Paisagista Maurício Estellita e a arte da paisagem

Autor: Regina Motta - Data: 18/11/2015

O Paisagista Maurício Estellita é nosso cliente desde os primórdios da empresa e, mais que isso, é nosso amigo e parceiro, sempre presente nos eventos da AuE Software.

Paisagista Maurício Estelita



Em 2014, conversamos com ele sobre a mudança de paradigma do fazer paisagístico. Veja o que ele disse:
Tecnologia e Paisagismo: uma mudança de paradigma

Em 2010, ele nos falou, com grande propriedade, sobre a regulamentação da profissão:
O paisagista Maurício Estellita fala sobre a regulamentação da profissão

Sempre valorizando nossas iniciativas, participou do concurso MINHA FOTOMONTAGEM É TOP, promovido pela página da Aue Soluções Paisagismo no Facebook Conheça alguns participantes do Concurso de Fotomontagem

Hoje, vamos conversar um pouco mais com este ativo paisagista, professor adjunto das disciplinas Projeto de Paisagismo I e II no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Barão de Mauá em Ribeirão Preto, SP, e coordenador de cursos de capacitação e extensão universitária.

AuE Paisagismo: Como foi a sua escolha por esta profissão de paisagista? Quais as dificuldades que encontra e quais as maiores alegrias?

O desenho sempre foi meu modo de expressão natural e a profissão agronômica me levou a travar conhecimento com o paisagismo quando ainda aluno na ESALQ graças ao contato e estágio que cursei com o Prof. Heitor Montenegro, apaixonado pelo assunto.

AuE Paisagismo: Como fazer para integrar o gosto do cliente, com a obra arquitetônica e a seleção adequada de espécies botânicas em um projeto paisagístico?

Como a tecnologia atual permite ao possível cliente conhecer a linguagem do artista através de imagens de seu trabalho a escolha ficou facilitada. Procuro sempre compor meus cenários paisagísticos introduzindo muitas espécies de preferência do cliente. Afinal meu objetivo é dar prazer e alegria a quem me escolheu e não firmar dogmas formais ou botânicos.

AuE Paisagismo: O senhor acredita que, nestes últimos anos, houve alguma mudança na atuação do paisagista, na valorização do Paisagismo no Brasil?

Uma situação parodoxal. Atualmente, no mercado, tanto os arquitetos como os paisagistas, são cada vez mais solicitados e como bem coloca o Arq. Benedito Abbud, um dos mais importantes profissionais da atualidade, o trabalho do paisagista já é considerado muitas vezes até como uma " grife", dando visibilidade e importância a obra.

Infelizmente o contrário se dá na formação destes profissionais. A profissão não é regulamentada. Não há cursos regulares de graduação em paisagismo e quando a disciplina faz parte da grade curricular de uma instituição, na maioria das vezes, com raras exceções, são ministradas por professores sem vivência paisagística e com formação acadêmica deficiente no assunto.

AuE Paisagismo: Como professor, qual a sua expectativa em relação aos novos profissionais que estão sendo formados? Acredita que, hoje, a formação é mais adequada e que os alunos têm maior dedicação aos estudos?

Acredito que lentamente ocorrerá uma melhoria, mas depende muito da boa vontade das instituições em exigir tratamento paisagístico nos trabalhos finais de graduação, o que, em geral, não acontece porque nas bancas examinadoras há carência de examinadores habilitados no assunto.
Os órgãos de classe que deveriam ser enérgicos no trato do ensino, fiscalização e exercício da profissão, são na realidade pouco representativos, atuando discretamente.

AuE Paisagismo: Como faz a seleção das espécies botânicas? Leva em consideração a frequência da manutenção no processo de escolha?

Os critérios principais são a construção de paisagens de grande beleza formal respeitando em primeiro lugar sua função que pode ser social, ecológica ou estética ou uma mistura de algumas delas, utilizando espécies, nativas ou exóticas, adaptadas às condições ecológicas e que sejam disponíveis no mercado viveirista.
Dou preferência a espécies perenes e de baixa manutenção, mas em determinadas construções paisagísticas, por exigência locais e históricas, posso utilizar espécies anuais desde que o cliente tenha consciência disto.

AuE Paisagismo: Como vê a regulamentação da profissão de paisagista, já aprovada no Congresso Nacional? A Lei trará benefícios aos profissionais, haverá mudanças significativas no exercício da profissão?

