando assim um jardim sempre colorido ao meu cliente.



Para iniciar um projeto analiso em primeiro lugar a personalidade do cliente, depois observo a arquitetura da casa, isso já é meio caminho andado, depois apresento meu conhecimento, ele tem que gostar do projeto, pois o investimento não é pouco.
Eu já uso, desde 2008,o PhotoLANDSCAPE juntamente com minha filha que é Arquiteta. Ela usa o AutoLANDSCAPE, isto dá uma parceria muito boa e uma oportunidade de mostrar ao cliente como ficará o projeto.

Mônica Limoli: Minha mãe começou primeiro, há mais de quarenta anos, no interior de São Paulo, na cidade de Campinas. Naquele tempo fazia paisagismo segundo seus instintos, sempre carregado de bom gosto e estilo. Seus primeiros experimentos com jardim foram feitos para si própria em uma propriedade rural que possuíamos na época, e também para alguns amigos, que logo espalharam a beleza e dedicação que havia em seus trabalhos para outros, e assim sucessivamente.
Com uma demanda muito grande de trabalhos, ela decidiu se dedicar ao estudo mais profundo da botânica, fez vários cursos no Centro de Paisagismo Gustaaf Winters, vários congressos com o renomado paisagista Raul Cânovas, workshops de poucos dias e muita experiência empírica durante todos esses anos.



Com minha formação de Arquiteta e urbanista, decidimos nos unir e como resultado de uma parceria afinada, tivemos reconhecimento e grandes realizações.
Em nossos projetos, tomamos decisões e adotamos resoluções em parceria, vale lembrar que a experiência em botânica é mérito da Conceição, minha participação é com layout e ornamentos do jardim, trabalho também com a iluminação planejada, valorizando ainda mais o projeto, tendo um resultado bastante positivo ao cliente.

Jardins Verticais: Novo caminho escolhido por Mônica e Conceição Limoli



Conceição:: Depois de muitos trabalhos executados, atualmente estou me dedicando a uma nova tendência do mercado, o Jardim Vertical, muito utilizado em clínicas, academias, apartamentos, espaços gourmet, vai além da beleza, ocupa pouco espaço, é prático, não depende de mão de obra para cuidar, pode ser automatizado.

Recentemente fiz uma especialização em Bogotá na Colômbia que é uma referência hoje no mercado, juntamente com Espanha e Nova Yorque.



O inventor do Jardim Vertical é o designer francês Patrick Blanc,em seus estudos percebeu que a terra servia apenas como base para plantas, e que estas necessitam mesmo é de água luz e nutrientes. Baseado nessa constatação, criou uma estrutura que funciona como base, que é instalada nas paredes e é coberta com um feltro especial, no qual as plantas são fixadas. Esse feltro é irrigado regularmente com fertilizantes que impedem que as raízes cresçam muito á procura de água. As plantas são escolhidas cuidadosamente, de acordo com as condições climáticas do local, e pode ser tanto em ambiente interno como externo.

Sua inspiração veio através da própria natureza, ao observar plantas que crescem em despenhadeiros, entradas de cavernas e rochas. Decidiu então, dedicar -se ao cultivos desses jardins e conseguiu implantar a técnica em cidades do mundo todo.
"As cidades estão cada vez mais verticais, daí a idéia de criar jardins verticais anti-gravitacionais", diz Patrick.



Algumas curiosidades sobre jardim Vertical

Um jardim vertical (parede verde), de acordo com a Wikipédia, é uma parede com instalação vertical de diferentes espécies que são cultivadas em uma estrutura especial, dando a aparência de ser um jardim mas na vertical, portanto, também conhecido como um jardim vertical. As plantas estão enraizadas em superfícies entre duas folhas de material fibroso ancorada à parede. O abastecimento de água é fornecido entre lâminas e muitas espécies de plantas são cultivadas. Bactérias nas raízes das plantas metabolizam as impurezas do ar como os compostos orgânicos voláteis. Um jardim vertical é um sistema de construção que permite o plantio de espécies vegetais em uma superfície vertical. Hoje é uma das tendências mais fortes na integração de paisagismo na cidade por duas das suas principais características: estética verde e o aproveitamento do espaço vertical.

Vantagens dos jardins verticais

Começaram esta abordagem para jardins verticais, colocando no contexto, as propriedades e os recursos atribuídos a eles; Há um monte de AFIRMAÇÕES, algumas feitas por especialistas e universidades de prestígio e outros que fazem parte da internet:

  • jardins verticais eliminam 85% da poluição do ar em um ambiente fechado.
  • os jardins verticais reduzem o escoamento através da retenção de 90% de água de chuva nas primeiras horas.
  • reduz em 50% o desconforto físico (secura da pele e membranas mucosas, respiração, fadiga.
  • Aumentam a umidade e reduzem a temperatura ambiente por evaporação natural de plantas.
  • os ambientes com vegetação produzem efeitos psicológicos positivos.
  • economizam 25% da energia anual
  • absorvem o ruído.

