Entrevista com a Paisagista Daniela Infante

Autor: Adriana Corrêa - Data: 07/07/2004

A engenheira agrônoma, Daniela Infante, trabalha a dez anos com decoração e paisagismo, junto de sua mãe, a paisagista Sônia Infante. Combinando criatividade e beleza em projetos e utensílios decorativos, as duas conquistaram projeção com o trabalho da Arteiro*, empresa que por mais de 20 anos produz jardins, móveis e objetos artesanais. Em entrevista para a Revista Digital AuE Soluções, Daniela falou do trabalho do paisagista e do desenvolvimento do seu último projeto.

AuE: Como começou na profissão de paisagista?
Daniela: Na verdade sempre trabalhei no ramo. Minha mãe, Sônia Infante, é paisagista e por isso eu comecei muito cedo, ajudando-a com os trabalhos menores. Depois ingressei na faculdade de agronomia e continuamos a trabalhar juntas. Atualmente, temos uma empresa de paisagismo, a Arteiro*, que fica em Itaipava, onde fazemos projetos em parceria e individuais.

AuE: Os seus trabalhos seguem algum estilo?
Daniela: Sim. Nossa especialidade são as flores perenes, por isso em todos os nossos projetos é marcante a característica floral. Gosto de usá-las para colorir o ambiente, procurando sempre preservar a harmonia do local e a preferência do cliente.

AuE: Na sua opinião, o que caracteriza um bom projeto?
Daniela: Para mim, um bom projeto tem que ser de fácil entendimento, de maneira que até mesmo um leigo seja capaz de executar. Além disso, tem que ter a "cara" do cliente. A paisagem deve contar algo sobre essa pessoa, transmitir traços da sua personalidade. Outro segredo é saber misturar os diversos tipos de vegetação e integrar a casa com o ambiente projetado, deixando que a arquitetura determine a paisagem a ser construída, de modo que tenhamos a impressão de que ela sempre esteve ali.

AuE: É utilizado algum recurso na criação dos projetos?
Daniela: Num primeiro momento, coletamos as informações necessárias a confecção do projeto, como detalhes da planta, tamanho da área a ser projetada e o perfil de paisagem desejada pelo cliente. A partir das informações contidas na pesquisa inicial, começamos a desenhar. Nessa fase, utilizamos o AutoLANDSCAPE, que funciona como ferramenta facilitadora no desenho feito em computador. Por fim, o PhotoLANDSCAPE mostra como o projeto vai ficar.

AuE: Como a tecnologia auxilia o trabalho paisagístico?
Daniela: Os softwares AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE podem auxiliar bastante na produção dos projetos, sobretudo quando não há planta topográfica ou quando o tempo para execução é curto. O AutoLANDSCAPE permite ao paisagista detalhar o projeto, fornecendo o maior número de informações precisas em um tempo mínimo. E com o PhotoLANDSCAPE o cliente ainda pode visualizar o resultado final do projeto com tamanha qualidade que se assemelha a uma fotografia real. Mas, na minha opinião, a principal vantagem é a fácil utilização, pois não tenho tempo de estudar e aprender a manusear um programa complicado. Qualquer pessoa que domine o AutoCAD consegue utilizar o recurso sem grande dificuldade.

AuE: Qual o seu último projeto?
Daniela: Um edifício residencial no Rio de Janeiro. É um projeto grande que apresentamos a uma construtora da cidade. O trabalho ainda não começou a ser executado porque temos outros serviços paralelos. Contamos com uma equipe de nove jardineiros, divididos em três grupos, coordenados por mim e pela minha mãe. Ainda estamos participando de um acontecimento destinado à arquitetos e paisagistas, na região de Petrópolis. O Master Casa é uma espécie de Casa Cor local, onde cada profissional tem um mês para executar a idéia do seu projeto em um determinado imóvel. O evento acontece, anualmente, de julho à agosto.

Arteiro www.arteiro.com
*Estrada União Indústria 11.407 - Itipava/Petrópolis - RJ.


Compartilhar:



eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Lançamentos
Promoções
Dicas Técnicas
Novidades
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 1 No 1 / Junho de 2004

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Recanto da Baronesa - Loteamento Agroecológico

Mário Sérgio Soléo Scalambrino

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*