Estudante de Engenharia Florestal em Portugal desenvolve SIG para jardins de Penafiel

Autor: Camila Fonseca - Data: 02/08/2011

Avaliação do estado biomecânico de uma das árvores

Marco Ribeiro completará o curso de Engenharia Florestal na Escola Superior Agrária de Viseu. E como trabalho de conclusão de curso, realizou um projeto o qual beneficiará a infraestrutura dos jardins da cidade de Penafiel - situada ao norte de Portugal: um Sistema de Informação Geográfica para os espaços verdes. O projeto foi aprovado pela Prefeitura e aguarda implantação.

AuE Soluções: O que é um Sistema de Informação Geográfica (SIG)?

Marco Ribeiro: Um sistema de informação geográfica, é uma ferramenta tecnológica que permite ao utilizador fazer gestão de dados geográficos, construção de cartografia, análise espacial, edição avançada de dados ou ligação a base de dados externas.
O SIG separa e armazena de forma independente a informação que lhe está associada em diferentes camadas temáticas, o que permite trabalhar com elas de forma simples e rápida, permitindo ao utilizador a possibilidade de relacionar a informação existente através da posição dos objectos e da sua topografia, com a finalidade de criar nova informação.
É uma ferramenta muito utilizada hoje em dia, em todo mundo e em várias áreas laborais pois facilita a tomada de decisões importantes por parte do seu utilizador.

AuE Soluções: Como surgiu a ideia de fazer um Sistema de Informação Geográfica para os jardins de Penafiel?

Marco Ribeiro: A ideia surgiu após ter consultado o gabinete florestal da Câmara Municipal de Penafiel para a realização do meu estágio final de curso, onde o técnico responsável sugeriu a criação deste sistema, pois era uma lacuna existente que assim poderia ser suprida.
Aliado a isto, foi também determinante a motivação que tinha em aprender mais acerca desta ferramenta que hoje em dia é imprescindível na grande maioria das áreas profissionais.
Após formalizada a parceria entre a câmara e a instituição de ensino superior (Escola Superior Agrária de Viseu) foi assim possível dar início ao projecto.

AuE Soluções: Como ele irá funcionar?

Marco Ribeiro: Após realizar todo o levantamento dos exemplares existentes nos jardins da cidade, através do preenchimento de uma ficha individual em que são contemplados todos os parâmetros dendrométricos e fitossanitários da árvore, procedeu-se à introdução destes parâmetros numa base de dados que posteriormente foi ligada ao SIG.
No SIG podemos visualizar a localização dos vários exemplares e através de hiperligações efectuadas, poderemos através de um simples "click" no ponto respectivo a cada árvore, aceder facilmente à base de dados onde se encontra todos os parâmetros, fotografias e ficha individual digitalizada, permitindo analisar ao pormenor o estado da árvore e as indicações de futuras intervenções.
Além disto, foi ainda possível criar um sistema de alerta para as intervenções e monitorizações sugeridas, em que o utilizador será avisado com antecedência da data a efectuá-las.
A base de dados deve ir sendo actualizada, através de visitas periódicas ao local, de modo a manter o funcionamento do sistema activo.

Formulário criado para pesquisa e registo de árvores


Formulário criado para pesquisa e registo de árvores através da base de dados criada


AuE Soluções: Em que o SIG irá beneficiar os jardins e a cidade como um todo?

Marco Ribeiro: Todos sabemos dos inúmeros benefícios que estes espaços proporcionam aos cidadãos, tendo em conta a saúde e bem-estar, a beleza da sua arquitectura e mesmo o património cultural que pode representar para a sociedade de um meio urbano. Por estes motivos, é de todo o interesse um projecto deste tipo para uma melhor preservação e gestão destes espaços, a fim de que possam continuar a contribuir positivamente para a qualidade de vida do meio onde estão inseridos.

Carta de localização das espécies


Carta de localização das espécies arbóreas gerada com recurso ao SIG


AuE Soluções: Com a implantação deste sistema, será possível identificar aspectos prejudiciais aos espaços e realizar obras de melhoramento?

Marco Ribeiro: Sim, sem dúvida que esse é dos principais objectivos da realização deste projecto. Apesar de neste caso em concreto, não terem surgido situações de verdadeira preocupação, pois os jardins da cidade de uma forma geral encontram-se em bom estado, foi possível registar alguns indicadores que nos podem alertar para o desenvolvimento de aspectos prejudiciais, que assim podem ser evitados através de intervenções devidamente planeadas.
No entanto, esta não é uma realidade presente em todos os espaços verdes urbanos, pois além de este ser um meio adverso para o crescimento de qualquer espécie arbórea, as várias agressões que o Homem provoca nestas, através do seu uso indevido, permite facilmente identificar árvores de risco em qualquer cidade.

AuE Soluções: Existe previsão para o projeto ser implementado na cidade?

Marco Ribeiro: O projecto após ter sido apresentado e avaliado na instituição de ensino superior que frequento, está dado como finalizado e por isso pronto a ser implementado pelos responsáveis dos jardins da autarquia em questão mas também por outras que se mostrem interessadas em utilizá-lo.

AuE Soluções: Que tipo de análise (ou gestão) será permitido fazer a partir da cartografia desses espaços? É possível mensurar a área de extensão que o projeto irá atingir?

