Entrevista: Helton Josué Teodoro Muniz, maior colecionador de frutíferas do Brasil

Autor: Regina Motta - Data: 09/04/2015

Helton Josué Teodoro Muniz - Foto: BBC

Maior coleção de plantas frutíferas do Brasil, certificada pelo RankBrasil, em 2015, pertence a Helton Josué Teodoro Muniz. No sítio Frutas Raras, localizado em Campina do Monte Alegre (SP), ele cultiva 1.311 espécies agrupadas em quase 100 famílias botânicas.

A notícia, divulgada em várias mídias, chamou a nossa atenção e, atendendo ao nosso convite, ele se dispôs a nos contar um pouco mais sobre este trabalho magnífico que já está sendo reconhecido a nível internacional, sendo entrevistado pela BBC de Londres.

Aue Paisagismo: Nossos leitores vão gostar muito de conhecê-lo! Fale-nos sobre você. Como surgiu esta missão de cultivar plantas frutíferas? Há quanto tempo vem se dedicando a ela?

Helton: Um pouco sobre mim e como comecei essa atividade:

Meu nome é Helton Josué Teodoro Muniz, eu nasci em Piracicaba-SP em 30 de junho de 1980, depois vivi até grande parte da adolescência na Cidade de Angatuba-SP, onde estudei o primeiro grau completo. Quando mudei para a Fazenda de meus avós em Campina do Monte Alegre-SP, na idade de 15 anos, é que comecei a me interessar mais seriamente pela natureza, especialmente pelas plantas.

Foi por causa de um nome estranho (na época para mim) que despertou minha curiosidade para o infinito mundo das Frutas Nativas Brasileiras. Quando ouvi o nome SAPUTÁ por meio de pescadores que usavam o fruto para se alimentar e para pescar pacu no rio Paranapanema, perguntei como era tal fruto, me explicaram tratar de um cipó que crescia na beira do rio, e produzia frutos amarelos e adocicados do tamanho de um limão galego.


Fonte: BBC: Life as a rare fruit collector

De modo que, nesta época, despertou em mim a curiosidade, daí consultei um dicionário e vi que o nome era válido e realmente existia. Então comecei a folhear o dicionário e li um monte de nomes de frutas que eu nem conhecia, com isso em mente passei a me empenhar na busca dessas frutas silvestres desconhecidas.

Hoje, após 18 anos, fico até mesmo encantado de ter alcançado o record de + de 1.300 espécies de Frutas cultivadas em um só lugar. Atribuo a sabedoria que adquiri como sendo um "dom dado por Deus" que também me abençoou muito e continua me ajudando a resgatar, ajuntar e preservar as frutas que são maravilhosas obras criativas DELE.


Aue Paisagismo: Como aprendeu a técnica de cultivo?

Helton: Eu mesmo desenvolvo as técnicas de cultivo, pois quase não existem livros ou informações sobre as frutas nativas ou raras. Meu trabalho é pioneiro e divulgo em primeira mão no sitecolecionandofrutas.org e tenho mudas da maioria das espécies.

Aue Paisagismo: A falta de chuvas tem afetado o seu cultivo? Você usa algum sistema de irrigação? Sobre irrigação, convido-o a conhecer nosso Software, HydroLANDSCAPE, pode ser de seu interesse.

Helton: Não tenho problema sério com falta de água, pois há 10 anos já iniciei a recuperação de nascentes. Tenho nessa época + de 4 polegadas de água corrente e pura. No Pomar tenho amendoim forrageiro, este mantem o solo úmido com temperatura ideal (de 19 a 24 graus) para as raízes, toda água do solo é infiltrada e não existe erosão, além dele produzir nitrogênio e matéria orgânica com as roçadas.

Viveiro



Aue Paisagismo: Você cultiva espécies exóticas, vindas de outros países, como conseguiu adquirí-las? Quais as dificuldades encontradas?

