ANP lança programa Paisagismo e Sustentabilidade

Autor: Anita Cid - Data: 08/12/2010

Sempre debatemos aqui na Revista AuE Paisagismo Digit@l como o mercado de paisagismo vem crescendo e se profissionalizando. Com o aquecimento do mercado imobiliário dos últimos anos e a crescente preocupação com a preservação ambiental, esta tendência tende a ser ainda maior. Paisagistas, empreendedores imobiliários, construtoras e órgãos públicos têm aderido cada vez mais ao uso de árvores nativas de grande porte, seja pela valorização em curto prazo que essas composições proporcionam ao ambiente urbano, ou pela certeza de que o uso de plantas nativas pode colaborar de forma eficiente com a recuperação do equilíbrio do ecossistema local.

No entanto, os viveiristas que fomentam a demanda do mercado não estão preparados para suprir a demanda vigente, o que faz com que o extrativismo inapropriado, que consiste na retirada de árvores adultas de seus habitats, seja cada vez mais frequente. Isto significa uma redução imediata de alimento e abrigo para a fauna local, com consequências prejudiciais ao equilíbrio ecológico das nossas matas.

Visto isso, a Associação Nacional de Paisagismo (ANP)lançou o programa Paisagismo e Sustentabilidade. Este programa tem por objetivo coordenar vários trabalhos para o desenvolvimento de parâmetros adequados de sustentabilidade no paisagismo brasileiro. Entre as primeiras ações do programa destacamos:

*Participação do Comitee LEED que visa adaptar a certificação do Green Building Council à realidade brasileira;

*Estudo da viabilização de uma Certificação de Origem das mudas de espécies nativas adultas;

*Parceria com os sindicatos ligados aos escritórios de arquitetura, engenharia civil e setor imobiliário, para conscientizar o mercado, da importância de se conhecer a origem das árvores que colocamos em nossos projetos, e da importância de se priorizar projetos paisagísticos sustentáveis.

A ANP também pretende envolver os governos municipais, estaduais e federal nesta importante questão, assim como outras entidades ligadas ao setor produtivo.

A AuE Soluções parabeniza e apoia esta iniciativa da ANP.


Compartilhar:


Anterior Próximo

O guia traz diversas dicas para profissionais que desejam se destacar no mercado de paisagismo

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: undefined - Data: 08/05/2019 16:14:25

Olá, bom dia.

Posso elaborar um orçamento para atualização do site da sua empresa? (www.auepaisagismo.com)

*Sites adaptáveis a celulares
*Você gerencia e edita todo conteúdo
*Site desenhado para você, aprovado por você

att.

Junior Lehner
https://www.sitesbmx.com
(11) 4063-1773

Excluir:
http://www.sairdalista.site?u=http://www.auepaisagismo.com&c=17819bc53add88D068B5



2 - Autor: Carlos Aguiar - Data: 22/03/2011 20:03:54

É sempre gratificante saber de entidades que valorizam o meio ambiente e ao mesmo tempo conseguem inseri-lo nos seus objetivos econômicos e sociais. Parabéns a ANP.



ps: Caro Peixinho, gostaria de conhecer seu trabalho. Sou paisagista e com a diversidade sustentável dos projetos paisagísticos, entre as quais, o uso de plantas nativas em seu referido ecossistema. Parabéns. Tem fotos do parque?



3 - Autor: José Deodato Peixinho Filho - Data: 17/12/2010 15:49:42

Sou biólogo, tecnico em agropecuária e estou a mais de 30 anos trabalhando com paisagismo, venho implantando paisagismo sustantável a muito tempo utilizando espécies da caatinga.Por quinze anos cataloguei especies e "domestiquei", adaptando-as com tratos culturais e fitossanitários para introduzir no paisagismo.São "plantas" com aspectos exoticos, bastante resistente de fácil propagação e manuseio. Enviarei uma foto de um jadim interativo da caatinga que foi implantado no paarque da cidade de Feira de Santana. Peço divulgar com as devidas credenciais DEODATO PEIXINHO PAISAGISMO SERTANEJO. Em tempo, solicito a minha inscrição na ANP.




Entrevista
Botânica
Dicas Técnicas
Ecologia
Novidades
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 7 No 78 / Novembro de 2010

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*