Vejo com desesperança e pessimismo. A profissão é vitima de movimentos corporativistas de classes profissionais que buscam a exclusividade na atividade embora não dêem importância a ela tanto no ensino, na formação e nem na fiscalização de seu exercício.
No resto do mundo encontramos cursos de paisagismo nas faculdades de arquitetura, agronomia, ecologia, artes plásticas e até horticultura.
Nos Estados Unidos a ASLA (American Society of Landscape Architects) tem 48 delegacias regionais no país todo, congrega cerca de 14.000 afiliados e é responsável pelas normas que regem o ensino, a formação e o exercício da profissão em todo o território americano. Sem o registro da ASLA não é possível exercer a profissão nos USA.

AuE Paisagismo: A questão da crise hídrica tem afetado a criação de projetos de paisagismo? No seu ponto de vista, como resolver esta dificuldade?

Este é um assunto que agora está começando a ganhar importância, mas a atividade oferece muitos caminhos para minorar esta carência hídrica pelo manejo mais adequado das espécies e da conformação da paisagem.

AuE Paisagismo: Além de paisagista, o Senhor é também um artista da pintura. Acredita que este dom estético favorece na criação de belos jardins?

Sim. Foi esta característica de personalidade que me levou ao paisagismo. Burle Marx tem enorme obra plástica, embora seja mais conhecido por seus jardins. Fernando Chacel em um de seus últimos depoimentos afirma sua forte inclinação pela pintura. No decorrer da carreira vamos nos expressando formalmente pelos volumes e cores das composições paisagísticas. Não é atoa que Roberto Burle Marx cursou Belas Artes...

AuE Paisagismo: Tem facilidade em conseguir as espécies desejadas para os projetos? Sabe que a Aue Soluções mantém um site o PaisagismoDigital.com que tem o objetivo de facilitar a vida do profissional e do cliente, disponibilizando fornecedores de produtos e serviços de paisagismo sem qualquer custo adicional para ambos, bastando um clique para encontrar o que precisa?

Sim, utilizo bastante este recurso (PaisagismoDigital) por sua riqueza de espécies, exatidão na informações ecológicas e possibilidade de acoplá-lo aos programas PhotoLANDSCAPE e AutoLANDSCAPE da Aue Soluções, fundamentais na atividade da elaboração do projeto paisagístico.

Utilizo bastante o PaisagismoDigital por sua riqueza de espécies, exatidão na informações ecológicas e possibilidade de acoplá-lo aos programas PhotoLANDSCAPE e AutoLANDSCAPE da Aue Soluções, fundamentais na atividade da elaboração do projeto paisagístico.


AuE Paisagismo: Faz a implantação e manutenção de seus projetos? Existe alguma área em que tenha se especializado?

Minha área de atuação é exclusivamente projetual, mas na minha região procuro me cercar dos melhores profissionais na área de fornecimento, oferta de mudas e implantação.

AuE Paisagismo: Qual o papel do paisagismo em um empreendimento imobiliário?

Além de balizar o modo de vida dos moradores é cada vez mais importante e estabelece o diferencial da obra em relação ao mercado, destacando-a do universo em oferta.

AuE Paisagismo: O que significam, em seu ponto de vista, os nossos softwares no dia a dia do profissional de paisagismo? Quais as vantagens de usar os programas?

Eu diria que são fundamentais para obter bons resultados e exercer a atividade com prazer. Trabalhar com o PhotoLANDSCAPE é como se estivéssemos num "game", na montagem do cenário paisagístico, extremante prazeroso. O AutoLANDSCAPE, no sistema CAD, vai completar o trabalho dando condições quantitativas e qualitativas para que o projeto se adeque ao HydroLANDSCAPE na irrigação e aos outros modernos processos de criação do desenho arquitetônico como o sistema BIM (Building Information Modeling) que será mandatório nos principais projetos de nossa época.

Trabalhar com o PhotoLANDSCAPE é como se estivéssemos num "game", na montagem do cenário paisagístico, extremante prazeroso. O AutoLANDSCAPE, no sistema CAD, vai completar o trabalho dando condições quantitativas e qualitativas para que o projeto se adeque ao HydroLANDSCAPE na irrigação e aos outros modernos processos de criação do desenho arquitetônico como o sistema BIM (Building Information Modeling) que será mandatório nos principais projetos de nossa época.


AuE Paisagismo: Qual é a sua recomendação para os jovens que se decidem pela profissão de Paisagista?