Estas afirmações são baseadas em estudos feitos por empresas que se especializaram na implantação destes jardins.
Além de todos estes benefícios, em termos de estética os Jardins Verticais são lindíssimos.



Aue Paisagismo: Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores e para os futuros profissionais do setor?

Em primeiro lugar amar a Natureza e respeitar todos os seres vivos, desde o menor inseto até os maiores animais, em seguida sempre considerar as plantas que já existem no local e apenas complementar o que existe.Temos que estudar, aprender e gostar muito do que fazemos, sempre usando o coração, pois somos realizadores de sonhos e não apenas conhecedores de plantas.


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Waldemir Tomazi - Data: 26/08/2018 16:10:55

Agrônomo com experiencia em revestimento vegetal e paisagismo na rodovia do bandeirantes procura parceria em jardins verticais .Avenida Gisele Constantino , 31 Bloco 8 ap. 102. Cep 18110 650 Votorantim fone 981520806.


AuE Responde: Olá Waldemir, vamos torcer para você conseguir uma parceria! Você pode publicar seu pedido também no Forum do www.paisagismodigital.com, são cerca de 1200 visitas diárias! Basta um cadastro gratuito! Sucesso!



2 - Autor: lucirlei - Data: 21/01/2017 15:34:31

Muito bom



3 - Autor: benjamin mendonça de castro - Data: 21/10/2014 22:56:56

Valeu! Muito bom saber que existem profissionais na área de verticais, qq hora estaremos procurando-as, me aguardem. Obrigado.




Entrevista
Entrevista Verde Uva: Cuidar, manter e preservar
Entrevista Verde Uva: Cuidar, manter e preservar

Empresa com um vasto portfolio de serviços, desde a irrigação, passando pela análise e combate de pragas, adubação, estudo de solo etc

Monica e Conceição Limoli: Parceria em Paisagismo
Monica e Conceição Limoli: Parceria em Paisagismo

Mãe e filha em parceria falam sobre a escolha de novo caminho: Jardim Vertical

Softwares da AuE auxiliam o ensino de paisagismo
Softwares da AuE auxiliam o ensino de paisagismo

AuE Soluções ministra palestra em Porto Alegre

Coluna do Usuário
Projeto de Paisagismo em Sacada
Projeto de Paisagismo em Sacada

Com um bom planejamento e escolha de espécies apropriadas é possível sim ter um jardim para cuidar!

Dicas Técnicas
PhotoLANDSCAPE: Trabalhando com polígonos - AVANÇADO (Parte 2)
PhotoLANDSCAPE: Trabalhando com polígonos - AVANÇADO (Parte 2)

Nesta matéria veremos uma segunda parte de como trabalhar com os polígonos para desenhar caminhos sinuosos na sua fotomontagem feita no PhotoLANDSCAPE

HydroLANDSCAPE: Associando materiais aos itens do projeto para geração do orçamento
HydroLANDSCAPE: Associando materiais aos itens do projeto para geração do orçamento

Veja como fazer associação de materiais aos itens de irrigação do HydroLANDSCAPE para a geração e quantificação nos orçamentos no CalcLANDSCAPE

AutoLANDSCAPE e CalcLANDSCAPE: Interação de preços de fornecedores
AutoLANDSCAPE e CalcLANDSCAPE: Interação de preços de fornecedores

Veja como os preços de seus fornecedores entram automaticamente no orçamento do seu projeto no AutoLANDSCAPE

Ecologia
Meio ambiente e jardins
Meio ambiente e jardins

Proposta: A PL 2043 deveria considerar a autodidaxia - devidamente comprovada, como foi com o jornalismo em 1969.

Novidades
Quer testar os novos softwares da AuE, versão 2016? Saiba como.

Esta é a sua oportunidade de testar a sua próxima ferramenta de trabalho antes dela ser lançada. Aproveite!

Uma nova era no paisagismo: Primeiras informações sobre o AuE Paisagismo 2016
Uma nova era no paisagismo: Primeiras informações sobre o AuE Paisagismo 2016

A nova versão dos softwares da AuE irão levar o paisagista a uma nova forma de projetar: AuE Paisagismo 2016

Notícias
Pneus feitos de flores? Será possível?
Pneus feitos de flores? Será possível?

Considerada planta daninha, o dente de leão é investigado como possível produtor de borracha para pneus

Lançamento do Livro: "Os jardins de Marcelo Novaes"
Lançamento do Livro: "Os jardins de Marcelo Novaes"

Dois livros de Marcelo Novaes podem ser encontrados em livrarias e bancas

Sorteio do DVD 7 Visões da Paisagem
Sorteio do DVD 7 Visões da Paisagem

O evento criado no Facebook foi um sucesso! Agradecemos aos amigos que participaram

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 11 No 124 / Setembro de 2014

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Jardim de Pedra

Paisagista Osmar da Silva e Paulo Henrique Góes

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*