Helton: Tenho apenas 30% de exóticas. A maioria consegui de produtores ou colecionadores que já têm essas plantas no Brasil. Algumas consegui por meio de troca de sementes. As exóticas são mais fáceis de conseguir porque os outros países cultivam e valorizam suas riquezas. No Brasil, a maioria só pensa em exóticas e esquece das nossas preciosas plantas e frutas que não existem em nenhuma outra parte do mundo.

Aue Paisagismo: Falando em espécies exóticas, quais as fruteiras foram mais difíceis de conseguir?

Helton: Como já falei, as exóticas podem ser encontradas aos montes na internet, mas as frutas nativas do Brasil não têm divulgação, dificilmente se consegue sementes e raramente se acha muda, e quem procura encontra sempre a minha pagina e quase todo tipo de mudas.

Aue Paisagismo: Faz também exportação de mudas ou sementes?

Helton: Não trabalho neste mercado. O Brasil tem uma burocracia que incrimina quem faz isso. E esse atraso é lamentável.

Aue Paisagismo: Sabemos que o seu trabalho vai muito além de plantar, pois disponibiliza informações muito úteis em seu site colecionandofrutas.org e também já lançou um livro sobre o assunto. Pode nos falar um pouco mais sobre isso?

Helton: Meu trabalho é de um desbravador e de novidades e descobertas. Não vivo da procura, vivo da oferta, e não tenho a ganancia de ganhar dinheiro por querer ganhar o mercado do que é mais procurado. Meu mercado é sempre a inovação.

E as pessoas precisam aprender a cultivar novidades e se desamarrar do comum, convencional, e exótico. As nossas frutas são as mais exóticas e os gringos são loucos por elas.


Aue Paisagismo: Existem outros colecionadores como você aqui no Brasil? E no exterior? Tem contato com eles?

Helton: Existem centenas de colecionadores no Brasil, e este campo está crescendo e precisa crescer mais. Pois são os colecionadores que estão criando e mantendo bancos genéticos que vão fornecer a base para inúmeros estudos e lançamentos de novos cultivares. Fora do Brasil tem muito mais colecionadores, e eu tenho contato com vários.

Fruta secreta dos Mayas - Imagem por BBC



Aue Paisagismo: Qual a sua mensagem para os brasileiros, nesse momento de preocupação ambiental?

Helton: Minha mensagem é a Frase que Criei: Conhecer para preservar e Preservar para conhecer pois todos precisam entender que não é só o dinheiro que tem valor; mas existem coisas, principalmente nossas frutas e plantas PANCS alimentares (mais de 10 mil só no Brasil) que se valorizadas podem gerar saúde, qualidade de vida, água (se forem plantadas florestas em todas as nascentes) e riquezas, coisas essas em si que o dinheiro não pode comprar.


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Fabiano - Data: 25/08/2018 08:26:20

Bacana dimais muito interessante seu trabalho . Também gosto muito.de mexe com frutas referente .- estou procurando muda de pururuca minha e catiguá passarinheira vc tem ai.



2 - Autor: Fabiano - Data: 25/08/2018 08:25:51

Bacana dimais muito interessante seu trabalho . Também gosto muito.de mexe com frutas referente .- estou procurando muda de pururuca minha e catiguá passarinheira vc tem ai.



3 - Autor: Fabiano - Data: 25/08/2018 08:24:27

Bacana dimais muito interessante seu trabalho . Também gosto muito.de mexe com frutas referente .- estou procurando muda de pururuca minha e catiguá passarinheira vc tem ai.


AuE Responde: Olá Fabiano, para falar com o Helton entre no site http://www.colecionandofrutas.org/frutasdomato.htm
Quando precisar de plantas você pode pesquisar em nosso site www.paisagismodigital.com e falar direto com o fornecedor



4 - Autor: nadiny - Data: 13/07/2018 10:32:51

ameeiiiiii quero conhecer o pomar.e esse guerreiro esta de parabens



5 - Autor: Adelma - Data: 08/08/2017 18:50:06

Gostaria de adquirir alguns exemplares


AuE Responde: Olá Adelma, você pode entrar em contato com ele neste site http://www.colecionandofrutas.org/



6 - Autor: Daniel Guatura - Eng. Agrônomo - Data: 13/04/2017 16:56:48

Sr. Helton, há na sua coleção ou conhece alguém que possua exemplares do Arbustus unedo ou Medronheiro?