Pela legislação atual o exercício da profissão de arquiteto paisagista é atribuição exclusiva dos graduados em Arquitetura e Urbanismo. Mas, como há uma indefinição enorme neste horizonte, recomendo aos que quiserem se dedicar ao planejamento de jardins que busquem os cursos atualmente oferecidos no mercado, alguns deles de ótima qualidade.

AuE Paisagismo: Conhecemos seu extenso portfólio com magníficos projetos, poderia nos falar e mostrar aquele que lhe deu maiores alegrias?

Os jardins são obras vivas. Mudam, crescem, morrem e se modificam constantemente. Os que me dão maiores alegrias são os mesmos que dão grande prazer a meus clientes e que são tratados por eles com respeito e carinho.

Alguns projetos recentes:

Estudo preliminar de projeto de paisagismo para espaço destinado a eventos. Arq. Carlos Gabarra. Elaborado com auxilio do programa PhotoLANDSCAPE

Estudo preliminar de projeto de paisagismo para espaço destinado a eventos. Arq. Carlos Gabarra. Elaborado com auxilio do programa PhotoLANDSCAPE



Estudo preliminar de projeto de paisagismo para espaço destinado a eventos. Arq. Carlos Gabarra. Elaborado com auxilio do programa PhotoLANDSCAPE



Estudo preliminar de projeto de paisagismo para espaço destinado a eventos. Arq. Carlos Gabarra. Elaborado com auxilio do programa PhotoLANDSCAPE



Estudo preliminar de projeto de paisagismo para espaço destinado a eventos. Arq. Carlos Gabarra. Elaborado com auxilio do programa PhotoLANDSCAPE



Residência em condomínio situado ao lado dos greens do Ipê Golf Club. Projeto de Storrer Tamburus - Arquitetura/Design - proprietário da imagem. Implantação Jardim São Lourenço. Construção Bistane Engenharia - em Ribeirão Preto.

Residência em condomínio situado ao lado dos greens do Ipê Golf Club. Projeto de Storrer Tamburus - Arquitetura/Design - proprietário da imagem. Implantação Jardim São Lourenço. Construção Bistane Engenharia - em Ribeirão Preto.



Residência em condomínio situado ao lado dos greens do Ipê Golf Club. Projeto de Storrer Tamburus - Arquitetura/Design - proprietário da imagem. Implantação Jardim São Lourenço. Construção Bistane Engenharia - em Ribeirão Preto.



Residência em condomínio situado ao lado dos greens do Ipê Golf Club. Projeto de Storrer Tamburus - Arquitetura/Design - proprietário da imagem. Implantação Jardim São Lourenço. Construção Bistane Engenharia - em Ribeirão Preto.



Residência em condomínio situado ao lado dos greens do Ipê Golf Club. Projeto de Storrer Tamburus - Arquitetura/Design - proprietário da imagem. Implantação Jardim São Lourenço. Construção Bistane Engenharia - em Ribeirão Preto.



Anteprojeto de paisagismo para centro comercial urbano. Projeto de C4 Arquitetos Associados. Imagens criadas utilizando o programa PhotoLANDSCAPE, de Aue Soluções Paisagismo. Desenho técnico por Arq. Amanda Fontellas. - em Ribeirão Preto.

Anteprojeto de paisagismo para centro comercial urbano. Projeto de C4 Arquitetos Associados. Imagens criadas utilizando o programa PhotoLANDSCAPE, de Aue Soluções Paisagismo. Desenho técnico por Arq. Amanda Fontellas. - em Ribeirão Preto.



Anteprojeto de paisagismo para centro comercial urbano. Projeto de C4 Arquitetos Associados. Imagens criadas utilizando o programa PhotoLANDSCAPE, de Aue Soluções Paisagismo. Desenho técnico por Arq. Amanda Fontellas. - em Ribeirão Preto.



Estudo preliminar para paisagismo residencial. Projeto Escritório de Arquitetura João Armentano. Elaborado com ajuda do programa PhotoLANDSCAPE de Aue Soluções Paisagismo. - em Ribeirão Preto.

Estudo preliminar para paisagismo residencial. Projeto Escritório de Arquitetura João Armentano. Elaborado com ajuda do programa PhotoLANDSCAPE de Aue Soluções Paisagismo. - em Ribeirão Preto.



