Já imaginou ter um jardim ao invés de um telhado?

Autor: Anita Cid - Data: 04/11/2010

Desde a Babilônia, os jardins suspensos encantam por sua beleza, sendo considerados uma obra prima da arquitetura. Muitos séculos se passaram e estes voltaram a se espalhar por cidades pelo mundo a fora, já que o aquecimento global e a ilhas de calor formadas nos grandes centros urbanos fez com que soluções ambientalmente corretas virassem uma tendência quase obrigatória nos novos empreendimentos imobiliários. Os ecotelhados ou telhados verdes suprem perfeitamente esta demanda, além de espalhar beleza pelas grandes cidades, promovendo o contato com o verde e quebrando a monotonia do concreto e asfalto.

Telhados verdes são aplicações de solo e vegetação sobre uma camada impermeável, geralmente instaladas na cobertura de residências, fábricas, escritórios e outras edificações. Estes têm inúmeras vantagens frente aos telhados convencionais. Vejamos algumas delas:

Redução do risco de enchentes: o telhado ecológico pode diminuir o risco de enchentes em áreas urbanas. Durante a chuva, a água se acumula no substrato, retardando em praticamente 15 minutos a velocidade de escoamento para os bueiros. Esse processo dá tempo para que haja uma maior vazão no sistema pluvial.

Conforto térmico: a cobertura viva tem um grande poder de isolamento térmico, evitando a perda de calor dos ambientes internos para o exterior em períodos de frio. No verão, o ecotelhado acaba arrefecendo as dependências por meio da evapotranspiração das plantas. A continuidade dos telhados ecológicos na cidade influi muito significativamente para o conforto ambiental das áreas mais urbanizadas.

Telhado Verde


Fonte: http://movimentomaiscidadania.blogspot.com/2010/08/ecotelhado.html

Conforto acústico: a vegetação do telhado consegue evitar a reverberação dos sons internos para a rua, assim como impede a penetração dos sons do exterior para dentro da cobertura.

Qualidade do ar: Através da fotossíntese e da aderência dos poluentes ao substrato, os telhados verdes agem como purificadores do ar urbano. O telhado vivo é também um aprisionador de carbono.

Proteção do prédio: A cobertura vegetal em um prédio elimina a concentração de calor evitando a dilatação e protegendo o prédio contra trincas. O substrato absorve também as chuvas ácidas. Estes dois fatores elevam a vida útil da construção.

 Telhado Verde


Fonte: www.agendasustentavel.com.br


Biodiversidade: Com o crescente desenvolvimento das cidades e de áreas rurais, espécies vegetais e animais têm sido expulsas de seu habitat natural. A cobertura vegetal é ferramenta fundamental para a sobrevivência e continuidade da manutenção da vida no conceito urbano que se forma a partir de agora. O telhado ecológico é a solução para cidade moderna.

Psicológica: O ser humano reage positivamente a espaços naturais verdes, opondo-se a aridez do concreto e do asfalto. Aumenta o senso de comunidade. Pesquisas apontam a rapidez de curas em hospitais onde os pacientes têm a oportunidade de entrar em contato com áreas verdes. O telhado de grama ou ecológico é a realização da utopia de viver em meio à natureza mesmo cercado de prédios.

Lazer: No caso de laje plana o telhado de grama se transforma em uma área de lazer.

Produção de Alimentos: A cobertura verde pode ser aproveitada para horticultura com grandes vantagens principalmente no caso de projetos de casas populares. A produção de alimentos próxima ao consumo tem sido apontada com elemento de sustentabilidade na idealização da cidade do futuro

Os telhados ecológicos devem ser instalados por uma equipe especializada, que irá analisar diversos fatores tais como declinamento do telhado, estrutura de suporte ao telhado, sistema de irrigação e as plantas adequadas para a aplicação, de forma a evitar a perda de terra e de plantas, ou de infiltrações por vazamentos. Além disso, deve ser feito o vedamento adequado do terreno para prevenir qualquer tipo de infiltração. As plantas utilizadas geralmente são aquelas que não necessitam de poda nem rega constantes, além de requerer pouca adubação.

Fonte: www.ecotelhado.com.br


Compartilhar:


Anterior Próximo

Anuncie gratuitamente no PaisagismoDigital !

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Débora Pires Xavier de Andrade - Data: 19/11/2010 20:45:52

Muito interessante esta mtéria, que mostra uma lternativa para melhoria de qualidade de vida para nossas cidades, reduzindo o calor, melhorando dessa forma o conforto térmico, bem como inúmeros benefícios para a fauna e flora. Melhoria da paisagem urbana e muitos benefícios que precisam ser divulgados para que a população entenda o verde urbana como essencial para melhoria da qualidade de vida urbana nas nossas cidades




Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*