Quatro formas inovadoras de reciclar o lixo

Autor: Carlos Campillos - WeForum/Esglobal - Data: 15/05/2017

Reciclagem de plásticos



A gestão dos resíduos continua sendo um dos assuntos não concluído da globalização. O consumo, ligado ao crescimento econômico global, aumentou e isso aumentou o volume de resíduos gerados a cada ano. Como enfrentar este desafio? Aqui estão alguns exemplos inovadores que demonstram que a economia circular é uma alternativa viável na era do consumo.

1. Criatividade engarrafada

Espera-se que a quantidade dos resíduos de plástico que estão sendo derramado nos oceanos multiplique por 10 até 2020. As garrafas de plástico que usamos em nossas vidas diárias são letais para a biodiversidade dentro e fora da água, e a taxa global de reciclagem plásticos conseguiu um tímido 10%. O programa The Fun Theory, promovido pela multinacional Volkswagen, baseia-se na crença do que a diversão e jogo são o sistema mais eficaz para causar mudanças no comportamento da sociedade.
Uma das iniciativas deste programa foi lançado em Estocolmo em 2009, para aumentar a taxa de reciclagem de garrafas de plástico prejudiciais. The Bottle Bank Arcade é um ponto de coleta de garrafas em uma máquina com jogos, em vez de usar moedas, garrafas de plástico são necessárias para iniciar um jogo. Mais de 100 pessoas utilizaram o The Bottle Bank Arcade em uma noite, enquanto apenas dois utilizaram o ponto de coleta "normal". Além disso, a Suécia conseguiu estabelecer um recorde, segundo a WWF.

O Brasil também tem sido protagonista em uma iniciativa para dar um uso mais sustentável ao resíduo plástico. A firma de designers Rosenbaum e o produtor de televisão Luciano Huck decidiram levar a cabo uma renovação de edifícios em São Paulo para famílias em situação de pobreza. O programa, inspirado pelo programa de TV: "Minha casa é um desastre", é destinado a ajudar famílias pobres para reformar e adaptar suas casas. Uma das iniciativas mais famosas era converter dezenas de garrafas de refrigerante em um jardim suspenso para plantas medicinais e especiarias para uma família com consciência ecológica. O projeto provou ser um sucesso na promoção da reciclagem e redução de custos. Sua popularidade foi tal que Rosenbaum decidiu publicar no seu website o projeto, para que outras famílias pudessem adaptar às suas casas e beneficiar dos seus efeitos.

2. Vestindo revoluções

Na Índia, o setor têxtil compõe até 11% das exportações, gera, aproximadamente, 100 milhões de empregos diretos e indiretos, e chegou a um valor de US $ 40 milhões no último ano. Dois empresários finlandeses decidiram entrar no setor e criaram uma empresa de reciclagem "pure waste textiles" no sul da Índia. A indústria têxtil local é muito tradicional e altamente poluente devido aos produtos químicos utilizados no tratamento de tecidos. Jukka Pesola e Anders Bengs revolucionaram este sistema com a sua fábrica de reciclagem têxtil, que trabalha também com energia renovável em painéis solares e turbinas eólicas. Suas roupas feitas a partir de resíduos têxteis reciclados já geraram cerca de 200 empregos locais e preveem que em breve irão se expandir.

3. Resíduos para uma nova vida

Crescer em bairros deprimidos são ligados com muitos riscos e desafios para o desenvolvimento. No Paraguai, a situação dos pequenos bairros de Cateura é ainda mais alarmante, já que foram construídos diretamente sobre um aterro sanitário. Os resíduos que são o principal recurso da comunidade local, ao mesmo tempo representam um risco para as gerações futuras devido as doenças, a ameaça de drogas e guerra de gangues. Um grupo de jovens cateurenses decidiu escapar dessa espiral e reciclar resíduos do aterro para criar instrumentos musicais. Isso beneficiou não só aos jovens, mas também deu uma rota de fuga para as suas famílias, que viraram as costas para os vícios e conflitos para ver às atuações dos seus filhos ou irmãos.

O projeto, chamado Landfill Harmonic, tem sido tão bem-sucedido que eles têm protagonizado um documentário para mostrar que existe uma alternativa à falta de oportunidades.

4. Cobertura de saúde pública em troca de reciclagem

Na Indonésia geram-se perto de 175.000 toneladas, por dia, de resíduos que acabam muitas vezes armazenados em aterros com falta de higiene e saneamento. Isto é especialmente preocupante em um país onde 60% da população não tem cobertura de saúde. Em 2010, o jovem estudante de medicina Galman Albinsaid criou um programa para os vizinhos em situação de pobreza, em sua cidade natal na ilha de Java, para que possam utilizar o lixo e resíduos como pagamento em troca da cobertura básica de saúde.