Estudo preliminar pro bono utilizando o programa PhotoLANDSCAPE de Aue Soluções Paisagismo para o jardim interno da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça, entidade filantrópica fundada e mantida pelo Grupo Colorado em Ipuã, SP. Projeto de Ampliação de Arq. Amanda Fontellas e Aline Approbato . - em Ipuã.

Estudo preliminar pro bono utilizando o programa PhotoLANDSCAPE de Aue Soluções Paisagismo para o jardim interno da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça, entidade filantrópica fundada e mantida pelo Grupo Colorado em Ipuã, SP. Projeto de Ampliação de Arq. Amanda Fontellas e Aline Approbato . - em Ipuã.



Mauricio Estellita
Eng. Agr. Ms. Paisagista
mauricio.estellita@gmail.com
16.3620-0556 -16.99722-1174
Ribeirão Preto, SP
https://www.facebook.com/EstellitaPaisagismo/photos_stream?tab=photos_albums


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Promoções
Semana de descontos na AuE Software - AuE Black Week 2015
Semana de descontos na AuE Software - AuE Black Week 2015

AuE Software anuncia semana de descontos: AuE Black Week.

Entrevista
Paisagista Maurício Estellita e a arte da paisagem
Paisagista Maurício Estellita e a arte da paisagem

Os critérios principais são a construção de paisagens de grande beleza formal, respeitando suas diversas funções

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE 2016: Definindo a escala, o formato da folha e o tipo de carimbo - Parte 1 de 7
AutoLANDSCAPE 2016: Definindo a escala, o formato da folha e o tipo de carimbo - Parte 1 de 7

Veja um tutorial de desenvolvimento de projeto paisagístico, passo-a-passo, com o AutoLANDSCAPE 2016

HydroLANDSCAPE 2016: Alterando a Escala dos itens já desenhados
HydroLANDSCAPE 2016: Alterando a Escala dos itens já desenhados

Veja como alterar a escala dos itens de irrigação do HydroLANDSCAPE já desenhados no AutoCAD.

PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - Parte 2 de 3
PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - Parte 2 de 3

Veja tutorial de desenvolvimento de fotomontagem, passo-a-passo, com o PhotoLANDSCAPE 2016, parte 2

LandMANAGER 2016: Cadastro de Projetos
LandMANAGER 2016: Cadastro de Projetos

Veja todos os detalhes do Cadastro de Projetos do LandMANAGER 2016.

Novidades
Lançamento do Livro "Plantas Medicinais e a Doença do Alzheimer"
Lançamento do Livro "Plantas Medicinais e a Doença do Alzheimer"

O livro apresenta plantas nordestinas promissoras para a elaboração de novos medicamentos e avanço no tratamento da doença.

Notícias
Projeto arquitetônico da Bahia vence o American Property Awards 2015-2016.
Projeto arquitetônico da Bahia vence o American Property Awards 2015-2016.

o Haras Residence - Vitória da Conquista, foi o vencedor do American Property Awards 2015-2016

Nova diretoria da ABAP
Nova diretoria da ABAP

Os membros do corpo diretivo e dos conselhos eleitos pelos associados assumiram a Gestão 2015-2017 da Abap neste mês.

Lusoflora - Mostra Profissional de Jardim
Lusoflora - Mostra Profissional de Jardim

Lusoflora é um certame profissional que tem contribuído para o desenvolvimento do setor de flores em Portugal

Evento Pré-conferência 1º Simpósio Luso-Brasileiro
Evento Pré-conferência 1º Simpósio Luso-Brasileiro

O 1º Simpósio Luso-Brasileiro sobre modelos e práticas de sustentabilidade decorrerá em associação com a 22ª Conferência da ISDRS

Congresso XXV CONIRD Agricultura irrigada do Semiárido brasileiro
Congresso XXV CONIRD Agricultura irrigada do Semiárido brasileiro

O Congresso XXV CONIRD Agricultura irrigada do Semiárido brasileiro aconteceu de 8 a 13 de novembro na Universidade Federal de Sergipe

Mobilização Global pelo Clima em São Paulo
Mobilização Global pelo Clima em São Paulo

No dia 29 de novembro, milhares de marchas, atos e atividades cidadãs acontecerão ao redor do mundo

Um dia de Capacitação em Paisagismo, no Sitio Roberto Burle Marx
Um dia de Capacitação em Paisagismo, no Sitio Roberto Burle Marx

A inspiração de Roberto Burle Marx estará presente no dia 21 de novembro

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 12 No 137 / Outubro de 2015

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*