Marco Ribeiro: Com esta ferramenta será possível construir cartas de risco das árvores, cartas por espécies existentes nos jardins, por localização dos vários exemplares, tudo isto com intenção de realizar uma monitorização mais eficiente e programar intervenções necessárias.
Este projecto pode ser utilizado em todos os espaços verdes urbanos existentes em qualquer cidade, não havendo limite de extensão, dependendo apenas da disponibilidade dos técnicos responsáveis para proceder ao levantamento de espécies desses mesmos espaços.

Carta de risco


Exemplo de carta de risco, onde são apresentadas as árvores de um jardim da cidade pela classificação de risco que lhe foi atribuída.

AuE Soluções: Qual sua expectativa, como profissional, para apresentação do primeiro projeto?

Marco Ribeiro: Sabendo que este projecto pode contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas e que ao ser implementado irá possibilitar uma melhor gestão dos espaços verdes para os seus responsáveis, é claro que a expectativa é enorme e a sua implementação será um grande motivo de satisfação para mim.


Compartilhar:



Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Silvonilton Bastos - Data: 21/08/2011 07:40:22

Achei a matéria sensacional, pois para mim despertou-me algumas idéias, estou cursando o 9º semestre em Engenharia Ambiental também em fechamento da TCC, voltado para a área de geoprocessamento e a recuperação, reabilitação ou restauração de áreas de condomínios na mata atlântica e esta matéria me chamou muito atenção. Fiz um curso de paisagismo e fui assinante da revista natureza e recebo as materias da AUE, seria possivel contato c Marco Ribeiro?



AuE Responde: Prezado Silvonilton, nossa equipe irá entrar em contato com ele e confirmar seus contatos para que você possa fazê-lo. Dentro de alguns dias, você uma resposta.




Entrevista
Estudante de Engenharia Florestal em Portugal desenvolve SIG para jardins de Penafiel
Estudante de Engenharia Florestal em Portugal desenvolve SIG para jardins de Penafiel

Marco Ribeiro fala sobre seu projeto de SIG para os jardins de Penafiel - Portugal.

Botânica
Jardim para ver, cheirar, pegar e mastigar!
Jardim para ver, cheirar, pegar e mastigar!

Como conhecem os jardins as pessoas que não possuem alguns sentidos

AuE Network
PhotoLANDSCAPE: Revisão de Mapas de Plantas - agosto/2011

AuE Network e PhotoLANDSCAPE: Revisão de Mapas de Plantas em agosto de 2011

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE: Aprenda incluir um novo item com desenho
AutoLANDSCAPE: Aprenda incluir um novo item com desenho

Aprenda passo a passo como fazer a inclusão de um novo item com desenho para utilizar no AutoLANDSCAPE

PhotoLANDSCAPE: Dicas para inserir pisos novos no banco de dados
PhotoLANDSCAPE: Dicas para inserir pisos novos no banco de dados

Veja o passo a passo de como incluir fotos de pisos em perspectiva

Novidades
Matas ciliares é tema de concurso de fotografia

Saiba como participar do concurso de fotografia que contempla as matas ciliares

Dúvidas e reclamações sobre a AuE? Contate o ouvidor!
Dúvidas e reclamações sobre a AuE? Contate o ouvidor!

Agora você tem um canal direto para deixar suas reclamações

Notícias
Parceria promove monitoramento e reflorestamento de córregos no Distrito Federal
Parceria promove monitoramento e reflorestamento de córregos no Distrito Federal

Córrego Crispim será revitalizado através do Projeto Bacias

13º EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS EM FRANCA - SP

Conheça as mais belas orquídeas

Videogame de conscientização ambiental será lançado
Videogame de conscientização ambiental será lançado

FINEP financia videogame de conscientização ambiental

Cingapura recebe 18 árvores solares para fazer parte do "Gardens by the Bay"
Cingapura recebe 18 árvores solares para fazer parte do "Gardens by the Bay"

18 arvores solares farão parte do acervo de espécies do Jardim Botânico de Cingapura

Saiba como foi a participação da AuE Soluções na Garden Fair 2011
Saiba como foi a participação da AuE Soluções na Garden Fair 2011

Saiba o que aconteceu na Garden Fair 2011 e como foi a atuação da AuE Soluções.

Homenagem ao aniversário de Roberto Burle Marx
Homenagem ao aniversário de Roberto Burle Marx

4 de agosto é o dia em que nasceu um dos maiores paisagistas do século XX. Conheça sua história.

Ganhe o convite para a 14ª Fiaflora Expogarden e pegue seu brinde no stand da AuE Soluções
Ganhe o convite para a 14ª Fiaflora Expogarden e pegue seu brinde no stand da AuE Soluções

Participe da maior feira do setor de paisagismo do Hemisfério Sul.

Exposição de jardim garante o sucesso de feira no Algarve - Portugal
Exposição de jardim garante o sucesso de feira no Algarve - Portugal

Arquiteto Paisagista expõe jardim mediterrâneo em feira no Algarve - Portugal e ganha a atenção dos visitantes.

AuE Soluções parabeniza a todos os pais pelo seu dia!
AuE Soluções parabeniza a todos os pais pelo seu dia!

Um feliz Dia dos Pais aos leitores da revista AuE Paisagismo

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 8 No 86 / Julho de 2011

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*