AuE Responde: Olá Daniel, nós temos um site especializado em plantas e produtos e serviços de jardim, o www.paisagismodigital.com onde você pesquisa e encontra o fornecedor. Infelizmente não temos esta planta. Você pode publicar o pedido no Forum do www.paisagismodigital.com e com sorte encontraremos um fornecedor! Temos fornecedores de Portugal também




Entrevista
Entrevista: Paisagista Alexandre Drefahl fala sobre o paisagismo atual
Entrevista: Paisagista Alexandre Drefahl fala sobre o paisagismo atual

O paisagismo tem uma participação cada vez maior na valorização imobiliária. Deixou o segundo plano para ganhar a cena

Entrevista: Helton Josué Teodoro Muniz, maior colecionador de frutíferas do Brasil
Entrevista: Helton Josué Teodoro Muniz, maior colecionador de frutíferas do Brasil

Maior coleção de plantas frutíferas do Brasil, certificada pelo RankBrasil,em 2015,Campina do Monte Alegre (SP)

Botânica
Mudança de nomes botânicos e a história do nome de Agapanthus africanus
Mudança de nomes botânicos e a história do nome de Agapanthus africanus

Conheça a história do nome de Agapanthus africanus

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE 2016: Selecionando Hachuras
AutoLANDSCAPE 2016: Selecionando Hachuras

Aprenda a utilizar as hachuras para deixar seu projeto de paisagismo mais real com o AutoLANDSCAPE 2016

PhotoLANDSCAPE 2016: Selecionando itens, mapas e modelos 3D
PhotoLANDSCAPE 2016: Selecionando itens, mapas e modelos 3D

O PhotoLANDSCAPE 2016 traz novos recursos para a seleção de itens e suas informações em seu projeto de paisagismo. Confira!

HydroLANDSCAPE 2016: Novas ferramentas da tela de Diagrama
HydroLANDSCAPE 2016: Novas ferramentas da tela de Diagrama

Veja as novas ferramentas da tela de Diagrama e como elas podem auxilia-lo a desenvolver seus projetos de forma mais ágil utilizando o HydroLANDSCAPE

LandMANAGER 2016: Seja um usuário Beta

Veja como se tornar um testador beta do programa de Execução e Manutenção de áreas verdes da AuE Software.

Notícias
Curso de Jardinagem Básico

Espécies ornamentais para jardim, substratos, compostagem, plantios, poda, propagação,implantação e manutenção de jardins

Euanthus panii a flor de 160 milhões de anos
Euanthus panii a flor de 160 milhões de anos

Uma espécime de aproximadamente 160 milhões de anos (período Jurássico) foi encontrada na China

Forneço mantas para jardim vertical - importadas da Espanha
Forneço mantas para jardim vertical - importadas da Espanha

Mantas de alta qualidade, em rolos de 60m, importadas da Espanha. Interessados entrar em contato com conceiçãolimoli@terra.com.br

12° Garden Fair: Novidades e bons negócios para profissionais
12° Garden Fair: Novidades e bons negócios para profissionais

Este ano acontece a 12 edição da Garden Fair. Saiba mais sobre o evento.

22 Hortitec: Exposição de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas
22 Hortitec: Exposição de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas

venha participar da 22 edição da Hortitec em Holambra

Deixe o passado para trás!
Deixe o passado para trás!

Esqueça o passado, Hoje você pode trabalhar com softwares mais eficientes e obter melhor aproveitamento

O workshop "Restauro de Jardins Históricos".
O workshop "Restauro de Jardins Históricos".

O Museu Mariano Procópio de Juiz de Fora sedia um Curso de grande importância: O workshop "Restauro de Jardins Históricos".

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 11 No 130 / Março de 2015

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto em um sítio

ALESSANDRA VILLELA PAISAGISMO LTDA - ME

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp +55 (27) 99298-2445

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*