Assim, as clínicas recolhem os resíduos e oferecem um tratamento adequado durante a prestação de cuidados médicos para aqueles que necessitam dela, mas não têm recursos financeiros suficientes para cumprir com o seu custo. O sucesso do programa Garbage Clínical Insurance foi tão bom, que já se espalhou para outras cidades da ilha de Java e já beneficiou umas 2.000 pessoas pobres.

Fonte: https://www.weforum.org/es/agenda/2017/01/cuatro-maneras-innovadoras-de-reciclar-basura

Veja também
  • Pessoas tendem a ser mais felizes e saudáveis em bairros caminháveis
  • Irrigação estimula desenvolvimento socioeconômico em Goiás - Brasil
  • Morre Haruyoshi Ono, o arquiteto paisagista do Museu do Amanhã e da Vila dos Atletas
  • Como é a vida nas cidades mais ecológicas do mundo


    Compartilhar:


    Anterior Próximo

  • Anuncie gratuitamente no PaisagismoDigital !

    Comentar
    Nome:
    E-mail:
    Comentário:
    Avalie está matéria:



    ---
    Entrevista
    Entrevista com Lúcia Cristina de Buone - Gerente da Feira Expolazer e Expo Paisagismo Brasil.
    Entrevista com Lúcia Cristina de Buone - Gerente da Feira Expolazer e Expo Paisagismo Brasil.

    Saiba mais sobre a EXPOLAZER e a EXPO PAISAGISMO BRASIL que acontecerá entre os dias 15 e 18 de Agosto, no Expo Center Norte - São Paulo/SP.

    Dicas Técnicas
    PhotoLANDSCAPE 2018: Inserindo pisos em perspectiva com muito mais facilidade
    PhotoLANDSCAPE 2018: Inserindo pisos em perspectiva com muito mais facilidade

    Saiba como inserir pisos de acordo com a perspectiva da imagem com muito mais facilidade no seu projeto de paisagismo

    AutoLANDSCAPE 2018: Como criar platôs e taludes com o auxílio do VisualPlan
    AutoLANDSCAPE 2018: Como criar platôs e taludes com o auxílio do VisualPlan

    Aprenda a criar taludes e platôs em 3D com o VisualPlan, a nova ferramenta de paisagismo disponível também no AutoLANDSCAPE 2018.

    HydroLANDSCAPE 2018: Representação do funcionamento dos setores em 3D
    HydroLANDSCAPE 2018: Representação do funcionamento dos setores em 3D

    Veja como é fácil obter a visualização em 3D de seu projeto de irrigação com a demonstração dos setores em funcionamento.

    Ecologia
    Jardim Botânico Plantarum - Conhecer para Preservar
    Jardim Botânico Plantarum - Conhecer para Preservar

    Conheça mais sobre o Jardim Botânico Plantarum, instituição essa que preserva a flora brasileira.

    Jardins com árvores frutíferas é a nova combinação do paisagismo
    Jardins com árvores frutíferas é a nova combinação do paisagismo

    Aprenda o porque das árvores frutíferas estarem transformando os ambientes urbanos através do paisagismo.

    Quatro formas inovadoras de reciclar o lixo
    Quatro formas inovadoras de reciclar o lixo

    Conheça quatro formas inovadoras de reciclar o lixo, que tem melhorado a vida de milhares pelo mundo.

    Conheça os tipos de jardins usados pelos paisagistas
    Conheça os tipos de jardins usados pelos paisagistas

    Saibam mais sobre os tipos de jardins que seu cliente pode solicitar a você.

    Arquivo
    Edição Anterior

    Revista AuE Paisagismo Ano 13 No 155 / Abril de 2017

    Conteúdo completo

    Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

    Top 10

    Matérias mais comentadas da revista

    Projetos
    Projeto em um sítio

    ALESSANDRA VILLELA PAISAGISMO LTDA - ME

    Lista de Projetos

    Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

    Top 10 de Projetos

    Lista com 10 projetos mais comentados

    Agenda
    Agenda

    Agenda de Eventos de Paisagismo

    Conversar no Whatsapp +55 (27) 99298-2445

    X

    Revista gratuita AuE Paisagismo


    Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




    Revista no seu E-mail

    *
    *
    *