Sociedade Brasileira de Arborização (SBAU) divulga carta de Uberlândia

Autor: Guilherme Motta - Data: 17/09/2012

A SBAU, Sociedade Brasileira de Arborização Urbana realizou entre os dias 3 e 7 de setembro de 2012 o XVI CBAU - Congresso Brasileiro de Arborização Urbana .

A assembléia do congresso produziu o seguinte documento com recomendações aos profissionais envolvidos na arborização das cidades.


CARTA DE UBERLÂNDIA

A Assembleia Geral constituída pelos participantes do XVI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, realizado nas dependências do Center Convention - piso C - Shopping Center, na cidade de Uberlândia, no período de 3 a 7 de setembro de 2012, vem recomendar que:

1. Uberlândia e as demais cidades brasileiras possam receber, do poder público e da população, maior atenção e recursos quanto ao tratamento da arborização urbana e conservação dos espaços livres vegetados, em cada localidade.

2. O "Estatuto das Cidades" contemple a obrigatoriedade de Planos Diretores de Arborização e Áreas Verdes Urbanas para os municípios brasileiros, geridos por equipes multidisciplinares, com base em inventários arbóreos e demais estudos pertinentes, decidindo sobre diretrizes para preservação e manejo do verde urbano em cada
localidade.

3. Indicadores de sustentabilidade sejam criados para medição de serviços de gestão do verde urbano e aplicados anualmente, cuidando para que Planos Diretores de Arborização e Áreas Verdes deixem de ser meros "protocolos de intenção" e passem a serem instrumentos com poder de lei e de cumprimento efetivo nos municípios brasileiros.

4. A utilização de arbóreas nativas em áreas urbanas seja priorizada nos diferentes municípios, respeitando-se o limite mínimo de 20% do total de árvores plantadas nas cidades, com espécies oriundas de ecossistemas nativos na região.

5. Políticas públicas sejam desenvolvidas no sentido de contribuírem para difundir o plantio e a preservação de árvores nativas em quintais e jardins de residências, como forma de difundir o conhecimento e destacar a importância dessa vegetação no meio urbano.

6. Os governos municipais fomentem campanhas do tipo "adote uma árvore", sempre priorizando o uso de espécies nativas e as diversidades regionais.

7. As universidades brasileiras desenvolvam estudos e pesquisas sobre Arborização Urbana no Brasil, elencando espécies nativas nas diferentes regiões, em especial frutíferas para atração da fauna, e contribuindo para a definição de índices de cobertura arbórea recomendáveis para os diferentes municípios.

8. Os municípios identifiquem e deem tratamento às zonas urbanas mais críticas em termos ambientais com o objetivo de reestruturar positivamente a paisagem criando espaços para a introdução de espécies nativas em vias públicas, praças, parques e demais áreas destinadas à composição do verde em cidades.

9. Os órgãos encarregados das ações de planejamento em cidades identifiquem a importância das árvores como instrumentos de desenvolvimento e reforma urbana com vistas à qualificação do ambiente e da vida das populações que o habitam, bem como estratégia indicada para contribuir no controle das condições climáticas do planeta.

10. Prefeituras Municipais e Concessionárias de Energia Elétrica desenvolvam atividades conjuntas, através da utilização de práticas de manejo adequadas e novas tecnologias somando esforços no sentido de qualificar a arborização em cidades.

11. Os governos municipais, estaduais e federal, bem como vereadores, deputados e senadores participem de eventos que promovam a preservação e o manejo da Arborização Urbana e contribuam efetivamente com a melhoria das condições ambientais nas áreas em que atuam.

12. Os órgãos públicos responsáveis pelo gerenciamento do verde urbano desenvolvam programas de educação ambiental focados na importância da preservação e manejo da arborização urbana, dirigidos a indivíduos da pré-escola até à universidade, com os respectivos indicadores para medição das mudanças de comportamento e novas posturas esperadas.


Veja também:

* Arborização Urbana e a umidade relativa do ar

* Pedro Mendes fala sobre os benefícios da arborização urbana

* Sérgio Chaves fala sobre o II ENAU e sobre a importância da arborização urbana

* Plantas exóticas: uma ameaça a biodiversidade brasileira


Compartilhar:


Anterior Próximo

O guia traz diversas dicas para profissionais que desejam se destacar no mercado de paisagismo

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Botânica
Plantas ornamentais: Botânica para Paisagistas II
Plantas ornamentais: Botânica para Paisagistas II

Entenda sobre os nomes botânicos e a posição filogenética das famílias botânicas de acordo com o APG III.

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE 2012: Sofisticação, praticidade, produtividade.
AutoLANDSCAPE 2012: Sofisticação, praticidade, produtividade.

Conheça as novidades do PhotoLANDSCAPE 2012.

HydroLANDSCAPE 2012: Precisão e calculos confiáveis
HydroLANDSCAPE 2012: Precisão e calculos confiáveis

Conheça a nova versão do HydroLANDSCAPE

Novidades
Quer testar os novos softwares da Aue soluções? Fique sabendo como.
Quer testar os novos softwares da Aue soluções? Fique sabendo como.

Veja como fazer para ser um Beta tester dos softares 2012.

Notícias
Sociedade Brasileira de Arborização (SBAU) divulga carta de Uberlândia

Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, SBAU, divulga Carta de Uberlândia.

Visite a AuE Soluções na Fiaflora 2012 !
Visite a AuE Soluções na Fiaflora 2012 !

15a Fiaflora Expogarden, 06 a 09 de outubro de 2012, das 13 as 21h no Pavilhão Oeste do Anhembi - São Paulo Brasil

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 9 No 99 / Agosto de 2012

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto em um sítio

ALESSANDRA VILLELA PAISAGISMO LTDA - ME

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp +55 (27) 99298-2445

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*